Artigo Anterior

A Princesa Diana em 16 looks icónicos

Pessoas 13. 7. 2021

Elle Woods: 20 anos do ícone da Moda

by Joana Rodrigues

 

Legally Blonde comemora hoje duas décadas, por isso assinalamos a data com os momentos e looks mais icónicos do filme.

Legally Blonde (2002)

Foi neste dia, em 2001, que estreou pela primeira vez Legally Blonde, o hino feminista interpretado pela atriz Reese Witherspoon. Inspirado na obra de Amanda Brown com o mesmo nome, que relata a sua experiência enquanto uma loira na Faculdade de Direito da Universidade de Stanford, o filme é mais do que uma comédia ou um clássico chick flick. Legally Blonde marcou uma geração com o enaltecimento do estereótipo da bimbo - e, claro, com a defesa da legitimidade de um sentido de moda convencionalmente feminino. 

Elle Woods, interpretada por Witherspoon, decide candidatar-se a Direito na Universidade de Harvard para tentar reatar a relação com o seu ex-namorado, que a deixou por ser loira demais - no seu sentido metafórico, claro. Num desafio ao rótulo de bimbo (loira, atraente, mas burra), Elle não só entra no curso, como enfrenta todos os seus desafios com um sorriso, acabando por se tornar das melhores alunas da turma. 

A motivação da personagem rapidamente deixa de ser o ex-namorado, para passar a ser a sua própria aspiração e ambição profissional. Neste conto de esperança, sucesso e empenho, Elle torna-se uma ativista pelos direitos humanos e uma defensora da igualdade de género, mas sem abdicar do que a torna quem ela é. Sem nunca ter prescindido dos saltos altos e do cor-de-rosa, a personagem é uma inspiração e um desafio à ideia de que uma mulher tem de dispensar a sua feminilidade para ser aceite no mundo do trabalho. Newsflash: usar vestidos vistosos em nada afeta as competências profissionais.

Selecionámos alguns dos looks mais icónicos de Elle Woods que vão apelar ao seu lado mais feminino com muito cor-de-rosa, mesmo ao estilo da Moda dos anos 2000.

Keywords

roteiro cinema moda

Artigos Relacionados

Eventos 17. 7. 2021

Festival de Cannes 2021: todos os looks da passadeira vermelha

O glamour está de regresso à Riviera Francesa.

Ler mais

Palavra da Vogue 7. 5. 2021

Serão as comédias românticas o sonho do amor quotidiano?

Beijos à chuva, bouquets rosas vermelhas dia sim, dia sim, serenatas sob a lua e um amor eterno à primeira vista. Será este amor possível?

Ler mais

Curiosidades 13. 4. 2021

Os beijos mais icónicos do cinema

No dia internacional do beijo, recordamos os beijos mais marcantes que já presenciámos no cinema.

Ler mais

Entrevistas 23. 2. 2021

Rosamund Pike fala sobre o seu papel em ‘I Care A Lot’

“Esta é a personagem feminina mais emocionante que li nos últimos anos”: a atriz fala com a Vogue sobre o processo criativo da sua mais recente personagem para a sátira cómica sombria I Care A Lot e como foi viver durante o lockdown numa nova cidade.

Ler mais

Roteiro 17. 9. 2020

Estes 14 filmes dão-nos esperança

Porque não há nada como escapar à realidade (ainda mais à realidade de 2020) e encontrar conforto na sétima arte.

Ler mais