Moda   Notícias  

Virginie Viard by Sofia Coppola

10 Jul 2020
By Rui Matos

A diretora artística da Chanel convidou Sofia Coppola para registar os últimos preparativos da coleção Paris - 31 rue Cambon, apresentada em dezembro de 2019.

O número 31 da rue Cambon, em Paris, é o coração da Chanel, mas o Grand Palais é o rosto, ou não fosse o local onde, nos últimos anos, a Maison parisiense apresenta as suas coleções. O edifício imponente, situado numas das principais artérias da cidade, já viu foguetões, supermercados, casinos e até um aeroporto a serem erguidos para que as novas propostas da Casa fossem apresentadas. Em dezembro passado, na apresentação anual da coleção Métiers d’Art, o Grand Palais transformou-se numa réplica do apartamento de Gabrielle Chanel, que contou com a ajuda de Sofia Coppola, que co-desenhou este cenário. 

A contribuição da realizadora, e amiga de longa data da Maison, foi mais além. Virginie Viard convidou Coppola a registar os últimos preparativos desta apresentação. Do backstage aos ensaios, dos fittings com Gigi Hadid, Kaia Gerber e Vittoria Ceretti ao primeiro olhar do cenário, nada escapou neste mini-documentário. 

Este vídeo oferece uma imersão única nos bastidores de um dos desfiles mais importantes da Maison e ainda nos possibilita ver Virginie Viard com as mãos na massa. Um momento único que pede por emoções. E elas estiveram sempre lá. Logo no início deparamo-nos com um sorriso apaixonado de Viard quando Coppola lhe pergunta se alguma vez se sente cansado deste processo. “Não. Não. Não sei porquê?”, foi a resposta que a diretora artística que lhe deu. 

Numa coleção altamente inspirada pela fundadora e por Karl Lagerfeld, Virginie Viard pegou nos clássicos Chanel e deu-lhes o melhor tratamento possível, com a ajuda dos artesãos que se dedicam à criação desta coleção. A passerelle viu tweed e seda, folhos e plumas, lantejoulas e pelo, little black jackets e os famosos skirt suits. “Existe uma certa simplicidade em voltar ao ABC da Chanel,” confessou Viard, em dezembro.

A coleção Chanel Métiers d’Art 2020 já começou a preencher as prateleiras das lojas Chanel, o que faz desta a oportunidade perfeita para regressarmos às nossas velhas rotinas - porque, verdade seja dita, já estamos com saudades (#noshame).

Rui Matos By Rui Matos

Relacionados


Moda   Coleções  

MFW outono/inverno 2024 | Na Semana de Moda de Milão, o jogo de cadeiras não pára

29 Feb 2024

Tendências  

Nailed it

29 Feb 2024

Moda   Eventos  

PFW Backstage | Cecille Bahnsen

29 Feb 2024

Lifestyle  

Hermès: reabertura da icónica loja em Lisboa

28 Feb 2024