Artigo Anterior

Flora, Fauna & Primavera

Tendências 12. 7. 2022

Alta-Costura, outono/inverno 2022: o que retiramos dos looks de Beleza

by Mariana Silva

 

O que ditam as tendências de Beleza de Alta-Costura para a estação fria? A Vogue Portugal faz uma análise dos melhores looks de maquilhagem e cabelos da passerelle parisiense.

Iris van Herpen Alta-Costura, outono/inverno 2022 © ImaxTree

Conhecida pelos seus coordenados extravagantes e detalhes minuciosos, a Semana de Moda de Alta-Costura de Paris oferece-nos, duas vezes por ano, um olhar privilegiado de algumas das tendências que irão vigorar na estação vindoura. Na passada semana de julho, assistimos à edição de outono/inverno, e não ficámos desiludidos com os looks que desfilaram pelas passerelles parisienses. De Schiaparelli a Armani Privé, levantamos o véu aos cinco grandes movimentos que irão agitar a indústria cosmética. 

Os clássicos estão de volta

Numa altura dominada pelo caos visual, há sempre quem se recolha na nostalgia dos clássicos. Para a estação fria de 2022, esse foi o caso de Schiaparelli que, nos seus looks de Beleza, optou pela combinação infalível de batom vermelho e eyeliner preto. Porém, a tendência não acaba aí. O eyeliner não é um risco qualquer, é uma linha tão esfumada que não encontra qualquer limite perceptível junto à sombra de olhos. E o batom? Bem, podemos contar, ou então, podemos remeter para a próxima tendência.

Schiaparelli Alta-Costura, outono/inverno 2022 © ImaxTree

Over my beautiful lips

Se ainda há tendências que se propagam nas passerelles, outras encontram o seu meio de difusão no digital - e, quando falamos desta tendência, podemos dizer que, antes de estar na Semana de Moda de Paris, já estava no TikTok. Os lábios delineados e, mais propriamente, overlined, explodiram no digital quando uma make-up artist norte-americana apresentou ao mundo os gym lips (uma combinação de delineador com lip gloss). No desfile de Zuhair Murad, os lábios overlined encontraram a sua versão couture. Por isso, seja num ambiente formal ou informal, na próxima estação serão mesmo os lábios a falar.

Zuhair Murad Alta-Costura, outono/inverno 2022 © ImaxTree

Glitter OOTW (out of this world)

Por este andar, já perdemos a conta ao número de estações em que o glitter (e, de forma geral, o brilho) foi classificado como uma das principais tendências. No entanto, se a Semana de Moda o diz, nos reiteramos: o glitter regressa na estação fria, bigger and bolderIris van Herpen colocou folha de prata nas pálpebras da suas modelos, mas não se ficou por aí, complementando o look com aplicações nas unhas. Em Armani Privé, os olhos também foram adornados, optando por um mood mais grunge, numa paleta de tons pretos. Terminamos com Alexis Mabille, o designer francês que levou o brilho até ao cabelo das suas modelos. 

Iris van Herpen Alta-Costura, outono/inverno 2022 © ImaxTree

Wink wink

Sombras coloridas? Check. Lábios coloridos? Check. Nos últimos anos, já colorimos tudo o que havia para colorir no nosso rosto… Ou será que não? Viktor & Rolf mostrou-nos o que ainda faltava explorar: as nossas pestanas. Deixemos cair no esquecimento as máscaras de pestanas pretas ou castanhas, esses tons aborrecidos que nem dão ares da sua existência, e adotemos cor na sua versão mais atrevida. Pestanas vermelhas, laranjas, azuis… You name it.

Viktor & Rolf Alta-Costura, outono/inverno 2022 © ImaxTree

Pipi das meias altas

Em tempos tradicionalmente difíceis, desejamos voltar aos momentos em que tudo era mais fácil, e quando não o conseguimos fazer com uma viagem no tempo, recorremos à Moda e à Beleza. A criança dentro de nós irá ressurgir assim que descobrir que, no domínio dos penteados, as tranças estão de volta. Elie SaabIris van HerpenGiambattista Valli apostaram em tranças para complementar os seus looks de cabelo, chegando a ser o ponto de destaque de alguns dos penteados. 

Giambattista Valli Alta-Costura, outono/inverno 2022 © ImaxTree

Artigos Relacionados

Coleções 11. 7. 2022

Maison Margiela: Alta-Costura outono/inverno 2022

As propostas de Maison Margiela Alta-Costura para o outono/inverno 2022

Ler mais

Coleções 11. 7. 2022

Valentino: Alta-Costura outono/inverno 2022

Piccioli estabeleceu um standard para a Valentino que, coleção após coleção, continua a elevar.

Ler mais

Tendências 8. 7. 2022

Florals? For Fall/Winter? Groundbreaking.

Desde flores artificiais a padrões florais, nesta semana de Alta-Costura os maiores nomes da Moda contrariam o curso da natureza.

Ler mais

Coleções 7. 7. 2022

Fendi: Alta-Costura outono/inverno 2022

As propostas de Fendi Alta-Costura para o outono/inverno 2022

Ler mais

Coleções 7. 7. 2022

Jean-Paul Gaultier: Alta-Costura, outono-inverno 2022

Olivier Rousteing foi o escolhido para a coleção de Alta-Costura de Jean Paul Gaultier, uma decisão que foi verdadeiramente genial.

Ler mais

Coleções 6. 7. 2022

Balenciaga: Alta-Costura, outono/inverno 2022

No dia 6 de julho, a Balenciaga apresentou a sua 51ª coleção de Alta-Costura - a segunda orientada por Demna Gvasalia.

Ler mais