Artigo Anterior

Miley Cyrus reflete sobre fama, Moda e família numa entrevista exclusiva

Próximo Artigo

Elle Woods: 20 anos do ícone da Moda

Pessoas 1. 7. 2021

A Princesa Diana em 16 looks icónicos

by Margarida Oliveira

 

Naquele que seria o seu 60º aniversário de Lady Di, revisitamos alguns dos coordenados mais icónicos da eterna Princesa do Povo.

© Getty Images

Terá havido um tempo em que retratos monárquicos eram feitos tendo por base moedas do seu país. O artista incumbido de representar determinada figura real recebia uma moeda com o perfil a partir do qual iria retratar uma pessoa que, nove em 10 vezes, nunca tinha visto presencialmente. Na era da fotografia, o retrato real ultrapassa a pintura a óleo, e a Princesa Diana eterniza-se no seu estilo.  

Cindy Crawford refere Diana Spencer como um “ato de classe que nos mostrava o que uma princesa moderna deveria ser”. A figura da Princesa de Gales parece assumir uma relevância intemporal, tendo a jornalista Julia Pitaluga, num artigo para a Vogue Brasil, referido Lady Di como um “ícone de inspiração imortal”. 

Ao longo do seu percurso, Lady Di foi-se afirmando enquanto uma figura individual independente da tradição monárquica. Tal evolução foi acompanhada pelo seu estilo. Desde as cores fortes e cortes acentuados até ao estilo prático e intemporal, podemos, através dos coordenados que escolhia, reconhecer o momento em que Diana deixou de tentar integrar-se na monarquia e começou a assumir um gosto individual que, até aos dias de hoje, nos influencia.

Hailey Bieber, Camille Charrière, Kaia Gerber, e tantas outras personalidades, adotaram os cycling shorts à semelhança de Diana – com uma oversized sweatshirtdad sneakers e umas meias desportivas. Um oversized look que se torna feminino com os tight shorts. O simples ato de exibir as pernas nuns cycling shorts, foi uma opção altamente disruptiva.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Camille Charriere (@camillecharriere)

 

A liberdade de apresentação parece-nos natural na atualidade, mas aquilo que eram os looks “ousados” de Diana, que fugiam da tradição da representação de uma princesa, foram opções conscientes de uma mulher que representava o futuro de uma monarquia adaptada à atualidade e não congelada na sua própria história. Diana utilizou os seus looks enquanto afirmações públicas de poder, controlando assim a narrativa sobre si própria nos media. O icónico little black dress que vestiu após terem sido publicadas notícias da infidelidade de Príncipe Charles, o seu marido, foi uma afirmação de independência de Charles e, consequentemente, da monarquia.

A Diana que passeava pelo parque com as mãos nos bolsos, umas botas texanas, um blazer oversized e um boné não é a mesma Diana que, numa camisola de malha colorida, se escondia atrás da figura de Charles. Impedida de se afirmar através do discurso, Diana afirmou-se visualmente, declarando a sua posição como a mais adorado e mediático membro da família real britânica.

Antes do atual culto de celebridades já a Diana Spencer ocupava a imprensa internacional, tendo-se transformado numa figura influente e consciente da sua influência que não se abstém da intervenção pública. A aura de acessibilidade inacessível da Princesa do Povo, uma descrição difícil de conciliar, foi-nos relembrada recentemente com o fenómeno mundial The Crown. Valorizada e criticada em igual medida, Lady Di representa a realidade de uma mulher moderna – sempre demasiado e nunca suficiente.

Artigos Relacionados

Pessoas 13. 5. 2021

Os segredos do guarda-roupa cor-de-rosa de Princesa Diana

Por vezes, a cor favorita da princesa codificava os momentos de alegria, de firmeza e de autoconfiança crescente; outras vezes, o seu amor materno. Aqui estão 30 razões para amarmos sempre Diana, em rosa.

Ler mais

Pessoas 30. 8. 2019

My Fair Lady: o estilo da eterna Princesa Diana

Nunca foi só Princesa, nunca foi só do povo. Lady Diana Spencer foi um ícone.

Ler mais

Notícias 10. 4. 2019

Façamos uma vénia a Emma Corrin, a princesa Diana de The Crown

Uma atriz britânica praticamente desconhecida do público ficou com o papel de Diana Spencer na aclamada série original da Netflix The Crown. Mas quem é Emma Louise Corrin?

Ler mais

Agenda 21. 12. 2017

Diana, o musical

Depois de tantos documentários, biografias e filmes de época, o que estávamos a precisar era de um musical. O dia do casamento de Diana Spencer e Carlos, Príncipe de Gales, foi o momento escolhido para a adaptação.

Ler mais

Tendências 31. 8. 2017

Jacquemus featuring Lady Di

O título honorífico de "Camisa da Estação" já teve muitas vencedoras só este verão, mas quando surge uma peça muito perto da perfeição e que, ainda por cima, nos atira a imaginação para o guarda-roupa da Princesa Diana, sabemos que encontrámos "a tal".

Ler mais

Suzy Menkes 30. 8. 2017

Diana - e a sua linguagem do vestuário

Longe de ser uma fashionista, a Princesa de Gales escreveu a história da sua jornada que começou como artistocrata com um único vestido e ascendeu a super-estrela internacional.

Ler mais