Beleza   Tendências  

Space buns: 16 variações do penteado da princesa Leia

19 Jul 2019
By Cátia Pereira Matos

Estamos, possivelmente, perante o penteado mais lunático de todos os tempos.

No ano em que se assinala o 50º aniversário da chegada do Homem à Lua, recordamos aquele que é o penteado mais lunático de todos os tempos.

Side buns. Double buns. Space buns. Três nomes, o mesmo penteado: dois coques que repousam ora no topo da cabeça, ora mais junto às orelhas, e que podem ser mais ou menos volumosos, consoante a porção de cabelo envolvida no penteado. Bastante popular na década de 90, este visual ajudou a compor a imagem cool de cantoras como Mel B na era Spice Girls e Gwen Stefani nos tempos de No Doubt. A Björk este penteado também não passou ao lado e até hoje os space buns estão colados à figura da cantora islandesa que, volta e meia, ainda opta por apanhar os espessos cabelos em dois coques rebeldes.

Todavia, a referência mais marcante deste penteado é a princesa Leia Organa, a personagem imortalizada por Carrie Fisher no primeiro filme da saga Guerra das Estrelas (Guerra das Estrelas: Episódio IV, de 1977). Vinte e dois anos mais tarde, em 1999, foi Natalie Portman quem, na pele de Padmé Amidala, usou uma variação deste penteado que é, possivelmente, o mais lunático de todos os tempos, a avaliar pelo nome — coques do espaço, numa tradução literal do inglês — e pelas imediatas associações cinematográficas.

Mais recentemente, vimos os space buns aterrar nas passerelles: na apresentação da coleção primavera/verão 2015 da designer nigeriana Deola Sagoe e no desfile outono/inverno 2017 de Anna Sui, este penteado subiu, literalmente, à cabeça das modelos.

Fora dos palcos, da grande tela e das passerelles, também há espaço para os space buns. Celebridades como Miley Curys, Katy Perry, Josephine Skriver, Gigi Hadid e Millie Bobby Brown são algumas das que já aderiram a estes coques em algum momento do quotidiano. Na galeria, em cima, apresentamos 16 variações deste penteado.

Cátia Pereira Matos By Cátia Pereira Matos

Relacionados


Entrevistas  

Hannah Mills, um role model dentro e fora dos oceanos

12 Jun 2024

Moda   Coleções  

Max Mara Resort 2025

12 Jun 2024

Moda  

Open Call | Metropol

11 Jun 2024

Notícias  

Como assistir à transmissão do livestream do Vogue World 2024: Paris, apresentado por Cara Delevingne

11 Jun 2024