Artigo Anterior

Natal açucarado: descubra onde encomendar os melhores doces para o Natal

Roteiro 8. 1. 2021

Três amigos e uma Casa Tigre

by Mathilde Misciagna

 

O novo projeto do The Legendary Tigerman, Afonso e Rai é uma casa nos Anjos onde se pode deixar a mota à porta, beber uma cerveja, ouvir música ou fazer uma tatuagem.

Vai nascer na rua Maria (só Maria) número 49E, em pleno bairro dos Anjos em Lisboa, uma casa onde se possa crescer, colaborar e fazer nascer coisas. A Casa Tigre é tudo isso e mais. Paulo aka The Legendary Tigerman, Afonso - vocalista de Sean Riley & the Slowriders - e Rai, vocalista de The Poppers e Ray decidiram dar dois passos em frente no meio de um mundo louco. “Um sítio, nosso, onde se possa deixar a mota à porta, beber uma cerveja, ouvir música, fazer uma tattoo, dizer o que apetece”, é assim que Paulo descreve a nova morada de um bairro que segundo o artista fervilha arte e onde a sujidade e a beleza se unem numa vibe de East Village meets Lower East Side nos anos 80. “O conceito do espaço foi sendo construído pelos três: esta ideia de criar uma casa onde se pudessem lançar colaborações com diferentes artistas e pessoas que admiramos. De repente podemos ter uma marca com um blusão pintado por um artista ou uma colaboração com a Musa para uma cerveja, ou até canivetes feitos à mão em França pelo Johnny Hostile (produtor da banda Savages). Enfim, qualquer coisa que nos faça sentido e que venha de um sítio especial, que seja fruto de uma relação trabalho/amor. Quisemos criar para nós mesmos e para os outros esta possibilidade de voltar a habitar o espaço público, de ter uma loja com porta para rua, de não ser uma coisa meramente digital”, completa.

Stay Gold, Ponyboy, Stay Gold”, é o ponto de partida para este espaço e talvez o de chegada também. Estávamos em Março de 1983 quando estreou o filme The Outsiders de Coppola, do qual é extraída esta citação. No seu leito de morte, Johnny Cade diz a Ponyboy essas palavras incentivando-o a permanecer puro, inocente, fiel a si mesmo. Johnny sabe que o greaser Ponyboy é melhor do que o bandido comum e quer que ele mantenha as qualidades de ouro que o diferenciam dos seus companheiros. A Casa Tigre é para eles, para nós, para os que se desviam da norma, quer cheirem a gasolina ou a Chanel nº5 serão bem-vindos. O momento é peculiar, mas “há muitas maneiras de reagir e enfrentar uma situação potencialmente negativa... ou baixamos os braços, ou acreditamos que é possível fazer algo positivo para ultrapassar os obstáculos” e esse algo positivo está aqui na Casa Tigre do Paulo, do Afonso e do Rai.

Em Janeiro de 2021, o que têm em comum a Wasted Rita, o Fiumani, a Marija Reikalas e o Miguel Januário? Todos eles fizeram peças únicas, arte usável, para a Casa Tigre – um espaço pequenino, mas acolhedor e bonito que deixa os três amigos muito orgulhosos. É passar e dizer olá, dar dois dedos de conversa e comprar uma peça de roupa ou um objeto único. “Chegámos a ver lojas noutras zonas, mas os Anjos (ou melhor, Los Anjos como se diz na rua) era efetivamente onde queríamos estar.” Be there or be square.

Casa Tigre,
Slow opening a 18 de janeiro.
Rua Maria, 49E
Lisboa

Artigos Relacionados

Tendências 13. 11. 2020

We got the blues for you: a história do género musical que é a base para toda a música popular e comercial

O mundo sem Blues não seria este mundo, tal como o conhecemos – e, provavelmente, não teria metade da beleza que tem.

Ler mais

Notícias 30. 10. 2020

Positions, o novo álbum de Ariana Grande que é tudo aquilo que 2020 precisava

Após semanas de teasers, Ariana Grande editou finalmente o seu sexto álbum de estúdio, com participações de Soja Cat, The Weeknd e Ty Dolla Sign. Neste artigo, contamos-lhe tudo aquilo que precisa de saber.

Ler mais

Agenda 29. 9. 2020

Como se está a sentir?

“Pense. Fale. Saiba. Reaja.” É com estas palavras que arranca o Festival Mental 2020 e inclui debates e M-talks – para além de cinema, teatro, dança, música e literatura.

Ler mais