Artigo Anterior

As marcas que disseram ‘thank u, next’ ao uso de pelo verdadeiro

Próximo Artigo

Quem é Virginie Viard?

Notícias 19. 2. 2019

Karl Lagerfeld morreu hoje, em Paris, aos 85 anos

by Sam Rogers

 

Até sempre, Karl.

© Chanel

Karl Lagerfeld morreu, hoje, em Paris, aos 85 anos. Uma informação já confirmada pela Chanel, em comunicado. As causas da morte não foram, no entanto, avançadas. 

As primeiras preocupações relacionadas com a saúde de Lagerfeld surgiram quando, no último desfile de Alta-Costura da Chanel, o designer não apareceu para o agradecimento final. “Mr. Lagerfeld, diretor artístico da Chanel, estava a sentir-se cansado e pediu a Virginie Viard, diretora criativa dos estúdios da Maison, que o representasse,” explicou, na altura, a marca.  

Lagerfeld é um dos poucos designers que pode ser definido como um ícone. Venceu, em 1954, o International Wool Secretariat (agora, o International Woolmark Prize) e, como consequência, foi-lhe oferecido trabalho como assistente de Pierre Balmain; em 1965 juntou-se à Fendi; entre 1972 e 1977 trabalhou para a Chloé; e em 1983 chegou à Chanel. 

Durante o seu mandato de 36 anos na incontornável marca francesa, Karl reinterpretou o famoso tweed, as pérolas e os C’s interligados em peças e acessórios que se tornaram nos mais reconhecidos a nível mundial. Conseguiu ainda que Coco Chanel se tornasse numa das mulheres mais célebres do mundo, ultrapassando ainda a fama que a própria havia conseguido em vida. O seu percurso na italiana Fendi não é menos impressionante, abrangendo um total de 53 anos. 

Além das oito coleções anuais que idealizava para a Chanel e das cinco para a Fendi, Lagerfeld estava por detrás da direção criativa da sua marca homónima (que fundou em 1984 e vendeu, em 2005, ao grupo Tommy Hilfiger), para a qual criava duas coleções anuais e inúmeras em colaboração com outras marcas.

Em conversa com Suzy Menkes, em maio de 2018, o designer falou da sua ambição de continuar a trabalhar durante os próximos anos. “Sabes de quanto tempo é o meu contrato? Termina em 2045!” confessou. “Tenho um contrato vitalício e estou agradecido. As minhas condições de trabalho são fabulosas e não existem em mais lado nenhum.”

No mesmo comunicado, a Maison francesa confirmou ainda que Karl Lagerfeld será sucedido por Virginie Viard, que há mais de 30 anos trabalhava ao seu lado, por forma a que “o legado de Gabrielle Chanel e Karl Lagerfeld continue”.

 

Artigos Relacionados

Agenda 15. 2. 2019

10 documentários de Moda para ver na Netflix

Para que possa fazer uma viagem pelo mundo encantado, frenético e alucinante da indústria da Moda.

Ler mais

Coleções 22. 1. 2019

Chanel: Alta-Costura primavera/verão 2019

As paisagens de Jean-Antoine Watteau e o século XVIII (o preferido do designer alemão) serviram de inspiração para os coordenados apresentados no mais recente desfile da Maison francesa.

Ler mais

Curiosidades 10. 9. 2018

As musas de Karl Lagerfeld

Da beleza francesa de Vanessa Paradis ao cool girl americano de Kristen Stewart, revisitamos as musas favoritas de Karl Lagerfeld.

Ler mais

Suzy Menkes 9. 11. 2017

Karl Lagerfeld: An Eye on Photography

The fashion legend chooses his favourite images from the vast display at the Paris Photo exhibition at the Grand Palais

Ler mais

Notícias 13. 10. 2017

Karl Lagerfeld critica Merkel num cartoon

Karl Lagerfeld culpa Angela Merkel pela representação do partido de extrema direita no Parlamento.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK