Artigo Anterior

The Crown: 8 cenários da série que estão abertos ao público

Próximo Artigo

O roteiro de Natal de Catarina Mira, em Londres

Roteiro 15. 11. 2019

Óscares 2020: as previsões da Vogue

by Radhika Seth

 

Com 2020 a aproximar-se, a corrida aos Óscares está mais do que em curso. Os candidatos vão de alguns dos realizadores mais respeitados da indústria (Quentin Tarantino com Once Upon a Time in Hollywood, Martin Scorsese com The Irishman), nomes que já se sagraram vencedores em anos anteriores (Renée Zellweger em Judy, Charlize Theron em Bombshell) e algumas adições tardias que ultrapassaram o circuito de festivais (Little Women de Greta Gerwig). 

Do polémico Joker de Todd Phillips aos Parasitas de Bong Joon-ho, reunimos os 15 filmes para ter debaixo de olho na corrida aos Óscares de 2020.

Little Women 

Emma Watson, Saoirse Ronan, Florence Pugh e Eliza Scanlen em Little Women (2019) ©D.R.

Depois da sua estreia a solo com Lady Bird, nomeado para cinco Óscares em 2018, Greta Gerwig está de regresso com um retelling do romance de 1868 de Louisa May Alcott. A atriz Saoirse Ronan interpreta o papel de Jo March e partilha o grande ecrã com as "irmãs" Emma Watson, Eliza Scanlen e Florence Pugh, enquanto Timothée Chalamet fica encarregue do papel do heartthrob Laurie. Acrescente Meryl Streep e Laura Dern nos papéis das matriarcas Aunt March e Marmee, e o resultado é um elenco excecional, com uma produção meticulosa que está destinada a transformar-se num clássico. Nos cinemas a 30 de janeiro de 2020. 

Once Upon a Time in Hollywood

Leonardo DiCaprio e Brad Pitt em Once Upon a Time in Hollywood (2019) ©Sony Pictures

Na sua estreia no Festival de Cannes, em maio, a letra de amor de Quentin Tarantino a Hollywood foi recebida com uma ovação de sete minutos e respostas arrebatadoras da crítica. Tarantino é um dos nomes favoritos à estatueta de Melhor Realizador, um prémio que nunca recebeu antes, e espera-se que Leonardo DiCaprio, Brad Pitt e Margot Robbie sejam igualmente nomeados pelas suas interpretações na longa-metragem.  

The Irishman 

Robert De Niro, Al Pacino e Ray Romano em The Irishman (2019) ©Netflix

O regresso de Martin Scorsese ao cinema gangster era um dos mais antecipados do ano - e The Irishman, o mais recente filme do padrinho deste género cinematográfico, está à altura das expectativas. A interpretação de Robert De Niro, no papel do hitman Frank Sheeran, faz dele um concorrente nato ao Óscar de Melhor Ator (passaram-se trinta anos desde a sua última vitória, em 1981, pelo filme Raging Bull). Nos papéis de Jimmy Hoffa e Russell Bufalino - e com dois desempenhos formidáveis nos mesmos -, Al Pacino e Joe Pesci ficam frente a frente na categoria de Melhor Ator Secundário. Estreia a 27 de novembro, na Netflix. 

Marriage Story 

Scarlett Johansson, Adam Driver e Azhy Robertson em Marriage Story (2019) ©D.R.

Com Scarlett Johansson e Adam Driver, este drama comovente de Noah Baumbach para a Netflix retrata a história de um casal que luta pela custódia do seu filho, refletindo sobre a sua relação no processo. Apesar da dupla estar na corrida para as estatuetas douradas de Melhor Atriz e Melhor Ator, a performance de Laura Dern, que interpreta o papel da advogada de Johansson, é certamente merecedora de uma nomeação para Melhor Atriz Secundária. Estreia em dezembro, na Netflix. 

Joker 

Joaquin Phoenix em Joker (2019) ©D.R.

Apesar da polémica que tem acompanhado Joker desde o momento em que ganhou o Golden Lion no Festival de Cinema de Veneza, a reinterpretação de Todd Phillips da história de origem do vilão já arrecadou mais de 900 mil dólares a nível mundial. Mesmo que a longa-metragem não chegue à cobiçada categoria de Melhor Filme, Joaquin Phoenix continua a ser um dos nomes favoritos à estatueta de Melhor Ator. Nos cinemas. 

Parasitas 

Kang-ho Song, Hye-jin Jang, Woo-sik Choi e So-dam Park em Parasitas (2019) ©D.R.

Quando o aclamado realizador Bong Joon-ho ganhou a Palma de Ouro deste ano, Parasitas - um thriller sobre o sistema de classes coreano que combina tragédia e comédia - tornou-se um concorrente claro à categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Ainda assim, com o sucesso nas bilheteiras e o buzz contínuo em todo o mundo, as nomeações para Melhor Realizador e Melhor Filme podem, também, estar no horizonte. Nos cinemas. 

Bombshell

Charlize Theron, Nicole Kidman e Margot Robbie em Bombshell (2019) ©Lionsgate

O mais recente filme de Jay Roach traz ao grande ecrã a explosiva história verídica do escândalo de assédio sexual na Fox News. Charlize Theron e Nicole Kidman interpretam as jornalistas Megyn Kelly e Gretchen Carlson (próteses no nariz incluídas), e Margot Robbie é Kayla, uma fusão ficcional de diversos membros do staff. Uma nomeação certamente garantida para Bombshell será a de Kazuhiro Tsuji, na categoria de Melhor Caracterização. Nos cinemas a 23 de janeiro de 2020. 

Ford v Ferrari 

Christian Bale e Matt Damon em Ford v Ferrari (2019) ©20th Century Fox

Christian Bale e Matt Damon juntam-se neste drama de James Mangold sobre carros de corridas e influências empresariais. Damon interpreta o designer Carroll Shelby, e Bale o condutor Ken Miles, que decidem criar um carro Ford capaz de derrotar um Ferrari na corrida de 24 horas Le Mans de 1966, em França. Com o seu sucesso, pode ser a escolha popular para Melhor Filme. Nos cinemas. 

Judy

Renée Zellweger em Judy (2019) ©D.R.

O regresso de Renée Zellweger era um dos mais esperados, mas a sua perfomance no filme biográfico realizado por Rupert Goold, que retrata os últimos anos de Judy Garland, transcende todos os clichés narrativos da award season. Animada e angustiada, a performance de Zellweger é verdadeiramente extraordinária - e uma que poderá entrar na corrida para a estatueta de Melhor Atriz. 

Jojo Rabbit

Taika Waititi, Scarlett Johansson e Roman Griffin Davis em Jojo Rabbit (2019) ©Fox Searchlight

People’s Choice Award do Festival Internacional de Cinema de Toronto é um bom indicativo do potencial de um filme na award season - dúvidas restassem, os seus últimos sete vencedores foram nomeados ao Óscar de Melhor Filme. O vencedor deste ano foi Jojo Rabbit, uma comédia do realizador Taika Waititi. A história centra-se num jovem rapaz (Roman Griffin Davis) que vive na Alemanha nazi, e que tem um amigo imaginário parecido com Adolf Hitler (interpretado por Taika). Com os seus temas atuais, o filme pode trazer diversas nomeações a Waititi. Nos cinemas a 6 de janeiro de 2020. 

Hustlers

Jennifer Lopez em Hustlers (2019) © Motion Picture Artwork2019 STX Financing, LLC

O drama criminoso de Lorene Scafaria é o veículo perfeito para Jennifer Lopez, um nome presente na corrida aos Óscares de 2020. A atriz interpreta o papel de Ramona, uma stripper que convence as colegas de trabalho a entrarem num esquema para enganar banqueiros de Wall Street. Apesar de contracenar com Constance Wu e Keke Palmer, Lopez é a verdadeira estrela e favorita ao Óscar de Melhor Atriz Secundária. Nos cinemas.

The Two Popes 

Anthony Hopkins e Jonathan Pryce em The Two Popes (2019) ©D.R.

Com a sua cinematografia arrebatadora, guião inteligente e interpretações charmosas de Jonathan Pryce e Anthony Hopkins, The Two Popes conseguiu converter os mais céticos da indústria. Longe de ser uma história aborrecida sobre a Igreja Católica, esta narrativa de Fernando Meirelles é comovente, inesperadamente engraçada e verdadeiramente merecedora de reconhecimento durante a award season. Estreia em dezembro, na Netflix. 

The Farewell 

Shuzhen Zhao, Hong Lu e Awkwafina em The Farewell (2019) ©D.R.

"Baseado numa mentira verídica" é a frase que abre a comédia de Lulu Wang sobre a vida familiar. A história acompanha Billi (Awkwafina), que visita a sua avó na China depois de ter descoberto que esta tem cancro do pulmão. Mas, como dita a tradição, o resultado dos testes deve ser mantido em segredo e não revelado ao paciente - uma decisão que leva à organização de um casamento, como desculpa para uma última reunião de família. A interpretação agridoce de Awkwafina, bem como o guião e realização de Wang, podem levar a diversas nomeações nos Óscares. Nos cinemas a 9 de janeiro de 2020. 

A Beautiful Day in the Neighborhood 

Tom Hanks em A Beautiful Day in the Neighborhood (2019) ©Sony Pictures Entertainment

Tom Hanks interpreta o ícone televisivo infantil Fred Rogers no mais recente filme de Marielle Heller. Inspirada num artigo de 1998 da Esquire, a longa-metragem retrata a amizade entre Rogers e um jornalista (Matthew Rhys), cuja vida é transformada depois do encontro entre ambos. Nesta corrida aos Óscares, a maior esperança do filme será a possível nomeação de Tom Hanks a Melhor Ator Secundário. Nos cinemas a 6 de fevereiro de 2020. 

Waves 

Alexa Demie e Kelvin Harrison Jr. em Waves (2019) ©A24

Doloroso e alucinante, este coming-of-age de Trey Edward Shults sobre dois irmãos é verdadeiramente surpreendente. Das performances dos estreantes Kelvin Harrison Jr. and Taylor Russell à prestação de Sterling K. Brown, que interpreta o papel de pai, Waves pode trazer não só nomeações aos atores, mas também a Drew Daniels na cinematografia e à dupla Trent Reznor e Atticus Ross na banda-sonora. A data de estreia em Portugal ainda não é conhecida. 

Artigos Relacionados

Inspiring Women 26. 2. 2019

Óscares 2019: Quem são as duas vencedoras das categorias de guarda-roupa e cenografia?

Ruth Carter e Hannah Beachler foram as primeiras mulheres afro-americanas a vencerem os Óscares de Melhor Guarda-Roupa e Melhor Cenografia, respetivamente, pelo seu trabalho em Black Panther.

Ler mais

Eventos 25. 2. 2019

Óscares 2019: todos os looks da passadeira vermelha e os vencedores

A passadeira vermelha mais aguardada da award season está aqui.

Ler mais

Pessoas 25. 2. 2019

De 1929 a 2019: 58 looks das vencedoras do Óscar de Melhor Atriz

Não é só a sétima arte que se celebra nos Óscares. Na passadeira vermelha, as escolhas das vencedoras da estatueta de para Melhor Atriz ficam para sempre imortalizadas em fotografias.

Ler mais

Curiosidades 5. 3. 2018

Os 5 melhores momentos dos Óscares 2018

Os momentos mais memoráveis, inesquecíveis e talvez até mais hilariantes da entrega de prémios da Academia.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK