Artigo Anterior

Karl Lagerfeld morreu hoje, em Paris, aos 85 anos

Próximo Artigo

Saint Laurent pintou-se de néon e foi uma ode aos arquivos da marca

Notícias 19. 2. 2019

Quem é Virginie Viard?

by Rui Matos

 

Esteve ao lado de Karl Lagerfeld durante 32 anos e é, a partir de hoje, a nova responsável pela criação das coleções Chanel.

© Instagram.com/chanelofficial

“Virginie Viard, diretora criativa dos estúdios de Moda, e a colaboradora mais próxima de Karl Lagerfeld, foi nomeada por Alain Werthelmer [CEO da Chanel] para assumir o trabalho criativo das coleções da marca, de maneira a que o legado de Gabrielle Chanel e Karl Lagerfeld continue vivo,” lê-se no comunicado emitido à imprensa na manhã de hoje, 19 de fevereiro. O mesmo documento no qual a marca confirmou a morte do criador alemão, aos 85 anos. 

Presença incontornável na Maison francesa, Virgine é ainda assim desconhecida do grande público. Foi, no entanto, em 1987, quando um vizinho da família de Virginie, que era mordomo do Príncipe Rainier III do Mónaco, a recomendou a Lagerfeld para um estágio, que a designer se juntou à família Chanel. Foi na área dos bordados da Alta-Costura que estagiou e, desde então, Lagerfeld e Viard tornaram-se inseparáveis. “É a pessoa mais importante, não só para mim, mas também para o atelier,” afirmou o Kaiser no documentário 7 Days Out da Netflix.

A função principal de Viard era a de pôr em prática as ideias de Karl, dando vida aos croquis que o designer alemão lhe entregava, ou enviava por mensagem sempre que não estava presente - o que, segundo consta, não acontecia com muita frequência, já que o designer fazia questão de estar com Viard quase todos os dias. “Faço com que as coleções ganhem vida e faço-o com a ajuda dos ateliers, tudo isto, claro, com base nos desenhos de Lagerfeld,” contou ao The Telegraph, em novembro de 2017. “Coordeno as equipas, entro em contacto com os fornecedores e escolho os tecidos. Depois, como é óbvio, faço os fittings com o Karl. O processo começa assim que recebo os croquis. Tento agradá-lo, mas também gosto de o surpreender.”

Viard nasceu a 24 de janeiro de 1966, em Ruão, região da Normandia, no noroeste francês. Estudou Moda em Lyon e o amor pela indústria foi uma constante na sua vida, uma vez que os avós eram fabricantes de seda. Antes de dar início à sua carreira na Chanel, trabalhou como assistente de Dominique Borg, reconhecida figurinista. 

A relação próxima que teve com Karl Lagerfeld permitiu-lhe acompanhar de perto todo o processo criativo, assim como compreender o grande objetivo da Maison francesa: continuar o legado de Coco, que fundou a Chanel no início do século XX. 

Artigos Relacionados

Pessoas 19. 2. 2019

Karl Lagerfeld: uma retrospetiva em imagens

A Vogue presta tributo à ilustre carreira do designer e faz uma retrospetiva da vida de Karl Lagerfeld em imagens.

Ler mais

Notícias 19. 2. 2019

Karl Lagerfeld morreu hoje, em Paris, aos 85 anos

Até sempre, Karl.

Ler mais

Palavra da Vogue 18. 2. 2019

20 vestidos da Alta-Costura que gostávamos de ver nos Óscares

A passadeira vermelha mais longa da award season estende-se a 24 de fevereiro no Dolby Theater, em Los Angeles. Em jeito de antecipação, fomos às passerelles da última Semana de Moda de Alta-Costura escolher vestidos que gostávamos mesmo de ver.

Ler mais

Agenda 15. 2. 2019

10 documentários de Moda para ver na Netflix

Para que possa fazer uma viagem pelo mundo encantado, frenético e alucinante da indústria da Moda.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK