Atualidade   Curiosidades  

Os escândalos

29 Dec 2017
By Rui Matos

O que seria a cultura pop sem alguns mexericos à mistura? Estamos a poucos dias de entrar em 2018 e, antes de se festejar o Ano Novo, vamos revisitar alguns dos escândalos que dominaram os mass media em 2017.

O que seria a cultura pop sem alguns mexericos à mistura? Estamos a poucos dias de entrar em 2018 e, antes de se festejar o Ano Novo, vamos revisitar alguns dos escândalos que dominaram os mass media em 2017. 

La La Land é, acidentalmente, anunciado como Melhor Filme do Ano

Foi no dia 26 de fevereiro, Warren Beatty e Faye Dunaway eram responsáveis por anunciar a categoria de Melhor Filme do Ano – a mais cobiçada e a mais importante da noite. Assim que se anunciou o filme de Damien Chazelle como o grande vencedor a festa não se prolongou. Justin Horowitz, produtor de La La Land, apercebeu-se que o envelope estava trocado e rapidamente anunciou Moonlight como o grande vencedor da noite. Ao que parece foi entregue a Beatty e Dunaway um envelope duplicado da categoria apresentada anteriormente – a de Melhor Atriz.

Kendall Jenner para a Pepsi

Foi em abril que Kendall Jenner esteve no centro das atenções e, desta vez, não foi pelas melhores razões. A norte-americana de 22 anos protagonizou um anúncio para a empresa de refrigerantes, Pepsi. No vídeo partilhado Jenner ofereceu um lata de Pepsi a um polícia como forma de parar as manifestações, não foi preciso ser exibido na televisão até ganhar repercussões, no mesmo dia em que foi partilhado, na Internet, os utilizadores catalogaram o spot publicitário como controverso. Mais tarde, a marca norte-americana retirou o anúncio pedindo desculpas a todos e a Kendall Jenner, que só se pronunciou meses mais tarde num dos episódios de Keeping Up With the Kardashians.

Fyre Festival, o fracasso

No início de 2017 influenciadoras digitais, como Bella Hadid ou Emily Ratajkowski, promoviam um novo festival de música, o Fyre Festival. Depressa foi considerado um dos festivais mais luxuosos e caros do ano – o preço dos bilhetes eram de 1.500 dólares, bilhete normal, e para a secção VIP de 12.000 dólares. Tudo parecia normal, mais um festival de música repleto de celebridades e digital influencers. Mas quando chegaram ao local o que lhes foi prometido não estava lá. Ao invés de pratos preparados por um Chef, haviam sandes de queijo e fiambre, cacifos sem proteção, tendas normais e não de luxo e voos cancelados para a ilha onde decorria o festival.

Met Gala, as proibições

Já fora anunciado que era proibido tirar selfies na Gala anual organizada pelo Metropolitan Museum of Art, mas logo à partida sabíamos que essa ia ser uma regra sem qualquer efeito. Na gala deste ano Bella Hadid, Rami Malek, Dakota Johnson, entre outros fotografaram-se a fumar dentre de um dos WCs do museu. De acordo com o Page Six, os responsáveis pelo MET não estava muito satisfeitos com este comportamento, uma vez que o fumo poderia danificar a coleção patente no museu.

Kendall Jenner e Kylie Jenner, apropriação de imagens

Os ícones de hip hop têm ganhado cada vez mais notoriedade, principalmente os mais emblemáticos como Tupac. As irmãs mais novas do clã Kardashian, em junho de 2017, lançaram uma coleção de t-shirts ao estilo do merchandising das bandas de rock. Esta seria uma coleção que tinha tudo para dar certo para os admiradores das irmãs Jenner se não se esquecessem de pedir autorização para utilizar as fotografias das estrelas de rock e hip hop. Quem denunciou o sucedido foi Voletta Wallace, mãe de Biggie, disse que ninguém pediu autorização para utilizar as fotografias de filho. O resultado? A coleção foi retirada da loja online e as irmãs, em comunicado, disseram: “não era nossa intenção desrespeitar estes ícones culturais… vamos usar esta oportunidade para aprender com os nossos erros.”.

John McEnroe Vs Serena Williams

Enquanto promovia o seu segundo memoir, o tenista John McEnroe deu uma entrevista ao NPR e quando lhe perguntaram o porquê de ter dito que Williams era a melhor tenista feminina, ao invés de a melhor tenista. A resposta de McEnroe foi: “se ela jogasse no circuito masculino ela estaria em 700º lugar.”. Depois desta resposta, John recebeu duras críticas por não respeitar a tenista. No twiiter, a norte-americana respondeu: “Querido senhor, eu gosto e respeito-o muito, por isso, por favor não mencione o meu nome nas suas entrevistas.”.

O plot twist: Selena Gomez deixa The Weeknd e volta para Justin Bieber

Já perdemos a conta às vezes em que estes dois se separaram e voltaram. Mas o coração é que sabe o que quer e o de Selena Gomez quer Justin Bieber. Quando tudo parecia estar a dar certo para The Weeknd e Gomez a triste notícia de que o casal não estava junto chegou. Como se não bastasse existe, agora, o rumor de que Abel Tesfaye (a.k.a The Weeknd) está a tentar voltar para a ex-namorada, Bella Hadid.

O escândalo sexual de Hollywood

Harvey Weinstein foi um dos nomes mais ouvidos do ano de 2017 e não pelas melhores razões. Foi a 5 de outubro que o diário norte-americano, The New York Times, revelou todos os escândalos sexuais em que Weinstein estava envolvido. Depois da primeira denúncia, o caso teve uma repercussão mundial e várias modelos, atrizes ou assistentes vieram denunciar o produtor norte-americano. Este foi um dos temas mais falados nos últimos meses e graças à revelação por parte do The New York Times várias foram as mulheres que decidiram contar as suas histórias de assédio sexual. Um escândalo que pode ter vindo por bem para dar voz às mulheres e acabar com, bem como sancionar, este tipo de comportamento.

Rui Matos By Rui Matos

Relacionados


Tendências  

Brilho dourado e reflexos luminosos: É assim que se obtém o look de beleza dos Óscares de Da'Vine Joy Randolph

18 Mar 2024

Notícias   Coleções  

A colaboração da H&M com a Rokh fará com que o designer coreano entre na estratosfera da Moda

18 Mar 2024

Pessoas   Compras  

Chopard X Julia Roberts: uma união em esmeralda

18 Mar 2024

Guestlist  

A arte de tudo ser Arte

15 Mar 2024