Moda   Coleções  

Jean-Paul Gaultier: Alta-Costura, outono-inverno 2022

07 Jul 2022
By Pedro Vasconcelos

Olivier Rousteing foi o escolhido para a coleção de Alta-Costura de Jean Paul Gaultier, uma decisão que foi verdadeiramente genial.

Olivier Rousteing foi o escolhido para a coleção de Alta-Costura de Jean Paul Gaultier, uma decisão que foi verdadeiramente genial.

Em 2020, Jean Paul Gaultier anunciou a sua reforma, anunciando o início de um processo colaborativo que mudou o mundo da Alta-Costura. Ao abdicar da direção criativa, Gaultier escolhe um criativo para tomar as rédeas durante uma estação. Após Glenn Martens e Chitose Abe, foi a vez de Olivier Rousteing, o prodígio responsável por Balmain, de criar uma coleção para a maison francesa. Anunciar que as expectativas eram altas é um eufemismo, o designer é o primeiro francês a receber o convite. Mesmo com o nível de expectativas para a coleção, Rousteing não desapontou, alcançando um equilíbrio delicado entre o estilo pelo qual é conhecido e o ADN de Jean Paul Gaultier. 

A coleção iniciou com 14 peças que homenageiam diretamente a coleção de Jean Paul Gaultier de outono/inverno 1994, com padrões reinterpretados por Rousteing. De acordo com o mesmo, a escolha destes looks, que à primeira vista se separam completamente do resto da coleção, é muito pessoal para o designer. Sendo de origem etíope, Rousteing confessa que Jean Paul Gaultier foi a primeira passerelle em que viu a sua cultura representada num palco da magnitude da Alta-Costura, homenageando Gaultier pela sua posição vanguardista em matérias de representação. Os looks que se seguiram no entanto deixam para trás referências tão óbvias, criando uma amalgamação de proporções geniais entre a iconografia de Gaultier e o estilo idiossincrático de Rousteing.

Reinterpretando alguns dos momentos mais icónicos da maison francesa, como o divino cone bra, Rousteing criou alguns dos momentos mais memoráveis da estação. Sobrepondo penas gigantes com calças de ganga largas ou um corpete completamente transparente com uma saia em veludo, o designer criou uma coleção memorável. O ponto alto da coleção foi, no entanto, o par de modelos grávidas com corpetes completamente colados ao corpo, que deixaram a audiência extasiada.

Quando Gaultier anunciou este novo projeto citou o sentido de humor como um fator determinante para a sua escolha de colaboradores. Entende-se perfeitamente a escolha de Rousteing, que, ainda que intercalando peças de alfaiataria clássicas, um staple do designer, assumiu uma posição campy na escolha de referências. Utilizando as garrafas de perfumes como inspiração, o designer francês criou vários looks baseados na perfumaria da maison, uma das facetas mais reconhecíveis de Jean Paul Gaultier. A coleção desenhada por Rousteing só tem um defeito latente, a tristeza iminente quando nos apercebemos que esta será a única colaboração entre os dois titãs da Moda francesa.  

Pedro Vasconcelos By Pedro Vasconcelos

Relacionados


Moda   Compras  

As melhores lojas vintage de Berlim neste momento

24 Apr 2024

Guestlist   Coleções  

Shades of spring

24 Apr 2024

Notícias  

A centenária Loja das Meias reabre em Cascais

23 Apr 2024

Moda   Compras  

As melhores lojas vintage de Madrid neste momento

23 Apr 2024