Artigo Anterior

Por favor, não incomodar

Próximo Artigo

Elite Model Look Portugal 2018

Notícias 25. 5. 2018

Harvey Weinstein entrega-se às autoridades

by Mónica Bozinoski

 

Na sequência do que serão duas acusações distintas formalmente apresentadas, o produtor entregou-se à polícia esta manhã, na cidade de Nova Iorque.

©Getty Images

Depois de a 5 de outubro de 2017 o diário norte-americano The New York Times ter revelado os escândalos sexuais em que Harvey Weinstein estava envolvido, o produtor entregou-se nesta manhã de sexta-feira às autoridades, numa esquadra da polícia em Nova Iorque. O momento chega na sequência do que serão duas acusações distintas, de duas alegadas vítimas - segundo o The New York Times, o produtor norte-americano poderá ser acusado de violação, e a agência Associated Press indica a possibilidade de Weinstein ser acusado do equivalente à figura portuguesa de ato sexual de relevo. 

Citando fontes próximas do processo, a CNN avançou que a procuradoria geral de Manhattan deverá acusar Weinstein de violação em primeiro e terceiro grau num dos casos, e de ato sexual de relevo em primeiro grau no segundo caso. A mesma fonte indica que o produtor, de 66 anos, deverá apresentar-se ainda hoje em tribunal. Sobre a entrega de Harvey Weinstein às autoridades, a revista New Yorker avança ainda que a polícia de Nova Iorque, mais precisamente a unidade Special Victims Devision Cold Case Squad, tem estado a ouvir várias mulheres no âmbito da investigação, entre elas a atriz Paz de la Huerta, uma das 66 mulheres que avançaram com denúncias de assédio ou violação por parte do produtor. 

A atriz Rose McGowan, que acusou o produtor de a ter violado em 1997, foi uma das primeiras figuras a reagir à notícia, num comunicado onde se disse sentir "um passo mais perto da justiça". Recorde-se que as acusações e escândalos sexuais ligados a Weinstein originaram importantes movimentos de apoio e solidariedade às vítimas como #MeToo, e foram ainda um dos temas centrais de protestos na passadeira-vermelha ou discursos inspiradores na cerimónia dos Globos de Ouro. Mais recentemente, durante a 71ª edição do Festival de Cinema de Cannes, Asia Argento acusou o produtor de violação, num comovento discurso.  

Artigos Relacionados

Eventos 21. 5. 2018

Cannes 2018: os melhores momentos

Despedimo-nos do Festival de Cinema de Cannes com algumas imagens dos momentos mais marcantes, dentro e fora da red carpet, da 71ª edição do evento.

Ler mais

Vídeos 8. 1. 2018

Os discursos mais inspiradores dos Golden Globes

Oprah Winfrey, Nicole Kidman ou Reese Witherspoon foram algumas das mulheres que usaram o poder da palavra para inspirar o mundo.

Ler mais

Curiosidades 29. 12. 2017

Os escândalos

O que seria a cultura pop sem alguns mexericos à mistura? Estamos a poucos dias de entrar em 2018 e, antes de se festejar o Ano Novo, vamos revisitar alguns dos escândalos que dominaram os mass media em 2017.

Ler mais

Notícias 15. 12. 2017

Award Season: o protesto

Para mostrar solidariedade para com as vítimas de abuso sexual, o género feminino veste-se de preto já no próximo dia 7 de janeiro, nos Golden Globe Awards.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK