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Notícias 5. 1. 2022

Chanel Nº1: nova linha de Beleza sustentável da marca

by Sara Andrade

 

A novidade, diz a marca, incorpora recursos de baixo impacto e eco-conscientes na criação de uma linha de cuidados de rosto adequada aos tempos que correm, isto é, pensada para fazer face às exigências, não só da nossa pele e sua consequente defesa das agressões externas, mas também preocupações obrigatórias com o planeta.

A história, como tantas outras da Chanel, começa com a camélia - neste caso, a vermelha -, esse símbolo incontornável da maison, mas o lançamento de hoje tem raízes que remontam há cerca de um século, desde que a casa lançou o Nº5, um rastilho para que se especializasse ao longo dos anos no cultivo de flores e descobrindo mais e mais as suas propriedades, não só olfativas como cosméticas. No caso das camélias vermelhas, a flor é cultivada num dos quatro laboratórios a céu aberto da Chanel, usando práticas de agricultura que respeitam o ambiente (algo que não é novo para a marca), sem recurso a químicos, e explorando técnicas experimentais de cultivo baseadas na agro-ecologia que ajudam a preservar as qualidades naturais das plantas, ao mesmo tempo que enriquecem o solo e fortalecem o ecossistema tanto quanto a resistência da planta. A abordagem valeu ao cultivo, a par do rótulo de "conversão de cultivo orgânico", uma certificação ambiental de nível três ou o High Environmental Value (HVE) - certificação concedida pelo Ministério da Agricultura e Alimentação francês analisando, em três níveis, fatores como a conservação da biodiversidade, a estratégia de proteção da plantação, a gestão do fertilizante e da água, sendo que o nível três é o estádio de topo. 

A camélia vermelha - a variedade Czar da Camellia japonica - é a protagnista da nova gama: as suas pétalas encerram uma concentração de ácido protocatecuico, poderosa molécula, nunca antes vista nas pétalas de outras camélias analisadas pelos cientistas da Chanel, que incrementa a proteção da vitalidade da pele, atuando ao nível dos primeiros sinais de idade. A equipa descobriu ainda, resultado de uma década de pesquisa, um mecanismo chave ligado à vitalidade celular, intitulado senescência - isto é, o envelhecimento da pele -, que é acelerado por agressores internos e externos, como o stress, a poluição, radiação ultra-violeta, responsáveis pela degradação cutânea, entre outros. O poder das propriedades da camélia vermelha, naturalmente rica em antioxidantes, atua para prevenir esta disrupção, protegendo a vitalidade da tez e mantendo-a visivelmente saudável por mais tempo. 

Fiel à filosofia de respeito ao ambiente que a tem vindo a acompanhar, as novas fórmulas da maison para estas novidades Nº1 de Chanel privilegiam ingredientes de origem natural provenientes de fontes não só renováveis, mas também de baixo impacto ambiental, sem deixar que essa seleta escolha coloque em causa a eficácia do produto. A par e passo neste caminho eco-consciente estão as embalagens: o packaging da linha-estrela de cosmética deste ano da Chanel, que inclui skincare, maquilhagem e uma água de colónia, foi pensado para não pesar na consciência - literalmente. Sem comprometer a qualidade dos invólucros, o peso dos frascos foi reduzido, consequência de um novo design, e valorizou-se o recurso a materiais recicláveis como o vidro em detrimento do plástico, bem como se introduziu a opção de refill, para diminuir desperdício. A atenção às origens das matérias primas foi tido em conta, preferindo-se materiais de origem certificada. 

Nº1 de Chanel é lançada hoje em Chanel.com e revendedores selecionados. 

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