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O cinema e as relações humanas em destaque no FEST

27 Jul 2020
By Mathilde Misciagna

Em tempos incertos como os que vivemos, a arte é provavelmente a única certeza que temos e é fulcral que contribuamos para a sua preservação.

Em tempos incertos como os que vivemos, a arte é provavelmente a única certeza que temos e é fulcral que contribuamos para a sua preservação.

Babyteeth, de Shannon Murph
Babyteeth, de Shannon Murph

Num ano que ficará marcado pelo distanciamento social, a sétima arte pode bem ser o elo de ligação entre todos nós. Um escape para mundos alternativos, que nos confortam, desafiam, fazem rir, levam-nos em aventuras inesperadas, que por enquanto não poderemos experienciar in loco, mas fá-lo-emos através das personagens. O cinema é uma porta aberta, onde todos somos convidados e temos um lugar sentado para usufruir da viagem. E é por isso que festivais de cinema como o FEST são tão importantes, especialmente agora. Desde a sua fundação em 2004, que o FEST - Festival Novos Realizadores | Novo Cinema rapidamente se tornou numa das mais proeminentes mostras do cinema inovador e de cineastas emergentes; bem como numa plataforma para profissionais de cinema, nacionais e internacionais, em ascensão ou já estabelecidos, se encontrarem e desenvolverem novos projetos e procurarem sinergias. Ainda que distanciados, é importante apoiarmos e darmos voz à arte, que é e sempre será o remédio para as maleitas dos povos. 

Realizando-se na cidade costeira de Espinho, no Norte de Portugal, o FEST apresenta uma seleção de longas e curtas-metragens e um extensivo programa de indústria que inclui masterclasses, workshops, debates, roundtables, casos de estudo e um evento focado em pitching e co-produções. Para além de apresentar os mais promissores talentos cinematográficos dos quatro cantos do mundo, também junta alguns dos maiores nomes do cinema, influenciadores, decisores e peritos da indústria. O ponto de encontro perfeito para os aficionados. 

Maternal, de Maura Delpero
Maternal, de Maura Delpero

Sob o tema, As Close as Far Away Can Be, a programação de longas-metragens da competição internacional do FEST traz histórias de amor e de luta, de guerra e de descoberta, de libertação e de morte, numa seleção de dez filmes que se estreiam, de 2 a 9 de agosto, nas salas de cinema portuguesas. A competição internacional, que este ano integra 10 obras de cineastas emergentes, vai decorrer, em simultâneo, em Espinho (Auditório da Junta de Freguesia de Espinho), no Porto (Cinema Trindade e Casa Comum/Reitoria da Universidade do Porto) e em Lisboa (Cinema Ideal). Em 2020, o FEST traz pela primeira vez à cidade de Espinho uma sala de Cinema Drive-In, com sessões bi-diárias. As sessões ao início da noite focam-se no cinema de comédia, e as Midnight Screenings contam com filmes de terror e fantasia, para os mais aventureiros. Não sabemos quanto a si, mas a ideia de cinema no conforto do carro a ingerir uma quantidade obscena de pipocas e especialmente sem ouvir os sussurros dos demais espetadores, parece-nos uma ideia extremamente convidativa e diferente - qualquer novidade nos dias que correm será muito bem recebida.

Lovemobil de Elke Lehrenkrauss
Lovemobil de Elke Lehrenkrauss

No quadro da programação, que incluirá ciclos de cinema documental, de humor, terror e fantástico, destacam-se as interpretações no feminino, com uma seleção de histórias que tocam temas como maternidade (Maternal, de Maura Delpero), a vida na favela (Pacificado, de Paxton Winters), o conflito na Ucrânia (Earth is blue as an orange da cineasta Iryna Tsilyk), saúde mental (Babyteeth, de Shannon Murph com interpretações de Ben Mendelsohn e do Youtuber Toby Wallace, que cria um retrato enternecedor e provocador sobre as diferentes formas de lidar com a doença), prostituição na Alemanha contemporânea (Lovemobil, de Elke Lehrenkrauss) ou luta contra a opressão das mulheres (Papicha, de Mounia Meddour).

Pacificado, de Paxton Winters
Pacificado, de Paxton Winters

Programação 

Babyteeth, Shanon Murphy, Australia, 2019Jumbo, Zoé Wittock, França, Bélgica, Luxemburgo, 2020Lovemobil, Elke Margarete Lehrenkrauss, Alemanha, 2019Maternal, Maura Delpero, Itália, Argentina, 2019,Meanwhile On Earth, Carl Olsson, Suécia, Dinamarca, Estónia, 2020Pacificado, Paxton Winters, Brasil, fic., 2019Papicha, Mounia Meddour, Algéria, França, Bégica, Qatar, 2019Patrick, Tim Mielants, Bélgica, 2019The Earth Is Blue as an Orange, Iryna Tsilyk, Ucrânia, Lituânia, 2020Wildland, Jeanette Nordahl, Dinamarca, 2020,

Consulte a restante programação em FEST.

Mathilde Misciagna By Mathilde Misciagna

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