Artigo Anterior

Best of | As 8 maiores tendências de Beleza de 2018

Próximo Artigo

Wellness: 7 tendências para 2019

Tendências 19. 12. 2018

Passo a passo: maquilhagem que dura a noite toda

by Farah Shafiq

 

Olhos de panda, lábios borratados e pele oleosa são inevitáveis depois de uma noite de festa, certo? Não de acordo com as experts. A Vogue perguntou, a quem sabe, os seus segredos para uma maquilhagem que dura a noite toda.

© Guy Marineau/Condé Nast via Getty Images

As mais sábias das partygoers são mestres na arte de manter a maquilhagem perfeita ao longo da noite, mesmo depois de o DJ já ter encerrado a pista de dança. Para descobrir o como da questão, e com todas as festa de Natal e Ano Novo que se avizinham, a Vogue pediu a duas experts da indústria de Beleza - Charlotte Tilbury e Jane Richardson -, para partilharem os seus truques para uma maquilhagem de longa-duração, que permanece perfeita e intacta durante toda a noite. 

Primeiro passo: preparar a pele 

Para manter o seu look de Beleza fresco durante toda a noite, preparar a pele é a chave para o sucesso. Neste primeiro passo, um bom primer é essencial para garantir que a maquilhagem permanece intacta, horas a fio.

"É como pintar uma tela, que preparas com gesso antes de avançares para as tintas, de forma a garantir que a superfície está uniforme e sem poros. Os primers de maquilhagem têm este mesmo efeito na nossa pele", explica Charlotte Tilbury, fundadora e diretora criativa da marca de Beleza homónima. "Os primers conseguem uniformizar o tom de pele, disfarçar os poros, proteger a pele dos agentes poluentes e, finalmente, garantir que a maquilhagem dura mais tempo". 

Segundo passo: não exagere na base, menos é mais 

Com a pele preparada, o próximo passo é criar uma tela perfeita. Para isso, o corretor é uma ferramenta indispensável. Ao invés de o aplicar por toda a pele, mantenha o foco em zonas como olheiras, imperfeições ou pigmentações. De seguida, aplique pequenas quantidades de base, ou salte este passo de todo - a dupla primer e corretor garante uma tez mais fresca e uma maquilhagem de longa-duração. 

"O corretor é um must have, e pode ser usado para reduzir as olheiras, ou disfarçar imperfeições e vermelhidões que tendem a ressurgir durante o dia", diz Jane Richardson, Diretora Global de Arte da Nars. "Um bom corretor poderá ser usado sob a maquilhagem ao longo do dia. Aplique sempre de forma leve, para garantir que o produto não se acumula na pele". 

Terceiro passo: fixar com pó 

Para fixar a maquilhagem, aplique um pó fino e solto na pele. Este passo ajudará a matificar e fixar a maquilhagem, ao mesmo tempo que realça e intensifica a radiância natural da pele: é o equivalente a aplicar um filtro na pele, para uma luminosidade instantânea e um efeito soft-focus perfeito. 

"Assim que a sua maquilhagem estiver completa, é importante terminar com um pó, para garantir que tudo permanece no sítio certo durante todo o dia, from desk, to dusk, to disco", explica Charlotte Tilbury. "Também é uma forma de remover qualquer brilho indesejado quando chega a hora de tirar fotografias". 

A maquilhadora aconselha a aplicar pó apenas "na zona T do rosto - no nariz, no queixo e na testa", deixando sempre "as maçãs do rosto livres de pó, para que permaneçam frescas e luminosas".  

Quarto passo: não deixe que o smoky eye desvaneça 

É o look de maquilhagem go-to para as festas que se avizinham, mas para completar um clássico smoky eye com mestria, é importante que este não borrate para além do desejado. 

Jane Richardson recomenda trabalhar o olho por camadas. "Aplico sempre a minha sombra em pó por cima de uma fórmula em creme (seja corretor, sombra em creme, sombra em stick ou lápis) para garantir uma maior fixação, pressionando o pó no creme para um look mais polido. Depois aplico um pó solto para misturar e uniformizar as fórmulas, e reaplico outra camada de cor". 

Quando o tema é eyeliner, aplicamos a mesma regra. "Se o seu lápis de olhos não for smudge-proof ou de longa-duração, lembre-se de aplicar sempre um pó para fixar a fórmula, seguido de um pó solto para suavizar e uniformizar", diz Richardson. 

Para o toque final, é essencial aplicar uma máscara de pestanas à prova de água. "Se tem o tipo de estrutura óssea que permite que as suas pestanas entrem em contacto com a pele da sua pálpebra ou na zona inferior dos seus olhos, aplique um pouco de pó solto para garantir que a fórmula não transfere. Disse pó solto? Bom, estou a sentir que existe uma consistência aqui!". 

Quinto passo: fechar os lábios a sete chaves 

Quando o tema é manter o batom no sítio certo, um lápis de contorno de lábios é o melhor amigo de uma mulher. 

"Para aplicar, olhe para o seu reflexo num espelho e sorria", diz Tilbury. "Este truque ajuda a 'apertar' os lábios, para que consiga ver, precisamente, onde deve aplicar o lápis de contorno de lábios. Comece por traçar uma linha, a partir dos cantos exteriores, que siga o contorno natural dos lábios: este método ajuda a criar a ilusão de lábios mais preenchidos, criar simetria e impedir que o batom saia do sítio, ao mesmo tempo que garante naturalidade. Para garantir uma maior duração do seu batom, aplique o lápis nos lábios todos, e não apenas no contorno dos mesmos". 

Opte por um batom mate, ao invés de um gloss - as propriedades hidratantes e emolientes não secam os lábios, e permitem que a cor dure por mais tempo. "Não tenha medo de trabalhar por camadas", explica Richardson. "Primeiro, aplique um batom mate, e use uma fórmula translúcida no centro dos lábios. Se optar por um gloss, esteja preparada para fazer vários retoques ao longo da noite, e leve o batom consigo". 

Sexto e último passo: retocar 

Que nos leva aos produtos de maquilhagem que deve levar consigo na carteira. Um corretor versátil ajuda a garantir uma tez fresca durante toda a noite. Para além deste, não se esqueça de guardar o batom, para ir retocando ao longo da noite. Para os brilhos indesejados e inevitáveis, Richardson aconselha a "levar toalhetes matificantes para absorver quelquer excesso de oleosidade, bem como um pó e um pincel, para matificar, se necessário". 

Artigos Relacionados

Tendências 11. 1. 2019

Electric feel

Os tons vibrantes migraram do guarda-roupa das estrelas de street style para as paletas de sombras de olhos, eyeliners e máscaras de pestanas de todos os maquilhadores, celebridades e it girls. O resultado? Uma avalanche de néon impossível de resistir.

Ler mais

Tendências 17. 12. 2018

Rainha da noite

A época festiva que se avizinha pode ser sinónimo de lábios vermelhos ou pálpebras brilhantes, mas o look de Beleza do desfile Métiers d’Art 2019 da maison Chanel é tudo o que vamos querer usar nas próximas festas.

Ler mais

Compras 6. 12. 2018

Xmas: viciadas em maquilhagem

Este é o guia da Vogue para os melhores presentes que pode pôr no sapatinho de uma verdadeira makeup addict.

Ler mais

Tendências 5. 12. 2018

Pre-party glow: o guia completo

Limpar. Esfoliar. Aplicar uma máscara. Massajar. Hidratar. Respirar. Este é o guia completo da Vogue para preparar a pele em dez minutos, antes de qualquer festa.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK