Artigo Anterior

A Moda nacional no palco do Festival da Canção 2019

Próximo Artigo

18 celebridades que quebraram as regras da passadeira vermelha

Pessoas 19. 2. 2019

Karl Lagerfeld: uma retrospetiva em imagens

by Radhika Seth

 

A Vogue presta tributo à ilustre carreira do designer e faz uma retrospetiva da vida de Karl Lagerfeld em imagens.

©Getty Images

"Um designer tem que olhar para si próprio como um edifício com antenas de televisão; captas imagens de tudo aquilo que está a acontecer, gravas, e depois esqueces", disse Karl Lagerfeld à edição americana da Vogue em 1984. O octogenário prolífico, que esteve ao leme da Chanel, da Fendi e da sua marca homónima no decorrer de quase sete décadas, tinha um entendimento inato do mundo da Moda e do seu panorama em constante mudança. Com uma motivação implacável e um desdém por uma nostalgia demasiadamente sentimentalista, não havia ninguém que personificasse melhor o mood do momento. 

Nascido em Hamburgo, no ano de 1933, Lagerfeld começou a aprender o seu ofício no Paris Lycée Montaigne, depois da sua família se ter mudado para França. Quando recebeu o prémio na categoria de "casacos", na competição International Wool Secretariat, em 1954, o designer foi rapidamente contratado para o cargo de assistente de Pierre Balmain. Seguiram-se passagens pela Jean Patou e pela Chloé e, em 1965, começou a colaborar com a Fendi. 

Lagerfeld juntou-se à Chanel como diretor criativo em 1983, depois de um convite do presidente Alain Wertheimer. Pelo caminho, e ao revitalizar os códigos de uma das Casas francesas mais sagradas da indústria, conseguiu atrair uma nova geração de consumidores. Na era das redes sociais, os seus cenários elaborados transformaram-se em lendas - do supermercado e do casino Chanel ao lounge de aeroporto e praia de céus azulados -, e Lagerfeld num ícone em nome próprio. Os seus colarinhos estruturados, os seus óculos de sol opacos, as suas luvas sem dedos e o seu cabelo branco apanhado estão hoje tão intimamente ligados à Chanel como o tweed e o duplo C da marca. 

Artigos Relacionados

Notícias 19. 2. 2019

Karl Lagerfeld morreu hoje, em Paris, aos 85 anos

Até sempre, Karl.

Ler mais

Agenda 15. 2. 2019

10 documentários de Moda para ver na Netflix

Para que possa fazer uma viagem pelo mundo encantado, frenético e alucinante da indústria da Moda.

Ler mais

Curiosidades 10. 9. 2018

As musas de Karl Lagerfeld

Da beleza francesa de Vanessa Paradis ao cool girl americano de Kristen Stewart, revisitamos as musas favoritas de Karl Lagerfeld.

Ler mais

Vídeos 5. 7. 2017

Entrevista: Karl Lagerfeld

Karl Lagerfeld sobre o cenário, a Torre Eiffel e a coleção apresentada no desfile de Alta-Costura da Chanel.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK