Artigo Anterior

Max Mara | Resort 2023

Próximo Artigo

Schiaparelli: Alta-Costura, outono/inverno 2022

Coleções 4. 7. 2022

Iris van Herpen: Alta-Costura, outono/inverno 2022

by Mariana Silva

 

A marca pode ter celebrado os seus 15 anos, mas Iris van Herpen demonstra como é sempre possível continuar a inovar.


© ImaxTree

O presente ano marca uma data especial para a designer holandesa, com a marca homónima a celebrar o seu 15º aniversário na indústria. Por esse motivo, as expectativas gerais apontavam para um possível throwback: uma viagem pela evolução da marca e pelos traços que a individualizam. Porém, Iris van Herpen preferiu olhar para o futuro, com uma coleção mais uma vez baseada em impressões 3D. “O meu coração está na Alta-Costura. Para mim, a tecnologia é a ferramenta que torna possível trazer o artesanato para o futuro,” contou van Herpen à Vogue.

Intitulada Meta Morphism, a coleção de Alta-Costura para a estação fria de 2022 aborda temas complexos como a identidade e o humanismo e, mais propriamente, como estes conceitos se moldarão aquando da fusão das realidades física e digital, com o metaverse. Iris van Herpen inspirou-se no magnum opus do poeta Ovídio, Metamorfoses, procurando responder a questões como: “Quem somos para além dos nossos corpos físicos? Para onde vamos enquanto seres humanos?” E daí nasceram 16 looks, que unem a vanguarda tecnológica às técnicas tradicionais de artesanato.

A designer holandesa demonstrou, para além disso, uma forte componente de sustentabilidade, juntando tecidos produzidos a partir de materiais inovadores, como folhas de banana ou grãos de cacau, com componentes upcycled. O que nos reservarão os próximos 15 anos? Com a chegada do metaverse, novas alturas esperam ser alcançadas.

Artigos Relacionados

Tendências 30. 6. 2022

Convidadas mais-que-perfeitas

“Nem bom vento, nem bom casamento.” Há que dar a mão à palmatória.... Muito depressa se instituem ditados como o supracitado, tão críticos de nuestros hermanos que quase nos fazem esquecer que é dos lados desse (bom) vento que nos chega a pérola mais bem guardada no mercado da Moda: os ensinamentos que constituem o look da convidada perfeita.

Ler mais

Tendências 29. 6. 2022

Shades of Grey

Diz-se que são 50, mas vemos muitas mais. Viajamos e navegamos dentro do espectro do cinzento, brincando com as sombras com que fazemos formas. Quem precisa de cor quando temos dezenas numa só? Direção criativa de Simone Bronzi e Alessandra Bloom. Fotografia de Daniele Cardone. Styling de Alessandra Bloom.

Ler mais

Notícias 20. 6. 2022

Harry Styles e Gucci juntam-se para uma coleção cápsula exclusiva

Gucci HA HA HA é uma homenagem à amizade entre o cantor e diretor criativo da marca italiana.

Ler mais

Notícias 8. 6. 2022

A nova coleção da Levi’s é para todos os corpos

Em colaboração com a No Sesso, a marca lança quatro peças que se adaptam a todas as silhuetas.

Ler mais

Notícias 7. 6. 2022

Alessandra Ambrosio fala na história da relojoaria suíça

A exposição Her Time, que contou com a modelo brasileira na grande abertura, acompanha o legado dos relógios da Omega para mulheres.

Ler mais

Tendências 2. 6. 2022

O sucesso do Pink PP da Valentino

“Todos desfrutamos do excêntrico”: o rosa choque da Valentino é para todos, de acordo com Pierpaolo Piccioli.

Ler mais