Estilo   Pessoas  

Alexa Chung: 36 momentos de estilo que queremos canalizar

05 Nov 2019
By Mónica Bozinoski

Quando a pergunta é ícone de estilo, a resposta é Alexa Chung. Se dúvidas restassem, estes 36 momentos provam o porquê desta it girl veterana ser, ainda hoje, a epítome do espírito cool e effortless.

Quando a pergunta é ícone de estilo, a resposta é Alexa Chung. Se dúvidas restassem, estes 36 momentos provam o porquê desta it girl veterana ser, ainda hoje, a epítome do espírito cool e effortless

©Instagram/@alexachung

“Acho que o sucesso é algo pessoal. No meu caso, percebi que gosto de me sentir realizada a nível criativo. Não é necessariamente a procura de bens monetários, ou de chegar a um certo estatuto, mas antes pensar naquilo que me interessa verdadeiramente”, confessou Alexa Chung numa entrevista com Leandra Medine, em 2016. “Fico entediada com muita facilidade, e sinto-me quase deprimida se não estimular o meu cérebro”.

Desde os seus 16 anos, idade em que surgiu pela primeira vez no panorama da indústria da Moda como modelo, a carreira da it girl britânica parece seguir esta afirmação à letra. Afinal de contas, de personalidade da televisão (quem se consegue esquecer It’s On With Alexa Chung?) a apresentadora da web series The Future of Fashion, de musa a embaixadora, de autora do livro de culto It a criadora da aplicação Villoid, não existe nenhum território que Alexa Chung – agora designer e diretora criativa da sua marca homónima, acabada de se estrear na Semana de Moda de Londres -, não consiga conquistar. 

“Penso que a minha opinião sobre o conceito de estilo pessoal é precisamente essa, que o estilo pessoal é uma experiência pessoal”, contou Alexa Chung à edição australiana da Vogue. “Acho que estou na posição em que estou hoje porque tudo o que faço é fruto de uma perspetiva individual e única. Se tivesse que dar um conselho a alguém, seria encorajar a individualidade e autenticidade da pessoa. Sinto que isto não é algo que possa ser prescrito porque, caso contrário, acabas por ser apenas um fac-símile de alguém que já se expressa de uma forma única. Se estás simplesmente a copiar alguém, então não estás a ser fiel a ti mesma”.

Quando pensamos no estilo de Alexa Chung, que transitou de mundo em mundo sem nunca perder o estatuto merecido de ícone de estilo para diversas gerações, o conselho da it girl parece ser um dos mais eficazes numa indústria de tendências fugazes e cada vez mais passageiras – mas isso não significa que, ao seguir o nosso próprio manifesto de individualidade e autenticidade, não possamos ir beber inspiração aos looks camaleónicos e memoráveis partilhados por Chung no seu feed de Instagram. 

Do western ao romântico, do animal print aos padrões florais, da ganga ao veludo, os coordenados de Alexa Chung não vivem apenas de tecidos ou cortes, mas também do espírito autêntico, cool e effortless que a it girl britânica imprime em tudo o que veste, sem esquecer o seu sentido de humor e charme único. “Acho que a roupa é algo importante, e tem uma ressonância política e social”, confessou numa entrevista à Harper’s Bazaar. “Acho que toda a gente tem a capacidade de ter um estilo pessoal, porque é algo que mexe com as tuas opiniões e com a tua forma de te expressares. Penso que as pessoas mais interessantes que podes conhecer são aquelas que realmente se aceitam a si mesmas, e são autênticas”.  

Seguindo a teoria da própria, fomos em busca dos momentos de estilo de Alexa Chung que provam o porquê da autenticidade ser a chave para transformar qualquer coordenado num evento memorável. O resultado são 36 looks que, passe o tempo que passar, e venham as tendências que vierem, vamos querer canalizar - hoje e sempre. 

Mónica Bozinoski By Mónica Bozinoski

Relacionados


Moda   Compras  

As melhores lojas vintage de Copenhaga neste momento

25 Apr 2024

Moda   Compras   Tendências  

Trend Alert | Ombros Assimétricos

25 Apr 2024

Atualidade  

Mulheres de Abril

25 Apr 2024

Atualidade   Curiosidades  

Celeste Caeiro, do Franjinhas para os livros de História

24 Apr 2024