Lifestyle   Tendências  

Let’s get physical: oito apps para treinar em casa

01 Apr 2020
By Mónica Bozinoski

No gym? No problem. A Vogue reuniu oito aplicações que prometem simplificar a prática de exercício físico em casa.

No gym? No problem. A Vogue reuniu oito aplicações que prometem simplificar a prática de exercício físico em casa. 

©Getty Images
©Getty Images

Com os ginásios e estúdios encerrados por tempo indeterminado e o distanciamento social como norma a seguir nas próximas semanas, manter uma rotina de fitness sem sair de casa pode parecer uma tarefa quase impossível – mas a verdade é que existe uma série de apps especializadas que prometem tornar tudo mais simples.     

Seja com uma sessão de yoga ao acordar, um treino de boxe ao final do dia ou um workout rápido entre reuniões no Zoom, a prática de exercício físico é uma ótima forma de garantir que o corpo continua saudável e em movimento, ao mesmo tempo que ajuda a manter a mente sã, a lidar com o stress e a ansiedade desta altura repleta de incertezas, e a reforçar o sistema imunitário

O melhor de tudo é que é possível fazê-lo do conforto do seu lar, seja na sala, no quarto ou na varanda. Para facilitar a escolha da sua próxima sweat session, a Vogue reuniu oito aplicações que incluem os mais diversos tipos de exercícios, que podem durar de cinco a 45 minutos, e que podem ser realizados com ou sem equipamento. 

Barre Body Online 

A proposta da cadeia de estúdios australiana é simples: tonificar o corpo e restaurar o equilíbrio com a ajuda das mais de 100 sessões de barra de chão, pilates, cardio, yoga e alongamento. Atualizados todos os meses, os workouts disponíveis na app são recomendados com base nos objetivos individuais de cada utilizador. Para além disso, os três programas de filiação disponíveis permitem ter acesso a apoio personalizado, bem como a cursos e programas especializados. 

Disponível gratuitamente para iOS e Android, com um período de avaliação grátis de cinco dias. 

Nike Training Club 

Com uma biblioteca de treinos conduzidos pelos Nike Master Trainers, a app Nike Training Club (ou NTC) dá-lhe acesso a mais de 190 workouts gratuitos de força, resistência, yoga e mobilidade. Através da aplicação, é possível escolher um dos quatro planos de treino disponíveis (estes programas podem durar entre quatro a seis semanas, consoante os objetivos de cada utilizador), escolher treinos especializados para cada grupo muscular e encontrar sessões que variam entre os 15 e os 45 minutos, com três níveis de intensidade diferentes. Para além dos workouts, a NTC inclui ainda conselhos de nutrição e dicas de especialistas. 

Disponível gratuitamente para iOS e Android. 

Freeletics – Training Coach 

Seja para manter a forma, ganhar músculo ou testar os limites, a Freeletics incluiu uma série de Training Journeys que se adaptam aos objetivos e habilidades de cada utilizador. Para além dos mais diversos workouts gratuitos, a app disponibiliza um serviço premium de Costumized Coaching, através do qual é possível ter acesso a um personal trainer que cria, adapta e atualiza um plano de treino individual e específico. 

Disponível gratuitamente para iOS e Android, com acesso a plano de treino pessoal e outras features mediante uma subscrição paga.

Adidas Training by Runtastic 

Com uma coleção de 30 treinos e 190 exercícios, a app Adidas Training permite escolher o tipo de workout que pretende seguir (seja para fortalecer os músculos, aumentar a resistência ou manter o foco num grupo muscular específico), adaptando cada treino ao tempo que tem e ao nível de dificuldade que procura. Para além disso, existem ainda quatro planos de treino gratuitos e dois premium, bem como a opção de seguir um guia nutricional de 12 semanas (também premium).

Disponível gratuitamente para iOS e Android, com acesso a algumas features mediante uma subscrição paga. 

8fit: Exercícios e nutrição 

Uma app focada no fitness e na nutrição, a 8fit inclui diversas sessões de HIIT (treino intervalado de alta intensidade) e yoga, treinos para desenvolver a resistência e a força dinâmica, e planos de exercícios personalizados. Para além de acompanhar o progresso de cada utilizador a nível físico, a aplicação disponibiliza ainda planos nutricionais, personalizados consoante a dieta de cada um, bem como uma série de receitas aprovadas por nutricionistas. 

Disponível gratuitamente para iOS e Android, com acesso a algumas features mediante uma subscrição paga. 

Alo Moves 

Criada com o intuito de ser um estúdio pessoal de yoga e fitness em casa e on the go, a Alo Moves inclui centenas de vídeos focados na prática de yoga, fitness e mindfulness, que vão desde a meditação ao pilates, sem esquecer o cardio, o HIIT ou a barra de chão. Novas aulas são acrescentadas à app diariamente, e podem ser encontradas consoante o estilo, o nível de dificuldade, o tempo e o instrutor que melhor se adapte à disponibilidade e mood de cada utilizador. O objetivo final? Inspirar o movimento consciente, o wellness e o sentido de comunidade. 

Disponível gratuitamente para iOS e Android, com um período de avaliação gratuito de 14 dias. 

Centr

Uma app criada pelo ator Chris Hemsworth, a Centr é maioritariamente focada no treino de HIIT – e a melhor parte é que precisa de pouco ou nenhum equipamento para seguir os workouts propostos. Apesar do treino intervalado de alta intensidade ser o core da Centr, a aplicação inclui ainda sessões de boxe, treino funcional, yoga e pilates, bem como planos de nutrição (sejam isentos de glúten, vegan ou vegetarianos) e sessões de meditação guiada, quer prometem fazer da app uma verdadeira experiência de wellness mindfulness

Disponível gratuitamente para iOS e Android, com um período de avaliação gratuito de sete dias. 

Daily Yoga: Workout & Fitness

Mónica Bozinoski By Mónica Bozinoski

Relacionados


Notícias  

Westwing já está em Portugal

27 May 2024

Moda  

Chiaroscuro

24 May 2024

Opinião  

O problema não és tu, é a tua mãe

24 May 2024

Pessoas  

Taylor Swift atua em Lisboa e traz consigo novos visuais para a The Eras Tour

23 May 2024