Artigo Anterior

Para a melhor mãe do mundo

Roteiro 2. 6. 2021

Fragile Concrete: Uma reflexão visual do isolamento social

by Joana Rodrigues

 

Mária Svarbová explora na sua obra fotográfica a relação entre o homem e o cimento, replicando a tensão que reflete a sensação que o distanciamento social nos trouxe.

Helénê and Pâris © Maria Svarbova | © Maria Svarbova for Kolektiv Cité Radieuse, with the kind authorization of Le Corbusier Foundation ©FLC I ADAGP Paris 2021

Máquinas para viver”, é assim que o arquiteto Le Courbusier descreve o que é uma casa. Foi nas unidades de habitação (Unité d’Habitation) em Marselha, projetadas pelo arquiteto francês, que a fotógrafa encenou a sua reflexão, e é lá que estará em exposição. A estética modernista de Mária Svarbová alia-se à contemplação da viagem em que embarcou a sociedade, e onde nos trouxe a necessidade repentina de nos afastarmos uns dos outros. A distância imposta pela pandemia e a incomunicabilidade entre os humanos são temas postos em perspetiva através de referências à mitologia Grega.

Nascida na Eslováquia em 1988, Mária Svarbová cresceu num país pós União Soviética, onde as marcas da arquitetura socialista ficaram no cenário. A ausência de emoção dos modelos, aliada ao retrato de histórias de amor – como a de Helena e Páris – e de antagonismos humanos – como o mito de Eros e Thanatos - espelha a tensão que é a imagem de marca de Svarbová.

A coleção de vinte fotografias estará em exposição nas unidades de habitação de Le Corbusier, em Marselha, entre o próximo dia 26 de junho e 27 de agosto.

Artigos Relacionados

Notícias 23. 7. 2018

A par e passo com a arquitetura

Para palmilhar as ruas de Lisboa com as linhas minimais do MAAT aos seus pés, este é o sapato de eleição, fruto da parceria entre o museu e a marca de calçado Paez.

Ler mais

Curiosidades 18. 6. 2018

O amor e um museu

Quando pensávamos que Beyoncé e Jay Z não nos conseguiam surpreender, eis que o casal disponibilizou um álbum conjunto de forma inesperada. É caso para dizer: go big or go home.

Ler mais

Entrevistas 22. 5. 2018

Um passeio por Copenhaga com Pernille Teisbaek

Minimalista e arrojada, a influenciadora de Moda e stylist Pernille Teisbaek é a mais recente protagonista da série digital Mango Journeys.

Ler mais

Agenda 13. 12. 2017

Azzedine Alaïa em exposição

Depois da triste notícia da sua morte, em novembro passado, acabamos o ano com uma boa nova. O trabalho do designer vai estar em exposição no Design Museum, em Londres.

Ler mais

Notícias 8. 9. 2017

Até sempre, Pierre Bergé

Formou dupla de ouro no universo da Moda ao lado de Yves Saint Laurent, lutou pelos direitos homossexuais e contribuiu para a promoção e produção da cultura e da arte. Morreu hoje aos 86 anos, em Paris, mas tão cedo não nos vamos esquecer de Bergé.

Ler mais

Notícias 7. 9. 2017

Vida, arte e estilo de Frida Kahlo em exposição

Frida Kahlo é um ícone e uma inspiração. Não há dúvidas em relação a isso. É das figuras femininas mais influentes do mundo, pela forma como se expressava na sua arte e na sua roupa.

Ler mais