Atualidade   Notícias  

Harvey Weinstein entrega-se às autoridades

25 May 2018
By Mónica Bozinoski

Na sequência do que serão duas acusações distintas formalmente apresentadas, o produtor entregou-se à polícia esta manhã, na cidade de Nova Iorque.

Na sequência do que serão duas acusações distintas formalmente apresentadas, o produtor entregou-se à polícia esta manhã, na cidade de Nova Iorque.

©Getty Images

Depois de a 5 de outubro de 2017 o diário norte-americano The New York Times ter revelado os escândalos sexuais em que Harvey Weinstein estava envolvido, o produtor entregou-se nesta manhã de sexta-feira às autoridades, numa esquadra da polícia em Nova Iorque. O momento chega na sequência do que serão duas acusações distintas, de duas alegadas vítimas - segundo o The New York Times, o produtor norte-americano poderá ser acusado de violação, e a agência Associated Press indica a possibilidade de Weinstein ser acusado do equivalente à figura portuguesa de ato sexual de relevo. 

Citando fontes próximas do processo, a CNN avançou que a procuradoria geral de Manhattan deverá acusar Weinstein de violação em primeiro e terceiro grau num dos casos, e de ato sexual de relevo em primeiro grau no segundo caso. A mesma fonte indica que o produtor, de 66 anos, deverá apresentar-se ainda hoje em tribunal. Sobre a entrega de Harvey Weinstein às autoridades, a revista New Yorker avança ainda que a polícia de Nova Iorque, mais precisamente a unidade Special Victims Devision Cold Case Squad, tem estado a ouvir várias mulheres no âmbito da investigação, entre elas a atriz Paz de la Huerta, uma das 66 mulheres que avançaram com denúncias de assédio ou violação por parte do produtor. 

A atriz Rose McGowan, que acusou o produtor de a ter violado em 1997, foi uma das primeiras figuras a reagir à notícia, num comunicado onde se disse sentir "um passo mais perto da justiça". Recorde-se que as acusações e escândalos sexuais ligados a Weinstein originaram importantes movimentos de apoio e solidariedade às vítimas como #MeToo, e foram ainda um dos temas centrais de protestos na passadeira-vermelha ou discursos inspiradores na cerimónia dos Globos de Ouro. Mais recentemente, durante a 71ª edição do Festival de Cinema de Cannes, Asia Argento acusou o produtor de violação, num comovento discurso.  

Mónica Bozinoski By Mónica Bozinoski

Relacionados


Moda  

Open Call | Shades of Doubt

26 Jul 2024

Pessoas  

As celebridades mais bem vestidas do prelúdio dos Jogos Olímpicos de 2024

26 Jul 2024

Curiosidades  

Nos Jogos Olímpicos de Paris, as mulheres portuguesas fazem história

25 Jul 2024

Moda   Compras   Tendências  

Trend Alert | Recortes

25 Jul 2024