Artigo Anterior

O que é que ‘Malcolm & Marie’ nos diz sobre relações emocionalmente abusivas?

Próximo Artigo

Porque é que não há espelhos na cozinho?

Tendências 17. 2. 2021

Este espelho ondulado é a mais recente obsessão do Instagram

by Mathilde Misciagna

 

A tendência de decoração que chegou para levantar ondas.

Instagram @lifurtado5

Sente que as suas selfies estão um pouco básicas? Está na altura de se livrar dos espelhos comuns e investir numa alternativa menos convencional. Quando se trata de escolher um espelho vistoso, as opções ovais ou retangulares estão tão cansadas como uma aula de geometria do secundário. Ou seja, muitíssimo cansadas. E para confirmar esta premissa, tem-se verificado no Instagram (a rede social de inspiração por excelência) um aumento da partilha de espelhos assimétricos, curvos e de uma forma geral futuristas, que ocupam agora um lugar de destaque nas casas dos nossos ditadores de tendências favoritos (entre os fãs deste design estão Lena Dunham, Bella Hadid e Frank Ocean).

Estes espelhos inusitados são versões contemporâneas da obra de arte criada pelo arquiteto e designer austro-italiano Ettore Sottsass nos anos 70. Sottsass foi um dos expoentes do desenho italiano do pós-guerra, tendo se formado arquiteto pela Universidade Politécnica de Turim em 1939. Em 1958, passou a ser responsável pelo design dos produtos Olivetti, ofício que lhe traria o reconhecimento internacional. Ali, criou produtos não só inovadores como também esteticamente atraentes, influenciados pelas culturas pop e beat da década de 1960. Cerca de 20 anos mais tarde fundou o famoso grupo Memphis, com Andrea Branzi e Michele De Lucchi – um movimento anti design que veio a caracterizar o estilo pós-moderno e que passou a reunir designers preocupados em produzir objetos e mobiliário que contribuíssem para o debate sobre design contemporâneo. Com motivos da arquitetura clássica e do kitsch dos anos 50, materiais baratos e cores ousadas, davam mais ênfase à aparência do que à funcionalidade preconizada pelo design moderno da Bauhaus.

Instagram @emilisindlev

O popular e renomado espelho, de seu nome Ultrafragola - com seu perfil sinuoso que sugere cabelos longos e ondulados e as suas luzes néon - pertence à série Mobili Grigi de móveis completos para quarto e sala projetados por Ettore Sottsass para a empresa florentina Poltronova e apresentados na terceira edição da Eurodomus em 1970. Com exceção do Ultrafragola, os modelos nunca foram além da fase de protótipo. O ressurgimento, nos últimos anos, do design de Memphis espelha certamente a crescente popularidade do estilo maximalista. Ou talvez os espelhos bem torneados que temos visto cada vez mais estejam a ganhar força por incorporarem um estado de espírito Wabi-Sabi - uma estética tradicional japonesa que encontra beleza nas imperfeições naturais, o que parece uma alternativa bem-vinda à massificação a que assistimos no mundo. Com as suas formas orgânicas, curvas e oblongas, muitos destes espelhos encaixam-se perfeitamente nesse ethos

O Ultrafragola, que traduzido do italiano significa ultra morango e que dizem ser uma homenagem à mulher e à feminilidade, está à venda pela módica quantia de dez mil dólares. Um preço com uma doçura questionável, mas que sem dúvida oferecerá um outro nível de selfie

Artigos Relacionados

Tendências 11. 2. 2021

O que é que ‘Malcolm & Marie’ nos diz sobre relações emocionalmente abusivas?

Zendaya e John David Washington dão vida a um casal no mais recente filme do diretor da série Euphoria, Sam Levinson. A longa-metragem retrata uma noite de argumentos explosivos. A Dra. Peggy Drexler, psicóloga, partilha com a Vogue uma análise sobre aquilo que este filme nos diz sobre os relacionamentos tóxicos.

Ler mais

Roteiro 3. 2. 2021

Os 15 livros que vamos querer ler em 2021

Disclosure: esta é uma daquelas listas que está em constante atualização. O melhor a fazer é guardar este artigo na sua tab de favoritos e visitar de vez em quando.

Ler mais

Roteiro 2. 2. 2021

Será este o best of de músicas de amor?

Há centenas de listas online que têm a presunção de decidir quais são as melhores love songs de todos os tempos. Como se fosse possível mandar naquilo que faz, ou não, um coração bater assim que se ouvem os primeiros acordes de uma guitarra.

Ler mais

Tendências 26. 1. 2021

Friluftsliv é o novo Hygge

Um conceito que se traduz literalmente em “viver ao ar livre” e encoraja toda a gente a passar tempo na natureza, independentemente das condições atmosféricas.

Ler mais