Artigo Anterior

Nas bancas: Vogue setembro 2018

Próximo Artigo

O legado de Amy Winehouse

Curiosidades 10. 9. 2018

As musas de Karl Lagerfeld

by Kasia Hasting

 

Da beleza francesa de Vanessa Paradis ao cool girl americano de Kristan Stewart, revisitamos as musas favoritas de Karl Lagerfeld.

©Getty Images 

Vanessa Paradis, Kate Moss e Cara Delevingne são apenas alguns dos nomes que, com a sua beleza eminente, continuam a inspirar a visão criativa de Karl Lagerfeld. Estar neste grupo de mulheres é estar no mais alto pedestal da indústria da Moda - uma posição exclusivamente reservada às figuras mais sonantes do mundo. Da modelo francesa Ines de la Fressange à cantora britânica Florence Welch, uma lista respeitada de atrizes, cantoras, modelos, amigas de longa data e, ocasionalmente, homens, tem assumido o papel de musa do criador ao longo da sua carreira, ajudando-o a encapsular a Beleza, o mood ou o momento que pretende evocar. 

Nos dias que correm, o diretor criativo de Chanel e Fendi pode ser famoso pelas parcerias criativas que celebra com mulheres incrivelmente belas (a mais recente é a modelo Kaia Gerber), mas a abordagem pioneira de Lagerfeld data ao início dos anos 80, com o ícone de estilo parisiense Ines de la Fressange. Quando Lagerfeld escolheu de la Fressange como sua musa, a modelo transformou-se em mais do que um manequim ou rosto para as campanhas do criador. Para além de desfilar nas primeiras apresentações de Lagerfeld para Chanel, a modelo foi convidada a integrar o círculo interno e criativo do estúdio de Lagerfeld. Para além disso, a modelo natural de Gassin tornou-se a primeira embaixadora oficial da casa Francesa até 1989, data em que a dupla seguiu caminhos diferentes - a reconciliação só viria a acontecer duas décadas mais tarde, durante a apresentação da coleção ready-to-wear primavera/verão 2011 da marca, altura em que de la Fressange regressou à passerelle

Desde os tempos iniciais com de la Fressange, Lagerfeld tem continuado a unir forças com titãs da indústria da Moda, numa lista que inclui nomes como Kristen McMenamy, Linda Evangelista, Claudia Schiffer, Stella Tenant e Kendall Jenner. A sua relação de longa data com McMenamy celebrou-se para além do contexto profissional - em 1997, quando a modelo americana se casou com o fotógrafo Miles Aldridge, foi Lagerfeld quem a acompanhou até ao altar. 

Não é apenas no mundo da Moda que Lagerfeld encontra inspiração, e alguns dos nomes mais sonantes de Hollywood também têm sido honrados com a admiração do criador. As atrizes Diane Kruger, Julianne Moore, Tilda Swinton e Kristen Stewart partilham o lugar de musas de Lagerfeld que, ao longo das últimas décadas, tem recorrido a algumas figuras inesperadas para o cargo: Lily Allen, Miley Cyrus, Willow Smith e Hudson Kroenig, o seu afilhado de dez anos, que já marcou presença em diversos desfiles de Chanel. O criador continua também a celebrar as mulheres com quem trabalha nos bastidores: exemplos disso são Carine Roitfeld e Amanda Harlech, a consultora criativa de Lagerfeld que, segundo o próprio, é o seu "segundo par de olhos". 

Em tempos, o designer confessou a Suzy Menkes que "a minha vida e o meu trabalho é esquecer-me de mim próprio". A preocupação criativa de Lagerfeld em olhar para o futuro, ao invés de permanecer preso no passado, é uma das muitas razões pelas quais o criador continua a procurar inspiração nas figuras que definem a cultura contemporânea. No dia em que o kaiser da indústria da Moda celebra 85 anos, revisitamos algumas das suas musas mais adoradas ao longo do tempo. 

 

Artigos Relacionados

Entrevistas 24. 8. 2018

Musa: Claudia Schiffer

Como se chama a uma loira com superpoderes? Claudia Schiffer.

Ler mais

Entrevistas 19. 7. 2018

Tomara que Kaia

As supermodelos já não exist...

Ler mais

Suzy Menkes 9. 11. 2017

Karl Lagerfeld: An Eye on Photography

The fashion legend chooses his favourite images from the vast display at the Paris Photo exhibition at the Grand Palais

Ler mais

Notícias 13. 9. 2017

Karl Lagerfeld lança a sua primeira coleção de joias

Karl Lagerfeld lança a sua primeira coleção de joias, em parceira com a Swarovski, desenhada à imagem dos seus gostos pessoais.

Ler mais

Vídeos 5. 7. 2017

Entrevista: Karl Lagerfeld

Karl Lagerfeld sobre o cenário, a Torre Eiffel e a coleção apresentada no desfile de Alta-Costura da Chanel.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK