Lifestyle   Tendências  

All On Board: Como organizar uma mala de viagem sem deixar nada para trás

04 Aug 2022
By Mariana Silva

A Vogue Portugal reuniu cinco dicas que irão transformar o pesadelo de fazer uma mala de viagem num sonho de verão.

© Getty Images
© Getty Images

Chegamos ao aeroporto com três horas de antecedências. “Três horas? Tanto?” Sim, mais vale prevenir do que remediar. Aproximamo-nos do balcão de check-in com uma mala tão grande que quase poderia ser a casa de um minimalista. Mais uma vez, repetimos: mais vale prevenir do que remediar. Está tudo a correr bem, estamos prestes a ter o boarding pass na mão, falta apenas um passo crucial: é tempo de meter a mala na balança. Será que iremos ultrapassar o peso máximo? As hipóteses estão a nosso favor. Pelo menos, foi por essa sensação de segurança que deixámos aquele par de botas em casa. E aquele creme. E o secador (os hotéis têm sempre secador, não é?). A balança chega à contagem final. Ultrapassámos o peso máximo por algumas gramas. “Pode seguir,” diz a funcionária ao balcão. Conseguimos, podemos embarcar. Mas, pensando bem, os secadores dos hotéis não têm assim tanta potência…

Este é o cenário que antecede uma grande parte das viagens de verão. Fazer a mala é uma história de terror daquelas que mereciam ser adaptados ao grande ecrã. Mas não tem de ser. Existem formas de aligeirar este processo, até porque não precisamos de mais stress em tempo de férias. Com isso em mente, a Vogue Portugal reuniu cinco dicas que irão transformar o pesadelo de fazer uma mala de viagem num sonho de verão.

Repensar o tamanho da mala

Quanto maior, melhor, certo? Errado. Ao optarmos por malas de viagem (demasiado) grandes estamos a passar a mensagem ao nosso cérebro de que podemos levar mais do que aquilo de que realmente precisamos. E isto serve também para a viagem de regresso, já que “deixar um espacinho extra” para as compras feitas durante as férias aumenta a probabilidade de nos virmos a ter de debater com o fecho da mala momentos antes do voo para casa. Nem demasiado grande nem demasiado pequena, apenas o tamanho ideal.

Planear, planear, planear

Uma das formas mais eficazes de garantir que não levamos objetos a mais (ou a menos) para as férias é tentar prever aquilo de que iremos necessitar. Podemos tirar um dia, por exemplo, para observar todos os objetos que são essenciais ao nosso quotidiano, desde os produtos de cuidados de pele aos carregadores e demais objetos eletrónicos, e apontá-los numa lista, que se tornará na nossa packing list. Quem desejar ir um passo mais longe, pode até planear os looks que quer usar em cada dia de viagem.

Não deixar nenhum espaço por preencher

Numa mala de viagem, todos os espaços vazios, por mais pequenos que sejam, devem ser aproveitados. Uma das hacks mais valiosas passa por colocar as meias dentro dos sapatos, mas também há que ter em atenção a forma como dobramos as nossas peças de roupa. Existem várias técnicas com propostas variadas, mas uma das mais populares incentiva-nos a enrolar a roupa em vez de a dobrar. A forma cilíndrica que as peças adquirem facilita a gestão do espaço na mala.

Dar prioridade aos tamanhos travel size 

A não ser que estejamos a pensar ir numa viagem com uma duração superior a um mês, não há motivo para levarmos embalagens de tamanho normal. Seja na mala de porão ou na de cabine (onde, ainda que a flexibilidade seja menor, há sempre quem tente ir além das regras), os produtos de tamanho travel size serão os nossos melhores amigos.

Guardar alguns essenciais na mala de cabine 

Viajar com uma mala de porão no meio de caos em que têm estado os aeroportos nos últimos tempos pode ser arriscado. Por esse motivo, há que jogar pelo seguro, colocando produtos essenciais e um outfit extra na mala de cabine. Assim estamos seguras de que, caso tenhamos algum problema com a mala de porão, não ficamos completamente de mãos a abanar. 

Mariana Silva By Mariana Silva

Relacionados


Opinião  

Got Milk?

18 May 2024

Moda  

12 small brands que vale (muito) a pena conhecer

17 May 2024

Notícias  

As melhores lojas vintage de Lisboa

17 May 2024

Curiosidades  

Os 6 álbuns de vingança mais famosos da história da música

16 May 2024