Moda   Notícias  

O novo capítulo da Alta-Costura de Jean Paul Gaultier

04 Mar 2020
By Rui Matos

O couturier francês anunciou hoje que a designer japonesa Chitose Abe, fundadora da Sacai, vai desenhar a próxima coleção de Alta-Costura da Jean Paul Gaultier.

O couturier francês anunciou hoje que a designer japonesa Chitose Abe, fundadora da Sacai, vai desenhar a próxima coleção de Alta-Costura da Jean Paul Gaultier. 

Quando, a 17 de janeiro de 2020, o designer francês anunciou que a coleção de Alta-Costura da primavera/verão 2020 seria a sua última, deixou também claro que a Couture da Jean Paul Gaultier iria “continuar com um novo conceito.” Hoje, 4 de março, Gaultier revelou que Chitose Abe, que fundou em 1999 a Sacai, é a primeira designer convidada para desenhar a próxima coleção de Alta-Costura da marca, a ser apresentada na próxima Semana de Moda de Alta-Costura, em julho de 2020. 

Com este conceito, Jean Paul visa dar oportunidade a novos designers, sendo que a cada nova estação um outro nome é convidado para pôr a sua criatividade em ação. Esta decisão vai revitalizar uma Casa que é, desde 1997, um nome recorrente na Fédération de la Haute Couture. “Estou muito contente que este conceito se torne realidade com Chitose Abe da Sacai a ser a primeira designer convidada,” afirmou Gaultier num comunicado publicado pelo WWD. “Admiro muito o trabalho dela, ao nível criativo temos muitas coisas em comum e uma visão da Moda muito similar. Estou orgulhoso por lhe dar liberdade total.”

Chitose Abe é perita na arte de cortar, emendar e manipular tecidos para lhe dar uma nova energia e uma visão totalmente fresca, algo que tem explorado na Sacai ano após ano. “Tenho uma admiração de longa data pela visão única do Jean Paul, da sua feminilidade subversiva e da originalidade, algo em que me tenho empenhado desde o início,” contou a designer ao WWD. Abe conta já com algumas colaborações de culto no portefólio: Sacai x Nike, para a primavera/verão 2020; Beats x Sacai, em 2019; Sacai x Ugg, em 2018; North Face x Sacai, em 2017. 

Abe tem a habilidade de surpreender mas de uma forma mais discreta, ao contrário de Gaultier que é um verdadeiro mestre de cerimónias. As riscas de marinheiro, a androginia, os soutiens cónicos e os corpetes são alguns dos marcos mais emblemáticos de Jean Paul Gaultier, de que forma é que Chitose Abe vai pegar nestas referências, é uma pergunta que só vai ser respondida no próximo mês de julho.

Rui Matos By Rui Matos

Relacionados


Curiosidades  

Por que razão está o mundo obcecado com Olivia Rodrigo?

18 Jun 2024

Moda  

Open Call | Gone Fishing

18 Jun 2024

Palavra da Vogue  

O que lhe reservam os astros para a semana de 18 a 24 de junho

18 Jun 2024

Notícias  

A 9ª edição do Festival PhotoVogue: "The Tree of Life: A love letter to Nature" e os resultados dos open call globais e locais

17 Jun 2024