Fotografia via Instagram @estamine.ilha.deserta
Na estação quente, as refeições querem-se longas, rodeadas por paisagens idílicas e, claro, repletas de sabores aos quais o paladar se rende. Eis a seleção da Vogue Portugal dos 7 restaurantes a incluir no roteiro para este verão, de Norte a Sul do país.
À primeira vista, o momento da refeição cumpre apenas uma função primária – a de satisfazer a fome. No entanto, basta reunir os elementos certos, com uma combinação de ambiente, intenção, estética e sabor, para que um momento banal se transforme numa verdadeira experiência sensorial e de bem-estar. Acreditamos que uma boa refeição tem o poder de se transformar numa memória de um verão marcado por gargalhadas fáceis e uma certa leveza que só os dias quentes sabem trazer. Por isso, eis 7 restaurantes a adicionar ao roteiro nesta estação quente.
Casa de Chá da Boa Nova
Há poucas coisas mais típicas de uma refeição de verão do que um restaurante de mãos dadas com o mar – e o Casa de Chá da Boa Nova, na Praia da Boa Nova, em Leça da Palmeira, assume essa missão de bom grado. Com o menu degustação Cantos, inspirado na obra Os Lusíadas, a cozinha valoriza especialmente as apresentações, texturas e sabores do mundo marinho, e mostra-nos tudo o que há de melhor no oceano.
ANTIQVVM
Porque uma boa paisagem não se faz exclusivamente de águas salgadas, o ANTIQVVM surge no antigo Solar do Vinho do Porto, com uma vista esplendorosa para o Rio Douro. Com degustações com cozinha ao vivo, este restaurante visa privilegiar os produtos sazonais, incluindo-os em pratos que combinam a cozinha tradicional portuguesa em verdadeiras obras de arte, sob a criatividade do chef Vítor Matos. Como uma cereja no topo do bolo, a seleção de vinhos apresenta uma extraordinária harmonização entre as criações do chef e o vinho do Porto.
Santa Joana
Com um menu que honra a diversidade dos sabores de Portugal, o Santa Joana cria pratos com marisco, carnes e produtos portugueses com origem numa rede de agricultores, produtores e artesãos situados num raio de 300 quilómetros do espaço. Nos fins de semana de verão, o Santa Joana apresenta o Holy Mimosas!, uma experiência de brunch que junta pratos exclusivos, mimosas, vinhos e cocktails no terraço do restaurante.
Black Pavilion
Situado numa colina no centro de Lisboa, o Black Pavilion surge como o sítio perfeito para uma refeição descontraída, marcada pelo conforto e partilha – sem nunca abdicar da sofisticação que torna uma visita ao espaço numa experiência inesquecível. Com uma combinação de pratos reconfortantes e com um toque refinado de criatividade, o Black Pavilion oferece um menu diário, uma seleção de almoços executivos e uma variedade de opções de bebidas que promete adaptar-se a todos os gostos.
Caché Comporta
Nascido da parceria entre a Quinta da Comporta e a equipa Caché Paris, este restaurante surge escondido (do francês, caché) entre as dunas do areal do Pego e rodeado pelo mar, com um conceito gastronómico assinado pelo chef David Reartes. Com peixe que chega diretamente da costa alentejana, produtos hortícolas colhidos a poucos metros e arroz que vem de campos avistados a caminho do restaurante, tudo é preparado de raiz e com técnicas ancestrais, resultando num menu que combina a gastronomia fenícia, mediterrânea, ibérica e portuguesa.
LODO Ostraria
Com rumo ao sul do país, aproximamo-nos também da Ria Formosa, responsável por nos trazer pratos cujos sabores honram as profundezas do mar. Com a missão de transmitir a identidade algarvia e farense, a frescura do marisco é um fator obrigatório em qualquer prato do LODO – seja este preenchido por ostras, gambas da costa, amêijoas, lingueirão ou berbigão. O menu é também composto por pratos típicos da região, como o Xerém de Marisco, que desperta no paladar o sabor da tradição.
Estaminé
Em plena paisagem digna de uma obra de arte, o Estaminé situa-se na praia da Ilha Deserta, em Faro. Com vista para um oceano sem fim e especialidades verdadeiramente algarvias – assim como peixe e marisco frescos –, o menu deste restaurante foi criado a partir das vivências de Isabel e Zé, algarvios de gema que cresceram rodeados de sabores, aromas e texturas herdados de geração em geração. Com o cenário perfeito, o sabor a mar e a tranquilidade de uma ilha deserta, no Estaminé, reúnem-se todas as condições necessárias para uma refeição memorável.
Relacionados

.jpg)
