Artigo Anterior

Giambattista Valli: Alta-Costura, outono/inverno 2022

Próximo Artigo

Stéphane Rolland: Alta-Costura, outono/inverno 2022

Coleções 5. 7. 2022

Chanel: Alta-Costura, outono/inverno 2022

by Mariana Silva

 

Simplicidade com um twist: assim se definem as propostas de Chanel Alta-Costura para a estação fria de 2022. 


© ImaxTree

A abrir o segundo dia do evento de Moda parisiense, Virginie Viard apresentou as propostas da maison francesa de Alta-Costura como sendo um passo em frente relativamente às últimas coleções apresentadas. “Imaginei o desfile de Alta-Costura outono/inverno 2022 numa linha de continuidade face ao último desfile, deixando espaço para experimentação,” explicou a diretora criativa numa nota dirigida à imprensa. 

Essa experimentação verificou-se, por exemplo, nas silhuetas, que procuraram capturar as formas longas e estruturadas que caracterizavam as coleções da Chanel nos anos 30. Nesse sentido, os fatos abraçaram o corpo, ao mesmo tempo que preservaram um certo equilíbrio graças ao seu comprimento e configuração dos ombros. Os comprimentos das saias e vestidos estenderam-se até aos tornozelos e, claro, o plissado foi relembrado, numa homenagem às criações de Coco Chanel, em parte no vestido que tradicionalmente fecha a coleção de Alta-Costura: o vestido de noiva.

A cor da esperança marcou uma forte presença no desfile de outono/inverno 2022, seja num tom forte como aquele que abriu a apresentação da maison ou até em versões mais esmorecidas, que  se penduram entre caquis e beges. O cor de rosa foi também preponderante, ao lado dos sóbrios pretos e prateados. Viard optou ainda, em alguns dos looks, por uma complementaridade gráfica, ressonante da década de 70. Formas e padrões geométricas uniram-se, de forma peculiar, à simplicidade que geralmente se associa às coleções de Virginie Viard. Nas palavras da própria, “gosto de quebrar a abordagem gráfica com looks naturais. As peças mantêm-se leves, femininas, desenhadas para serem usadas. Não me imagino a fazer as coisas de mais nenhuma maneira.”

Artigos Relacionados

Coleções 4. 7. 2022

Giambattista Valli: Alta-Costura, outono/inverno 2022

As propostas de Giambattista Valli Alta-Costura para o outono/inverno 2022.

Ler mais

Coleções 4. 7. 2022

Christian Dior: Alta-Costura, outono/inverno 2022

Numa colaboração com a artista ucraniana Olesia Trofymenko, a maison francesa apresentou uma coleção que se revela um grito de esperança.

Ler mais

Coleções 4. 7. 2022

Schiaparelli: Alta-Costura, outono/inverno 2022

Como já se tornou previsível, Schiaparelli permanece imprevisível. Daniel Roseberry brilha mais uma vez como a força criativa por detrás da maison.

Ler mais

Coleções 4. 7. 2022

Iris van Herpen: Alta-Costura, outono/inverno 2022

A marca pode ter celebrado os seus 15 anos, mas Iris van Herpen demonstra como é sempre possível continuar a inovar.

Ler mais

Coleções 29. 6. 2022

Max Mara | Resort 2023

Natália Correia é musa, Lisboa é location, Portugal é inspiração. À pré-coleção de primavera/verão da Max Mara, só lhe falta cantar o fado.

Ler mais