Artigo Anterior

Sete casais que se vestiram de igual e fizeram matchy-matchy

Próximo Artigo

De Jennifer Lopez, com amor: cinco lições de J.Lo sobre amor-próprio

Pessoas 19. 7. 2019

20 dos melhores momentos de Gisele Bündchen nas passerelles

by Cátia Pereira Matos

 

 Atenção: a galeria que se segue contém imagens da modelo brasileira a sambar, com elegância e atitude, na cara das inimigas.

 

14 de novembro de 2002. Nova Iorque. Desfile anual da Victoria’s Secret. Quatro membros da People for the Ethical Treatment of Animals (PETA) invadem a passerelle montada no interior do 69th Regiment Armory no preciso momento em que Gisele Bündchen está a desfilar, vestida com lingerie em tons de preto e vermelho. Nas mãos, os defensores dos direitos dos animais seguram cartazes onde se lê a frase “Gisele: fur scum” (“Gisele: escumalha das peles”, numa tradução literal). E o que é que a modelo brasileira, à data com 22 anos, faz? De mãos nas ancas e de queixo erguido, continua a andar, indiferente àquela situação. “Estava só a fazer o meu trabalho. Sou uma modelo”, disse na altura aos jornalistas, nos bastidores do evento.

O protesto, que acontecera em resposta a uma campanha publicitária de Gisele para a marca de casacos de pele Blackglama, pode não ter arruinado o momento de Bündchen na passerelle do Victoria’s Secret Fashion Show (apesar de ter obrigado a uma segunda gravação do desfile); todavia, acabou por ter um impacto na vida da modelo, que, depois dessa ocorrência, repensou as suas escolhas profissionais. “Eles [PETA] enviaram-me todos esses vídeos [sobre a morte de animais pela indústria da Moda]. Eu não tinha conhecimento e fiquei arrasada. Então disse: ‘Ouve, não vou continuar a fazer campanhas com pelo”, recordou em entrevista à Vogue norte-americana, em julho de 2018.

Olhando para trás, o confronto PETA versus Gisele, naquele novembro de 2002, foi um dos momentos mais marcantes da modelo em cima das passerelles. Há, no entanto, muitos outros que se destacam ao longo das duas décadas de Gisele dedicadas à Moda. Na galeria, em cima, recordamos 20 — mas, e uma vez que estamos a falar de Gisele, poderiam perfeitamente ser 30, 40 ou 50.

 

Artigos Relacionados

Notícias 21. 3. 2018

"Wellness 101", com Gisele Bündchen

A supermodelo brasileira anunciou o lançamento do seu livro de wellness no Instagram.

Ler mais

Tendências 10. 10. 2017

Da passerelle para o grande ecrã

Já dissemos que o Cinema e a Moda consumaram o matrimónio? É verdade, e são o casal sensação.

Ler mais

Curiosidades 14. 9. 2017

As musas dos designers de Moda

O que é que Sofia Coppola, Tilda Swinton, Irina Shayk ou Naomi Campbell têm em comum? São as preferidas de alguns dos designers mais reconhecidos da indústria.

Ler mais

Tendências 22. 11. 2016

Livro de História: Victoria’s Secret

Era uma vez um lugar mágico onde todas as supermodelos ganham asas. Este podia ser o início de um livro de fantasia utópica, mas é só a história da Victoria’s Secret.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK