Artigo Anterior

Livro de História: Brigitte Bardot

Próximo Artigo

Foi feitiço

Tendências 2. 10. 2018

22 dos melhores cenários da francesa Chanel

by Kasia Hastings

 

Extravagantes, mágicos e sempre épicos, ninguém cria cenários para os desfiles como Karl Lagerfeld. 

© Getty Images

Quando o designer alemão prepara um cenário para a Chanel, apresenta-nos uma realidade alternativa, transformadora, que é recebida com tanto entusiasmo quanto a própria coleção. E, enquanto o criador já apresentou coleções em todo o mundo, foi o Grand Palais de Paris que recebeu a panóplia de encenações do pronto-a-vestir. Da estação espacial (outono/inverno 2017) ao supermercado totalmente abastecido (outono/inverno 2014), e à homenagem às seis cascatas de Gorges du Verdon (primavera/verão 2018), a capacidade de transportar a audiência através da sua visão redefiniu totalmente a experiência de um desfile de Moda. 

Enquanto outros criadores de ready-to-wear estão a apostar em apresentações mais pequenas, em detrimento das grandes produções nos desfiles, o Kaiser da Moda continua a levar ao limite as possibilidades de conjugar os coordenados idealizados com os cenários: nuvens a evaporarem-se numa pista de gelo (outono/inverno 2007); um iceberg em tamanho real - com cerca de 265 toneladas importado da Escandinávia - (outono/inverno 2010); uma colaboração com a arquiteta Zaha Hadid e outra com a musa Florence Welch, em 2011, para produzir um mundo subaquático mágico e modernista enquanto Welch surgiu de uma carapaça ao estilo Botticelli para cantar What the Water Gave Me (primavera/verão 2012). 

Podemos pensar que a beleza destas maravilhas cinematográficas da Chanel é suficiente por si só, mas os cenários de Lagerfeld oferecem uma visão do que se passa na sociedade. Do protesto feminista (primavera/verão 2015) à rápida aquisição tecnológica (primavera/verão 2017), um desfile Chanel oferece muito mais do que um mero escape à realidade.

Artigos Relacionados

Coleções 2. 10. 2018

Chanel: primavera/verão 2019

O Grand Palais, situado numa das principais artérias da cidade, transformou-se numa praia para receber mais um desfile icónico da Maison Chanel.

Ler mais

Coleções 4. 5. 2018

Chanel: Cruise 2018

A maré esteve calma, os ventos sopraram a favor e o grande navio da Casa francesa ancorou no Grand Palais, onde a etiqueta de luxo tem apresentado as suas coleções.

Ler mais

Coleções 6. 3. 2018

Chanel: outono/inverno 2018

Os já clássicos coordenados de duas peças receberam um tratamento muito contemporâneo, tecidos brilhantes, o tradicional tweed e vários padrões floridos destacaram-se nesta manhã, o último dia de Semana de Moda de Paris.

Ler mais

Notícias 17. 1. 2018

Kaia Gerber e a nova coleção com Karl Lagerfeld

Depois de ter conquistado a indústria da Moda nas passerelles do último ciclo de Semanas de Moda, a supermodelo norte-americana vai colaborar com o kaiser da indústria numa coleção-cápsula.

Ler mais

Coleções 7. 12. 2017

Chanel Métiers d'Art 2018

De volta à sua terra natal, Hamburgo, Karl Lagerfeld inspirou-se naqueles que navegam os 7 mares e enfrentam as ondas mais destemidas.

Ler mais

Coleções 3. 10. 2017

Chanel: primavera-verão 2018

Quando se pensava que Karl Lagerfeld já tinha superado todas as expectativas eis que o kaiser da indústria transforma o Grand Palais numa vertiginosa e elegante floresta, onde a natureza se fundiu com os coordenados apresentados.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK