O mar enrola na areia
Belle du jour: Nicole Kidman
Tendências 18. 6. 2018
Quem as tem não as adora, mas também não as odeia. Quem não as tem gostava de as ter, e não se sente propriamente orgulhosa de dizer que já as tentou pintar uma ou outra vez pelo rosto fora. Gostos à parte, até porque esses nunca se discutem, a única certeza que temos é que elas são a nova obsessão da indústria da Beleza.
©Getty Images; Instagram
Um mês depois de Meghan Markle e o Príncipe Harry terem dado o nó, pode parecer um pouco estranho continuarmos a falar sobre o Casamento Real que fez parar o mundo, mas prometemos que temos boas razões para fazê-lo. Entre a simplicidade e elegância do vestido com assinatura Givenchy, o brilho da tiara e a maquilhagem glowy, cortesia do maquilhador Daniel Martin, houve outro pormenor no rosto da Duquesa de Sussex que nos fez olhar duas vezes. Não estamos a falar do sorriso de orelha a orelha, mas antes das sardas da noiva, que se faziam notar à distância, com uma naturalidade invejável.
Para as seguidoras mais devotas de Meghan Markle, a escolha de deixar as sardas à vista no grande dia não foi coincidência: ao longo dos anos, e particularmente nos dias que correm, a pele naturalmente radiante, a maquilhagem mais discreta e a visibilidade das sardas tem sido o look de assinatura da Duquesa de Sussex e uma das muitas facetas do agora convencionado efeito Meghan Markle.
Surpreendente ou não, tudo o que tem o nome Meghan Markle associado transforma-se em ouro da noite para o dia e o visual de Beleza da Duquesa de Sussex não foge à regra. Para além das pesquisas do Google com "Meghan Markle freckles" terem registado uma subida de 100% no passado mês, a popularidade dos pequenos pontos no rosto da ex-atriz desencadearam um movimento de tatuagens de sardas semi-permanentes, na esperança de conseguir o mesmo efeito natural.
A tendência estava ditada e aprovada. Poucas semanas depois do Casamento Real, as primeiras imagens da capa de julho da edição britânica da Vogue surgiam um pouco por toda a parte, com a cantora Ariana Grande a revelar um visual muito mais natural do que aquele a que nos habituou. Para além do cabelo loiro solto, uma escolha que contrasta com os característicos apanhados da artista norte-americana, as sardas tímidas mas visíveis, do nariz às maçãs do rosto, mostravam um lado mais puro e cru de Ariana Grande.
A imagem juntava-se a muitos outros exemplos de como as sardas estavam a ganhar, ainda que lentamente, a atenção desmedida da indústria - Gisele Bündchen e Adwoa Aboah são dois exemplos de modelos que abraçaram as sardas em diversas capas de edições internacionais da Vogue e de outros inúmeros títulos e, mais recentemente, Christina Aguilera transformou-se de forma drástica para a edição 2018 da revista Paper, com um look inesperadamente natural que exibia, sem complexos ou máscaras, as sardas da cantora.
Em entrevista à edição britânica da Vogue, Terry Barber, diretor artístico de maquilhagem da MAC, defendeu que o movimento pode ser considerado como uma reação à perfeição falsa que as redes sociais disseminam. "Revelar e enfatizar as sardas é mais um dos exemplos de como as mulheres desejam ter uma pele mais real, natural, fresca e arejada", disse. "Definitivamente, existe uma tendência de voltar à ideia de uma pele sem esforço e bem hidratada, mesmo que se esteja a usar maquilhagem", um conceito que o diretor artístico de maquilhagem vê refletido na ideia de "acrescentar um pouco de luminosidade natural" à pele.
"Ainda me sinto incrédula pelo facto de as sardas se estarem a destacar cada vez mais na indústria... Nunca via modelos com sardas quando estava a crescer, e isso sempre me levou a acreditar que nunca poderia ser modelo.", escreveu Aleece Wilson numa publicação de Instagram. "Nunca achei que as minhas sardas fossem bonitas, e as pessoas diziam-me que existiam diversos métodos para as remover de forma permanente, já para não falar dos comentários e piadas terríveis que ouvia constantemente sobre as minhas sardas", disse. Nos dias de hoje, o panorama não podia estar mais longe deste cenário, com nomes sonantes como Emma Watson, Elsa Hosk, Beyoncé, Demi Lovato, Zoë Kravitz ou Kylie Jenner a exibirem orgulhosamente a naturalidade das suas sardas e a transformarem-se numa fonte de inspiração para quem tem estes característicos sinais no rosto.
Apesar do espírito fresco e jovem a que as sardas estão associadas, e de mulheres icónicas como Charlotte Rampling, Twiggy, Sade ou Mia Farrow terem demonstrado o seu poder ao longo dos anos, deixá-las brilhar quando se coloca maquilhagem no rosto pode ser uma tarefa difícil: fórmulas com demasiada cobertura tendem a tapá-las por completo, e fórmulas demasiado leves deixam uma sensação de esforço perdido. A escolha infalível é encontrar o meio-termo e optar por fórmulas translúcidas, como hidratantes com cor, e corrigir apenas as áreas do rosto que são necessárias. Em alternativa, como explica Terry Baber à Vogue britânica, "pode aplicar a base e remover a fórmula das zonas do rosto onde quer que as sardas se notem mais".
Para as mulheres que sonham com sardas à Meghan Markle, mas que não querem aproximar-se das agulhas ou recorrer eternamente aos filtros mágicos do Snapchat, a esperança não está perdida. Com um lápis de sobrancelhas ou dois, em tons diferentes para conseguir um efeito mais natural, é possível criar a ilusão de que aquelas sardas sempre estiveram ali. O truque dos maquilhadores? "Concentrar as sardas falsas maioritariamente no nariz e à volta dele, com toques mais leves nas maçãs do rosto e na testa", explica Terry Barber. Outro ponto essencial é "usar vários níveis de pressão para conseguir tamanhos diferentes e uma dispersão mais aleatória", para garantir que as sardas, apesar de falsas, têm um efeito verdadeiramente realista.
Sejam autênticas como as de Meghan Markle e Kylie Jenner, ou falsas como as de Selena Gomez no videoclip do tema Fetish, a única certeza é que as sardas são o acessório mais querido do mundo da Beleza. Se ainda lhe restam algumas dúvidas de que a tendência veio mesmo para ficar, a única prova que precisa está na fotogaleria em cima.
Tendências 14. 12. 2018
Belle de Jour: Meghan Markle
Embarcámos numa viagem pelo tempo e traçámos a evolução dos looks de Beleza de Meghan Markle, de atriz de sucesso na série Suits a Duquesa de Sussex.
Ler maisVídeos 4. 6. 2018
Autoexpressão | Jogos sem fronteiras: o passo a passo
Brilho nas zonas certas, como se tivesse dado o mergulho perfeito no mar.
Ler maisCompras 15. 5. 2018
Au naturel
Com a chegada das temperaturas altas, não é segredo que queremos fórmulas cada vez mais leves, que deixem a tez verdadeiramente fresca e natural. Para um efeito quase nu, de "a sua pele, mas melhor", a Vogue elege os produtos de maquilhagem que concretizam, de forma literal, o desejado #semfiltros.
Ler maisPessoas 16. 10. 2017
Following Now: Adwoa Aboah
Com um espírito de badass, estilo tomboy e beleza inconfundível, era impossível para Adwoa Aboah escapar do radar da Vogue - e dos seus quase 350 mil seguidores.
Ler mais