Artigo Anterior

A saúde mental sobe ao palco

Agenda 4. 6. 2021

Arte no estacionamento

by Joana Rodrigues

 

Quando foi a última vez que foi a um museu? E quando foi a última vez que foi a uma exposição num parque de estacionamento? Apostamos que esta nunca tinha ouvido antes.

O autor A.D Posey dizia que “a arte está em todo o lado”. Talvez o museu seja o local predileto para visitar uma exposição, mas pode ser que já se tenha deparado com uma pequena mostra, por exemplo num parque, ou mesmo num centro comercial. Porque, de facto, a arte não é circunscrita ao museu, pode estar em qualquer lugar. Mas o que acontece quando o conceito de exibição se mistura com a dimensão urbana da cidade?

Uma exposição de arte, livre de custos para os artistas, num parque de estacionamento em construção – é o Mercado P’LA ARTE. A iniciativa é da plataforma P’LA ARTE, uma entidade sem fins lucrativos pela defesa e promoção das artes em Portugal, em parceria com a VIC Properties. No próximo dia 5 de junho, entre as 10 e as 19 horas, vão estar expostas as obras de quarenta artistas no Prata Riverside Village, no Braço de Prata, em Lisboa.

Depois de 2020 ter cancelado todos os nossos planos, a cultura foi um dos setores mais afetados, com o fecho temporário de muitos museus e restrições à entrada de visitantes. Agora, num incentivo a que os artistas se reergam desta crise, o Mercado P’LA ARTE surge como uma oportunidade para interagir diretamente com o criador, em segurança.

Para além da exposição, o mercado dispõe, ainda, de uma pequena loja de livros de editoras independentes. Poderá, ainda, conseguir um insight acerca do processo criativos e de abordagens artísticas, numa conversa em primeira-mão com artistas plásticos. Para apoiar a cultura não precisa de ir a um museu, agora basta visitar o parque de estacionamento.

Artigos Relacionados

Roteiro 2. 6. 2021

Fragile Concrete: Uma reflexão visual do isolamento social

Mária Svarbová explora na sua obra fotográfica a relação entre o homem e o cimento, replicando a tensão que reflete a sensação que o distanciamento social nos trouxe.

Ler mais

Tendências 1. 6. 2021

Na dúvida, escolha cor - todas as cores

Seja azul, laranja, verde fluorescente ou rosa, as cores devem fazer parte do quotidiano estival. Os seus poderes rejuvenescedores marcam o compasso para o começo de uma nova estação que, acima de tudo, se quer colorida.

Ler mais

Roteiro 20. 4. 2021

Cinco peças para voltar aos teatros

O público enche a sala, com a devida distância de segurança. Ajeitam-se as máscaras. As luzes apagam-se. Ilumina-se o palco. E começa o espetáculo. As portas do teatro estão de novo abertas, para fazer rir, chorar e pensar.

Ler mais

Tendências 23. 3. 2021

Ainda é preciso chocar para se ser criativo?

E quando a criatividade choca quem a vê, trata-se de provocação ou de mau gosto? Ou de nenhuma das duas e, simplesmente, é só o que tem de ser? Em terras de virgens ofendidas, como é o mundo em que vivemos atualmente, quem tem a coragem de desafiar as leis da criatividade é rei.

Ler mais