Artigo Anterior

O curioso caso dos tratamentos de rosto

Próximo Artigo

Pre-party glow: o guia completo

Tendências 4. 12. 2018

Crush do dia: back to the 90's

by Mónica Bozinoski

 

Depois dos famosos claw clips prateados, um dos pormenores mais cool do seu desfile outono/inverno 2018, Alexander Wang voltou a incorporar a nostalgia dos anos 90 no cabelo e maquilhagem do outono/inverno 2019 da marca homónima. 

©Instagram; Getty Images 

Sobrancelhas descoloradas, um look de maquilhagem fiel ao espírito I woke up like this, penteados com um twist mais punk e cabelos que levaram a tendência logomania a um patamar nunca antes visto. Num encontro entre uptown girls e downtown girls, o estilo diversificado que se respira na cidade de Nova Iorque e a nostalgia dos anos 90 foram os pontos de partida para o look de Beleza visto em Collection 2, o outono/inverno 2019 de Alexander Wang e a segunda apresentação do criador norte-americano fora do calendário oficial da Semana de Moda de Nova Iorque.

"Existe uma espécie de uptown WASP [um acrônimo para Branco, Anglo-Saxão e Protestante, que designa um grupo homogéneo de indivíduos de religião protestante e ascendência britânica, com enorme poder político, económico e social] – não sei se devia dizer isto -, mas esse é o tipo de rapariga, um pouco como a Carolyn Bessette-Kennedy; temos uma rapariga downtown, mais punk, com uma atitude hip hop e 90's… E depois temos um encontro entre os dois que, a meu ver, é a unificação da rapariga Wang", explicou o hairstylist Duffy ao site Fashionista, sobre as três "personalidades" que acompanharam as propostas outono/inverno 2019 de Alexander Wang.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Dyson Hair (@dysonhair) a

Numa ode ao visual de Carolyn Bessette-Kennedy, o primeiro visual criado por Duffy e pela equipa de hairstylists trouxe uma aura super-smooth aos fios capilares, num corte direito completo com uma bandolete – afinal de contas, como vimos no desfile outono/inverno 2018, Alexander Wang é um fã confesso de acessórios de cabelo com um espírito throwback. O espírito uptown estendeu-se ainda ao look visto nas modelos Anyelina Michell e Hiandra Martinez, onde o cabelo foi coberto com uma toalha para simbolizar a aura mais glamorosa de Nova Iorque.

Do outro lado da cidade, as modelos downtown, como Kaia Gerber ou Hanne Gaby Odiele, usaram pigtails exagerados para transmitir o espírito mais punk e 90’s do desfile – para este look, os fios de cabelo das modelos foram estilizados com diversos produtos de fixação e alisados, para depois serem divididos em segmentos individuais com um efeito de "lascas". "A disposição dos fios de cabelo está onde, suponho, estariam as antenas na cabeça de um animal", explicou Duffy em entrevista ao Fashionista. "O apanhado não é aquele estilo de rapariga Harajuku, demasiado alto, mas também não é demasiado baixo para não se confundir com o estilo school girl. É um visual que assenta precisamente nos cantos da cabeça, e que permite criar uma silhueta muito quadrada e forte ao mesmo tempo".

Para canalizar aquilo que Duffy considera ser a rapariga Wang, numa mistura entre uptown e downtown, o hairstylist criou um estilo semi-apanhado, mantendo o mesmo efeito "lascado" – mas a estrela do desfile, contudo, foi o look que elevou a tendência logomania a um patamar completamente inesperado.

"O Alex adora os anos 90, e os anos 90 foram a era do branding", confessou Duffy no backstage do desfile. "Antes do Dia de Ação de Graças, ele enviou-me uma imagem muito antiga de uma prensa do início dos anos 90, que tinha estrelas e outras figuras do género, e perguntou-me se podíamos fazer uma coisa semelhante. Tive três dias para descobrir o que iríamos fazer". Algumas experiências e muitas queimaduras depois, o hairstylist deu-nos o estilo capilar mais cool possível: um conjunto de extensões com o símbolo "W" de Wang gravado em relevo, que foi aplicado no cabelo natural e estilizado a direito em quatro modelos do batalhão de Alexander Wang. 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Diane Kendal (@diane.kendal) a

Apesar desta experiência capilar vir com uma nota de "não tente isto em casa" - podemos sempre esperar que Alexander Wang crie uma prensa especial com o símbolo "W" para podermos recriar esta beauty crush com segurança? -, a maquilhagem criada por Diane Kendal para o desfile Collection 2 não podia ser mais simples de conseguir: isto é, se estiver disposta a cometer um risco de Beleza em nome de Wang. 

"Queríamos dar-lhes um ar mais cool", contou a makeup artist à Refinery29 sobre a decisão de descolorar as sobrancelhas de 42 modelos nos bastidores do desfile outono/inverno 2019 de Alexander Wang. O look descolorado, que Kendal considera ser "muito 90's", foi completo com uma maquilhagem verdadeiramente simples e natural - num encontro entre a elegância de Bessette e o espírito edgy das raparigas downtown, a maquilhagem de Kendal manteve a mesma dualidade dos diversos penteados criados por Duffy para o outono/inverno 2019 de Alexander Wang. 

Começando pelo rosto, a pele do batalhão de modelos de Alexander Wang foi trabalhada por Kendal e pela equipa de maquilhadores no sentido de disfarçar qualquer tipo de imperfeição, sem descurar do tão desejado efeito radiante e glowing. Os olhos mantiveram a naturalidade e subtileza da pele, um efeito conseguido com a aplicação dos tons neutros Sophia e Hammamet da paleta de sombras Ignited no côncavo dos olhos e uma camada da máscara de pestanas Climax, ambos da Nars.

Apesar da maioria das modelos ter usado apenas um pouco de bálsamo labial nos lábios, mantendo a mesma naturalidade da pele e dos olhos, Kendal aplicou um tom mais edgy nos lábios de quatro modelos, especificamente a cor Siouxsie do batom Nars Spiked Audacious Lipstick. "Este tom é uma espécie de preto avermelhado, com muitos subtons azuis", explicou Diane Kendal ao Fashionista. "É um tom muito bonito, como se fosse a Siouxsie and the Banshees". 

Artigos Relacionados

Coleções 4. 12. 2018

Alexander Wang: Collection 2

Para o outono/inverno de 2019, Alexander Wang continua a disrupção que iniciou com Collection 1: deixar para trás os estereótipos impostos pela sociedade.

Ler mais

28. 8. 2018

Segunda temporada

Os anos 90 estão de regresso para nos dar a volta à cabeça. Literalmente.

Ler mais

Coleções 6. 6. 2018

Alexander Wang: Collection 1

Para a primavera/verão de 2019, Wang focou-se não só na sua experiência como filho de imigrantes, mas também no ADN que tem acompanhado a marca homónima e no estilo emblemático de Axl Rose.

Ler mais

Palavra da Vogue 16. 2. 2018

100 ou sem pontos: as molas de cabelo

A indústria tem recuperado alguns clássicos: o regresso das fanny packs, os shoulder pads e, agora, as molas de cabelo, que se popularizaram nos anos 90, tiveram o seu momento na passerelle de Alexander Wang.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK