Atualidade   Lifestyle   Curiosidades  

Sente que num ápice atingiu a idade adulta? Pode estar a passar pelo Retorno de Saturno.

01 Jul 2021
By Lisa Stardust

Esqueça o Mercúrio Retrogrado. Se estiver no final dos vinte ou início dos trinta e a sua vida estiver a mudar de forma abrupta - profissionalmente e pessoalmente - então poderá estar a sofrer esta transformação astrológica. A astróloga Lisa Stardust explica-nos tudo.

Esqueça o Mercúrio Retrógrado. Se estiver no final dos vinte ou início dos trinta e a sua vida estiver a mudar de forma abrupta - profissionalmente e pessoalmente - então poderá estar a sofrer esta transformação astrológica. A astróloga Lisa Stardust explica-nos tudo.

© Oliver Hadlee Pearch/Art Partner
© Oliver Hadlee Pearch/Art Partner

Já deve estar familiarizado com o termo Mercúrio Retrógrado - o fenómeno astrológico que pode causar grandes estragos na nossa vida - o conceito Retorno de Saturno é algo menos abordado. Ocorre entre os 27 e 29 ano e acontece quando o planeta Saturno retorna ao seu signo e ao grau onde estava quando nasceu. Esta transição leva aproximadamente dois anos e meio. Saturno é conhecido pela sua natureza pesada, austera, poderosa e dominante. Associado a ideias de estrutura, organização e rigidez, é o mestre cármico do zodíaco, está lá para se assegurar que estamos a fazer o que é suposto estarmos a fazer.

O Retorno de Saturno funciona como uma espécie de despertador cósmico - um wake-up call astrológico que ocorre no final dos 20, 50 e início dos 80. É um momento de auto-reflexão e planeamento, e sobretudo, uma forma de verificar se estamos ou não no caminho, seja em termos profissionais, no amor ou nas relações que construímos com amigos e família.  

Se sente que não está num bom caminho, Saturno é uma boa forma de o ajudar a se reajustar. Por exemplo, uma relação requer trabalho e se nós não estivermos dispostos a dedicar tempo, outras áreas da nossa vida podem sofrer com a natureza cármica do Retorno de Saturno. Como, por exemplo, se estiver numa situação que não o deixe brilhar ou viver a melhor vida que pode, vai ser neste período astrológico que esses problemas atingem o seu auge. 

Quando se trata do Retorno de Saturno, é importante fazer uma mudança cósmica a todos os aspetos da nossa vida. Repensar as nossas decisões e incutir mudanças na nossa vida irá gerar resultados, uma vez que o Retorno de Saturno recompensa sempre aqueles que estão a evoluir o seu espírito e a mudar as suas vidas. 

Como agir durante o Retorno de Saturno

Perdoar o passado 

Diz-se que Saturno representa uma figura paternal do início das nossas vidas e/ou estruturas da sociedade, daí as questões relacionadas com a família ou figuras de autoridade entram frequentemente em jogo. Cabe-nos a nós tentar consertar estas relações, situações e traumas do passado, a fim de as superar. 

Compreender os papéis que algumas figuras desempenharam no início das nossas vidas e lidar com os transtornos emocionais ou com as desilusões que nos deixaram, vai ajudar a eliminar as emoções reprimidas para que assim consigamos avançar na nossa vida. O Retorno de Saturno pode ser um momento auspicioso para a cura, incitando-nos a ver os outros e certas relações sob uma nova luz. 

Planear o futuro

O primeiro Retorno de Saturno é a nossa porta de entrada na idade adulta. É o momento em que começamos a construir as nossas carreiras e a fortalecer as nossas relações com a família e amigos. Em vez de irmos à discoteca todas as noites, é altura de pensarmos em ficar em casa e prepararmo-nos para uma reunião de negócios ou compromisso no dia seguinte. Em vez de saltarmos de namoro em namoro, procuramos uma relação a longo prazo.

O segundo Retorno de Saturno acontece durante a nossa meia-idade e deveremos ver esse fenômeno como uma oportunidade para planear a próxima etapa da nossa vida. Onde queremos evoluir? O que é que pretendemos alcançar? E como o podemos fazer?

Já o terceiro Retorno de Saturno ocorre nos últimos anos da nossa existência e representa um momento para pensar sobre o tempo que esta e como tirar o melhor partido dele. 

Saturno é um planeta de compromisso e estrutura. Definir uma rotina é fundamental para que não estejamos a perder tempo. Usar este fenómeno como um momento para criar um plano para o que pretende realizar e quando e como o pretende fazer. Lembre-se de ser honesto consigo mesmo. Não se critique, muito menos se julgue; ouça os seus sentimentos e coloque-os em primeiro lugar.

Aprenda a ser responsável 

Saturno é um planeta que nos dá mais valor, fortuna e adoração àqueles que demonstraram que querem fazer o trabalho necessário para melhorar as suas vidas. Haverá testes durante esse período que nos obrigam a fazer escolhas que definirão o nosso futuro. Por exemplo, é imperativo encontrar o equilíbrio entre a vida profissional e a vida privada. O Retorno de Saturno pede-nos que sejamos mais responsáveis, ou seja, temos de fazer escolhas, não podemos passar a noite de discoteca em discoteca se tivermos uma grande reunião pela manhã. Ser responsável significa levar as coisas a sério.

Irão surgir diversos conflitos internos, uma vez que o universo nos está a forçar a abandonar pessoas, situações ou comportamentos que já não acrescentam nada na nossa vida ou que não nos permitem melhorar, dando espaço para que outras oportunidades floresçam. 

Embora tentador, em vez de ir por atalhos, agarre a oportunidade e coloque toda a sua energia neste processo, para garantir que cuida dos assuntos de uma forma responsável. Saturno é um planeta cármico, por isso é importante perceber que irá colher o que semear,é preciso ter cuidado com a forma como lida com as situações. 

Reflexão

Os três Retornos de Saturno (em especial o segundo e terceiro) são ótimas oportunidades para olhar para trás e refletir sobre a sua vida. Já fez tudo o que queria? Tem algum arrependimento? Este é o momento de tomar nota e avaliar se escolheu o melhor caminho para si, perdoar o que quer que seja que deixou para trás e fazer as pazes consigo.

Olhar para a juventude durante o segundo Retorno de Saturno e fazer um balanço de tudo o que conquistou é importante, porque tem tempo para viver os seus sonhos e visões. Este processo de reflexão assegurará que voará mais alto durante o terceiro Retorno de Saturno para que consiga entender o que é para si uma vida bem vivida.

Outra oportunidade

Sendo o planeta mestre do zodíaco, Saturno dar-nos-á tantas oportunidades quantas aquelas que precisarmos, para que possamos repetir as mesmas relações, situações e escolhas uma e outra vez até acertarmos - embora as repercussões possam ser mais difíceis e mais desafiantes cada vez que errarmos. 

Para nos manter sob controlo, a cada sete anos Saturno dá-nos um abanão cósmico. Encontraremos situações semelhantes com os mesmos jogadores que irão questionar o caminho que estamos a seguir. Além disso, vai fazer com que adotemos uma abordagem diferente para com os conflitos, as relações e mudemos a nossa forma de lidar com alguns assuntos. É um teste que Saturno nos está a dar para termos a certeza de que não estamos a brincar e que estamos a levar a sério alguns aspetos importantes das nossas vidas.

As recompensas do Retorno de Saturno

Se não aprender com as lições que Saturno está a trazer, haverá repercussões. Saturno ajuda-nos a aprender com os nossos erros. Podemos e iremos cometer esses erros vezes sem conta até finalmente percebermos o que precisamos de mudar. 

Pense nas recompensas que podem e serão dadas pelo cosmos se agirmos de acordo com o universo e vivermos a nossa verdade - as possibilidades são infinitas. Podemos obter uma promoção, uma relação amorosa duradoura e saudável ou tornarmo-nos bem sucedidos, isto se jogarmos segundo as regras impostas por Saturno.

Lisa Stardust By Lisa Stardust

Relacionados


Moda   Compras   Tendências  

Trend Alert | Deep V

20 Jun 2024

Eventos   Atualidade  

Tudo o que precisa de saber sobre o Vogue World: Paris

20 Jun 2024

Moda   Entrevistas  

Moda, costume português | ARNDES

20 Jun 2024

Curiosidades  

Os 7 momentos mais emblemáticos de Jourdan Dunn ao longo da sua carreira na Moda

19 Jun 2024