Moda   Notícias  

Quem é Virginie Viard?

19 Feb 2019
By Rui Matos

Esteve ao lado de Karl Lagerfeld durante 32 anos e é, a partir de hoje, a nova responsável pela criação das coleções Chanel.

Esteve ao lado de Karl Lagerfeld durante 32 anos e é, a partir de hoje, a nova responsável pela criação das coleções Chanel.

© Instagram.com/chanelofficial
© Instagram.com/chanelofficial

“Virginie Viard, diretora criativa dos estúdios de Moda, e a colaboradora mais próxima de Karl Lagerfeld, foi nomeada por Alain Werthelmer [CEO da Chanel] para assumir o trabalho criativo das coleções da marca, de maneira a que o legado de Gabrielle Chanel e Karl Lagerfeld continue vivo,” lê-se no comunicado emitido à imprensa na manhã de hoje, 19 de fevereiro. O mesmo documento no qual a marca confirmou a morte do criador alemão, aos 85 anos. 

Presença incontornável na Maison francesa, Virgine é ainda assim desconhecida do grande público. Foi, no entanto, em 1987, quando um vizinho da família de Virginie, que era mordomo do Príncipe Rainier III do Mónaco, a recomendou a Lagerfeld para um estágio, que a designer se juntou à família Chanel. Foi na área dos bordados da Alta-Costura que estagiou e, desde então, Lagerfeld e Viard tornaram-se inseparáveis. “É a pessoa mais importante, não só para mim, mas também para o atelier,” afirmou o Kaiser no documentário 7 Days Out da Netflix.

A função principal de Viard era a de pôr em prática as ideias de Karl, dando vida aos croquis que o designer alemão lhe entregava, ou enviava por mensagem sempre que não estava presente - o que, segundo consta, não acontecia com muita frequência, já que o designer fazia questão de estar com Viard quase todos os dias. “Faço com que as coleções ganhem vida e faço-o com a ajuda dos ateliers, tudo isto, claro, com base nos desenhos de Lagerfeld,” contou ao The Telegraph, em novembro de 2017. “Coordeno as equipas, entro em contacto com os fornecedores e escolho os tecidos. Depois, como é óbvio, faço os fittings com o Karl. O processo começa assim que recebo os croquis. Tento agradá-lo, mas também gosto de o surpreender.”

Viard nasceu a 24 de janeiro de 1966, em Ruão, região da Normandia, no noroeste francês. Estudou Moda em Lyon e o amor pela indústria foi uma constante na sua vida, uma vez que os avós eram fabricantes de seda. Antes de dar início à sua carreira na Chanel, trabalhou como assistente de Dominique Borg, reconhecida figurinista. 

A relação próxima que teve com Karl Lagerfeld permitiu-lhe acompanhar de perto todo o processo criativo, assim como compreender o grande objetivo da Maison francesa: continuar o legado de Coco, que fundou a Chanel no início do século XX. 

Rui Matos By Rui Matos

Relacionados


Notícias  

Westwing já está em Portugal

27 May 2024

Moda  

Chiaroscuro

24 May 2024

Opinião  

O problema não és tu, é a tua mãe

24 May 2024

Pessoas  

Taylor Swift atua em Lisboa e traz consigo novos visuais para a The Eras Tour

23 May 2024