Lifestyle   Roteiro  

Um roteiro pelos melhores mercados de Natal europeus

02 Dec 2021
By Mariana Silva

Caso esteja à procura de inspiração para a sua próxima viagem, estes são os melhores destinos da quadra natalícia.

Caso esteja à procura de inspiração para a sua próxima viagem, estes são os melhores destinos da quadra natalícia.

Berlim, Alemanha © Getty Images
Berlim, Alemanha © Getty Images

Depois de um ano que obrigou ao fecho das atrações tradicionais natalícias, 2021 promete trazer de novo os melhores mercados de Natal que a Europa tem para oferecer. Entre entretenimento, artesanato e (muita) comida, reunimos numa única lista as cidades que merecem uma visita durante a época festiva.

Berlim, Alemanha 

Graças às dezenas de pequenos mercados que emergem no mês de dezembro, a capital alemã tornou-se conhecida pela sua oferta variada de turismo natalício. Dos eventos mais tradicionais, como o mercado de Natal da Alexanderplatz, até às escolhas de nicho, de exemplo o mercado de inspiração medieval disponível no centro cultural RAW, se há algo que se sabe que nunca irá faltar é o Glühwein - em português, vinho quente - uma bebida tradicional que ajuda a enfrentar as noites mais frias. 

As datas para visita, tal como os preços de entrada, variam entre as ofertas; todavia, prevê-se que a maioria dos mercados de Natal de Berlim feche as portas durante a última semana de dezembro.  

Budapeste, Hungria 

Considerada uma das mais bonitas cidades de Natal da Europa, Budapeste coloca as suas apostas festivas em três principais localizações. A feira de Natal da praça Vörösmarty está aberta desde meados de novembro e, até ao último dia do ano, irá acolher diversas bancas de artesanato e comida tradicional, junto de novos concertos todos os dias. Os restantes mercados dividem-se entre a Basílica de Santo Estevão (Szent István Bazilika) e a vila de Óbuda, no norte da cidade. 

Estrasburgo, França 

Estrasburgo ou Capitale de Noël são as duas expressões que podemos utilizar para nos referirmos à cidade mais natalícia de França. Os mercados de Natal de Estrasburgo não são conhecidos somente na Europa, mas sim ao nível mundial, em parte graças aos cenários inesquecíveis, como a Catedral de Estrasburgo, que funcionam como o melhor fundo para esta experiência festiva. Até dia 26 de dezembro, poderemos deslumbrar-nos com a decoração natalícia desta cidade e, quem sabe, dar um saltinho até à vila francesa de Colmar, que merece igualmente uma visita nesta época do ano. 

Bruges, Bélgica

Para os que veem no Natal uma desculpa para comer (demasiado) chocolate, não haverá melhor recomendação do que os mercados de Natal de Bruges. Este waffle wonderland localizado no norte da Bélgica é um dos melhores destinos europeus, nomeadamente desde que estreou o seu espetáculo de luzes, em 2019, com instalações que enchem as ruas da cidade de espírito natalício (e turistas). Este ano, o Bruges Winter Glow poderá ser visualizado até dia 9 de janeiro, com o mercado de Natal a decorrer por volta das mesmas datas. 

Edimburgo, Escócia

O ambiente acolhedor de Edimburgo já combina na perfeição com a quadra natalícia, porém, quando as suas ruas são embelezadas pelas decorações mais festivais, esta cidade escocesa torna-se num verdadeiro paraíso de Natal. Entre bancas artesanais, carrosséis e um grande ringue para patinar no gelo, não parece faltar nada para colocar a Escócia entre a lista de países para visitar no Natal. Em 2021, após algumas alterações face aos últimos anos, as grandes atrações irão encontrar-se entre os jardins da Princes Street e a George Street, havendo ainda algumas bancas na praça do Parlamento. 

Londres, Reino Unido

Nem só de Winter Wonderland se faz o Natal de Londres, há muitas mais atividades festivas a ser oferecidas pela capital britânica. Desde as ruas que rodeiam Convent Garden até ao mercado de Leicester Square, merece principal destaque o ringue de patinagem do Museu de História Natural que marcará pela última vez o Natal londrino. Quanto à feira presente no Hyde Park, essa estará disponível até início de janeiro, com centenas de atividades, entre entretenimento, comida e artesanato. 

Cracóvia, Polónia

É na cidade de Cracóvia que se localiza o melhor mercado de Natal polaco, mais propriamente entre a praça Rynek Glowny e a Basílica de Santa Maria, que, na verdade, merece ser visitada em qualquer altura do ano. Mas é no Natal que as ruas se enchem de luzes, decorações e bancas prontas a proporcionar uma viagem gastronómica pelas iguarias polacas. E se em algum momento sentir saudades de casa, basta virar a esquina até ao Café Lisboa, onde os pastéis de nata se transformam na atração local.  

Mariana Silva By Mariana Silva

Relacionados


Atualidade  

Morreu Claude Montana, icónico designer dos anos 80

23 Feb 2024

Curiosidades   Atualidade  

Cisnes entre patos

23 Feb 2024

Moda   Street Style  

LFW | Models Off-Duty

23 Feb 2024

Beleza  

LFW outono/inverno 2024 | A beleza nos backstages

22 Feb 2024