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Milano Worldwide 2020, o projeto Baxter que é amor à primeira vista

15 Oct 2020
By Rui Matos

Já diz a sabedoria popular que quem espera sempre alcança e, recentemente, a marca de design italiana apresentou Milano Worldwide 2020. E é caso para dizer que a espera valeu a pena.

A coleção de 2020 da Baxter era para ter sido lançada em abril passado, mas por esta altura todos sabemos porque é que os planos tiveram que ser adiados (sim, isto é para ti coronavírus). Já diz a sabedoria popular que quem espera sempre alcança e, recentemente, a marca de design italiana apresentou Milano Worldwide 2020. E é caso para dizer que a espera valeu a pena. 

O processo de pesquisa e design desta coleção começou há mais de um ano e, curiosamente, o mood que havia sido idealizado não poderia estar em melhor sintonia com os temos que vivemos. O objetivo era simples: trabalhar com formas e tons suaves que acabariam por criar uma sensação de proteção dentro de nossas casas. Ou seja, tudo aquilo que andamos à procura neste momento. Mais do que nunca queremos que as nossas casas sejam o nosso porto seguro, o nosso santuário.

“Se não podem vir até nós, porque é que não vamos nós até eles?”, questionou Paolo Bestetti, CEO da Baxter, quando percebeu que o lançamento de 2020 não iria acontecer na feira de design de Milão, o Salone del Mobile, devido à pandemia mundial provocada pelo novo coronavírus. Mas foi durante o período de lockdown que a Baxter decidiu tornar a coleção de 2020 num projeto, o Milano Worldwide 2020, onde o objetivo era envolver os parceiros e, junto com eles, apresentar as novas propostas para a comunidade profissional e para todos os admiradores da marca.

O desafio principal desta nova abordagem era perceber como é que as pessoas iam entender a nova coleção à distância, mas sempre com a essência da Baxter, que é mais do que design, é emoção e senhorilidade. “Procuramos combinar a tecnologia com a emoção e a fisicalidade do produto, deixar as pessoas entrarem na nova casa da Baxter e levá-las numa jornada dentro desta casa,” confessa Bestetti. “Essa foi a primeira etapa relacionada à parte digital. A outra etapa, diz respeito à parte física, o contacto. A Baxter sempre pesquisou cores e materiais e esse é um aspeto muito difícil de ser transmitido à distância. O material é algo que tu sentes e que dá emoções. De seguida, mudamos fisicamente a nossa pesquisa nas instalações dos clientes e o que mais nos fascinou foi a reação deles ao verem os novos produtos ultrassecretos com uma mistura de pistas digitais e sensoriais.”

 

Esta coleção é, na sua essência, caracterizada por formas orgânicas, proporções exageradas e materiais muito ricos ao toque - tapetes texturizados, latão e mármores. Enquanto isso, as paletas de cores vivem em perfeita harmonia com toda a linha: tons ricos de chocolate, de mirtilo, nudes, rosa e amarelo pastel. Draga & Aurel, Paola Navone, Federico Peri, Pietro Russo e Studiopepe são alguns dos nomes que trabalharam com a equipa residente da Baxter na criação desta coleção.

A tecnologia foi o grande aliado da Baxter e para Luigi Bestetti, presidente da Baxter: “Foi uma novidade. Foi algo que eu genuinamente gostei: estar sentado à minha secretária e ver toda a equipa num ecrã para discutir sobre as novidades. Fazer alguma coisa nova e acertar logo de imediato é aquilo que me mantém vivo. O projeto Milano Worldwide 2020 pode ser visitado no website da marca, onde existem vídeos, descritivos e muitas imagens - daquelas que nos fazem dizer “preciso de renovar a minha casa.”

Rui Matos By Rui Matos

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