Artigo Anterior

Passar a palavra

Próximo Artigo

Absolutamente fabulosas

Tendências 6. 3. 2018

It bag: O regresso da Saddle Bag da Dior

by Rui Matos

 

Em 2017, as carteiras queriam-se o mais peculiares possível. Depois da carteira fishnet, da all in bag ou do cesto de vime, que ficou popularizado por Jane Birkin, chega-nos o regresso da emblemática saddle bag da Dior, de John Galliano.

O designer britânico revolucionou a Dior nos dias em que a marca francesa era a sua casa. Para sempre vão ficar os desenhos suis generis e icónicos que apresentou e, neste leque, incluem-se os acessórios. Entre eles, a famosa carteira em formato de sela com um D pendurado.

A primeira vez que a vimos foi no ano de 1999, quando Galliano apresentava a coleção da estação quente do ano de 2000. O design peculiar da saddle bag conquistou fãs e voou das prateleiras das lojas um pouco por todo o mundo. Na lista das primeiras it girls a apaixonarem-se por esta carteira estão nomes como: Carrie Bradshaw (a.k.a Sarah Jessica Parker), Paris Hilton, Sienna Miller ou Mischa Barton.

Agora, 17 anos depois, não há quem não resista ao seu encanto. Kendall Jenner, Bella Hadid, Kourtney Kardashian e Beyoncé são os nomes que constam na lista de novas adeptas desta carteira que regressa em 2017 e promete não se despedir tão cedo da indústria.

Agora que celebridades e fashionistas trouxeram o modelo de volta para a luz da ribalta, Maria Grazia Chiuri, a primeira mulher a ocupar o lugar de diretora criativa da Casa francesa, reintroduziu o icónico modelo na mais recente coleção. No meio do desfile marcado pela vibe dos anos 60 e todos os protestos feministas associados a essa década, a carteira saddle renasceu.

O formato original mantém-se, o que a diferencia da original, apresentada em 1999, é a matéria-prima. Em 2018, a i do momento é apresentada em pele pretae há modelos com trabalho de patchwork bem como um exemplar em azul-escuro com o padrão D. De Dior.

 

Artigos Relacionados

Notícias 12. 12. 2017

Os sacos Balenciaga

Demna Gvasalia, diretor criativo da Balenciaga, tem apostado nos itens mais inusitados para compor uma peça de luxo. Quem ainda não se esqueceu do simples saco do Ikea que foi transformado numa it bag luxuosa? O feito repete-se, mas desta vez são os tradicionais sacos de plástico os protagonistas.

Ler mais

Tendências 7. 12. 2017

Do fundo do mar para as it bags da Shrimps

São pérolas, senhor. São intemporais, transmitem luz e ornamentam qualquer acessório.

Ler mais

Tendências 29. 11. 2017

"All in" evening bag

A expressão “tudo no mesmo saco” poderia ser aplicada a esta clutch, dado que todas as ocasiões cabem neste pequeno acessório.

Ler mais

Tendências 28. 9. 2017

A carteira que já conquistou o coração das it girls

A nova it bag combina com tudo: fruta, um kit de maquilhagem, um livro ou um par de óculos de sol.

Ler mais

Tendências 20. 9. 2017

A little bit fanny

O acessório da estação saiu à rua nas semanas de Moda de Londres e Nova Iorque, numa combinação perfeita entre elegância e descontração. O seu nome? Fanny pack.

Ler mais

Tendências 7. 9. 2017

Plastic love

Porque vamos sempre a tempo de regressar aos clássicos da nossa infância, hoje apresentamos o cesto de compras de plástico ou, por outras palavras, o mais recente amor-acessório do Instagram.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK