Artigo Anterior

Best of | Red carpet: os melhores momentos de 2018

Próximo Artigo

As seis tendências de Moda que vimos no Instagram em 2018

Tendências 26. 12. 2018

13 momentos de street style que definiram 2018

by Julia Hobbs

 

O ano está quase a terminar - mas antes de mergulharmos nas nossas wishlists para a primavera/verão, vamos recordar os últimos doze meses e a forma como as estrelas de street style mais poderosas os viveram. Em matéria de estilo, e fora das passerelles, as manchetes de 2018 pintaram-se com bolsas de cintura, sandálias minimalistas dos anos 90 e uma mistura de animal prints exóticos. Vamos resumir: os calções de ciclista transformaram-se numa sensação, do dia para a noite, quando conjugados com um blazer. A carteira de culto da Dior nos noughties viu o seu regresso, e a Prada recuperou a sua Linea Rossa (com styling da estrela de street style Lotta Volkova). E as tendências que vamos querer copiar e colar no nosso guarda-roupa em 2019? Vestir um tom dos pés à cabeça está aqui para ficar (graças à elite do street style, pode esperar uma abundância de bege nos próximos tempos), e os detalhes ao estilo da alta-costura têm o seu regresso marcado para os dias mais quentes da estação. 

A Vogue reuniu 13 momentos de estilo que influenciaram a indústria da Moda em 2018.

O regresso da Saddle Bag 

©Soren Jepsen; The Locals

Maria Grazia Chiuri, a primeira mulher na direção criativa da Dior, sabia exatamente aquilo que as mulheres queriam quando lançou a sua interpretação moderna de um dos ícones da Casa no virar do milénio, a Saddle Bag. Vista durante a Semana de Moda de Copenhaga em agosto - e um pouco por toda a parte -, este clássico renascido transformou-se num herói de estilo para uma nova geração de estrelas de street style, que eram demasiado novas para o usar da primeira vez. 

Agora, o bege é tudo menos aborrecido 

Sarah Harris ©Jonathan Daniel Pryce

Por mais estranho que possa parecer, o bege está destinado a transformar-se num dos tons mais poderosos de 2019, e uma das cores que vamos querer vestir em looks totais no próximo ano, graças às coleções primavera/verão 2019 de nomes como Burberry, Chanel e Chloé. Naturalmente, as rainhas do street style já estavam à frente da tendência. Tire algumas notas do visual de Sarah Harris na Semana de Moda de Paris deste ano, em setembro. 

O tailoring tem uma nova atitude desportiva 

©Jonathan Daniel Pryce

O termo athleisure pode ter sido enterrado, mas o hábito de vestirmos as peças que usamos para ir ao ginásio está longe de ver o seu fim. Apesar dos looks desportivos totais serem raros na front row, uma peça statement da família - neste momento, os calções de ciclista -, conjugada com tailoring levado à letra, será o uniforme de eleição dos millennials em 2019. Enquanto espera por dias mais amenos, fica o briefing para conquistar o visual (e usá-lo em conjunto com a sua melhor amiga). 

Roube detalhes da Alta-Costura e use-os todos os dias

©Jonathan Daniel Pryce

Quando o tema é o que vestir todos os dias, existe uma nova regra que dita o como da questão: quanto mais dramáticos forem os detalhes, melhor. Aposte em laços, jacquards opulentos e extensões e tafetá para ditar o mood - as estrelas de street style já mostraram a sua apreciação pelo espírito teatral visto na passerelle (nomes a apontar: Simone Rocha, Valentino e os laços que adornaram os fios de cabelo em Emilia Wickstead) ao adotarem a sua própria abordagem moderna da tendência para percorrer as ruas de Paris. 

As saias com movimento vieram para ficar 

©Jonathan Daniel Pryce

Tem uma saia comprida, daquelas que se movem a cada passo, no armário? O mesmo acontece com a colega que se senta ao seu lado no escritório? E a sua mãe? Se existe uma peça que ganha o coração de muitas mulheres no mundo, essa peça é uma saia em seda. O olhar da Vogue ficou neste trio de líderes do street style, que conquistou a atração global das saias femininas, vistas en masse na cidade de Paris durante as apresentações primavera/verão 2019.

As carteiras “invisíveis” são a tendências mais controversa de 2018 

©Soren Jepsen; The Locals

Nestes últimos doze meses, o mundo assistiu a uma consciência crescente do nosso uso de plástico, algo que se estendeu a indústria têxtil e ao impacto que esta tem na saúde do planeta. Ao mesmo tempo, as carteiras “invisíveis” de plástico estiveram um pouco por toda a parte. O veredicto ainda está por resolver - será esta a carteira que vamos usar e reutilizar eternamente, como uma herança para o futuro, ou um refúgio na batalha para controlar a nossa dependência à matéria controversa? 

As sandálias minimalistas são o throwback de estilo que queremos agora 

©Jonathan Daniel Pryce

Depois de meses a esconder os pés em ténis volumosos, a sanidade e o estilo foram restaurados graças à The Row, que lançou as sandálias spaghetti-strapped do momento - pense nelas como os sapatos que Carrie Bradshaw teria usado durante a segunda temporada de O Sexo e a Cidade -, num conjunto de tons impossíveis de resistir.

O padrão animal é intemporal (e não kitsch

©Jonathan Daniel Pryce

Do track top seventies de Chloé às botas altas de Rochas, os estampados exóticos transformaram-se num sinónimo de bom gosto em 2018, como nos provou Camille Charrière, uma das personalidades mais influentes do coletivo de it girls do street style. Fotografada em Nova Iorque num trench Etro com padrão cobra, a francesa defende que a tendência ainda tem muito para oferecer: “Ao contrário de outros padrões, o padrão animal é um novo neutro”, contou à Vogue

A loucura dos néons Prada 

©Jonathan Daniel Pryce

Miuccia Prada apontou o talento da stylist russa Lotta Volkova para relançar uma das linhas de culto da Casa, a Linea Rossa, que influenciou a abundância de tons néon nas principais capitais da Moda. A relutância inicial de sucumbir às exigências de uma nova geração digital de consumidores levou a que Prada chegasse fashionably late às prateleiras dos departamentos online mais poderosos da indústria. Fast-forward para 2018 e as sandálias em chamas, aliadas ao bucket hat néon, transformaram-se nos must-haves do coletivo de influenciadores digitais. 

Pergunte a si mesma: o meu guarda-roupa tem os pés assentes na terra? 

©Jonathan Daniel Pryce

Chegou a altura de apelar ao seu lado mais terrestre - pelo menos é essa a mensagem do circuito de desfiles deste ano. Dentro e fora da passerelle, os tons “lamacentos” de argila ou terracotta (predominantemente vistos na forma de fatos) estão a liderar uma interpretação mais soulful do uniforme corporativo feminino. Comece já a criar o moodboard com o tom de nogueira perfeito. 

As carteiras práticas foram as carteiras mais mágicas 

©Jonathan Daniel Pryce

Bum bag, fanny pack, bolsa de cintura - chame-lhe o que chamar, andar de mãos a abanar foi a tendência mais libertadora de 2018, influenciando uma revolução de street style nas Semanas de Moda masculinas e femininas. No próximo ano, os bolsos de proporções exageradas são o statement a ter debaixo de olho (nos desfiles de Alberta Ferretti, Dries Van Noten e Fendi, os bolsos tinham o tamanho de uma carteira mini à tiracolo), e é provável que substituam as fanny packs nos próximos tempos. Foi bom enquanto durou, certo? 

De costas para o mundo 

©Jonathan Daniel Pryce

Numa altura em que a Moda continua a ser uma ferramenta para questionar as noções de feminilidade existentes, é comovente que as costas expostas, que se revelam à saída, tenham vindo a atrair cada vez mais estrelas de street style. A arte de transformar as costas numa característica predominante, ao invés do decote, está a dominar a conversa neste momento. 

Botas western 

 

©Jonathan Daniel Pryce

Se pensa que já viu todas as variações possíveis das botas de cowboy, pense outra vez. Da silhueta quadrada de Calvin Klein às alturas desafiantes de Isabel Marant, ou o branco celeste de Margiela, as interpretações extremas das botas western (tipicamente usadas com tailoring nítido) transformaram-se no estilo de transição para as estrelas da front row deste ano. 

Artigos Relacionados

Street Style 18. 12. 2018

As botas militares saíram à rua

São práticas para os dias de chuva e de sol. Combinam com um midi dress, uma minissaia e uns jeans. As botas militares andam nos nossos pés há tanto tempo que já perdemos a conta ao número de passos que demos com elas.

Ler mais

Street Style 3. 12. 2018

O inverno está (mesmo) a chegar

Não vale a pena temer os dias frios, cinzentos e chuvosos: fomos ao street style das principais capitais da indústria da Moda em busca de inspiração para os coordenados do dia-a-dia de inverno.

Ler mais

Street Style 13. 11. 2018

Sobe, sobe, balão sobe

É oficial. As camisolas de inverno podem sair do armário e, para o outono/inverno 2018, há um modelo que está a ganhar força: as opções com mangas em balão. Fomos ao street style das principais capitais de Moda à procura de inspiração.

Ler mais

Street Style 24. 10. 2018

Sem rodeios

Diretamente do faroeste para as ruas das quatro capitais de Moda, as botas à cowboy são o calçado predileto das it girls para fazer frente ao frio da estação.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK