Atualidade   Notícias  

Vogue Ucrânia estreia uma demonstração de designers ucranianos em Paris

14 Oct 2022
By Vogue Portugal em colaboração com a Vogue Ucrânia

Em 28 de Setembro, a Vogue Ucrânia organizou um evento para celebrar e apoiar os talentos da moda da Ucrânia. A convite da Federation de la Haute Couture et de la Mode e em parceria com a IQOS e Solo for Diamonds, a equipa da Vogue Ucrânia lançou o seu primeiro showcase de designers ucranianos.

Em 28 de Setembro, a Vogue Ucrânia organizou um evento para celebrar e apoiar os talentos da moda da Ucrânia. A convite da Federation de la Haute Couture et de la Mode e em parceria com a IQOS e Solo for Diamonds, a equipa da Vogue Ucrânia lançou o seu primeiro showcase de designers ucranianos.

D.V.
D.V.

Assumindo o marco da moda de Paris, a loja LECLAIREUR no coração do Marais, a Vogue Ucrânia celebrou 17 proeminentes talentos da Moda a um grupo de editores e executivos internacionais. Julie Pelipas introduziu uma série de fatos inteligentes, feitos através de algoritmos avançados de um sistema de upcycling Bettter. Tg Botanical apresentou uma gama sustentável de sets boémios em lã e cânhamo orgânicos tingidos, Vita Kin mostrou uma edição colorida de vestidos de linho bordados à mão que há muito se tornaram um uniforme de férias dos mais bem vestidos do mundo.

"Este evento ofereceu aos designers ucranianos uma oportunidade única de se encontrarem com os profissionais mais importantes da indústria. Tiveram a chance de apresentar pessoalmente ao público as suas novas colecções e desenhos de assinatura", diz Philipp Vlasov, diretor da Vogue Ucrânia.

D.V.
D.V.

A edição de estreia da Ukrainian Designer Showcase destacou o trabalho de 17 criadores de moda feminina, masculina e acessórios. Estes foram Anna October, Anton Belinskiy, Bevza, Bettter, Bobkova, Frolov, Gudu, Ienki Ienki, Kseniaschnaider, Litkobskaya, Masha Popova, Olenich, Paskal, Poustovit, Ruslan Baginskiy, Tg Botanical e Vita Kin. A primeira a conhecer os designers e descobrir as suas colecções foi a Directora Editorial Global da Condé Nast e Diretora da Vogue americana Anna Wintour.

"Hoje, o mundo observa-nos, e a coragem e a resiliência dos ucranianos são verdadeiramente inspiradoras. É bastante notável que as colecções que estamos a apresentar na montra foram concebidas e produzidas na Ucrânia, contra todas as probabilidades", disse Venya Brykalin, directora de moda da Vogue Ucrânia. "Para nós, isto é prova da força, optimismo e criatividade dos estilistas, e nós, como comunidade global, estamos aqui para os celebrar".

Vários projectos especiais foram apresentados durante o evento. Em colaboração com o IQOS, Svitlana Bevza concebeu um colete multifuncional, demonstrando como os mundos da moda e da tecnologia se podem entrelaçar. "Os nossos gadgets favoritos que usamos todos os dias. Eles unem-nos e tornam as nossas vidas mais fáceis". Com este projecto, quis mostrar que carregá-los a toda a hora pode ser tão confortável como elegante", diz Bevza, um dos designers mais conceituados da Ucrânia.

Outra colaboração foi um projecto especial da designer Lilia Litkovska e da marca de joalharia progressiva Solo for Diamonds. Juntos introduziram um objecto NFT sob a forma de uma peça de joalharia que simboliza uma fénix. Um enorme plastrão adornado com pedras preciosas apresenta um extraordinário diamante de baguete de 20 quilates, cultivado nos laboratórios Solo for Diamonds. "Este é um recorde mundial estabelecido pelos ucranianos", diz Yulia Kusher, a fundadora da empresa. "Nunca ninguém tinha feito isto antes, e estamos felizes por liderar com esta tecnologia no palco mundial".

Durante o evento, a Vogue Ucrânia apresentou a sua última edição de mesa de café, 9½ Years of Vogue UA in Ukraine, que inclui o vasto arquivo editorial do título, e uma colecção de estreia do seu comerciante. Este novo projecto começa com cinco desenhos originais de talentos ucranianos - Anton Belinskiy, Gudu, Kseniaschnaider, Masha Popova e The Coat Bya Silchenko. Uma série de camisolas e t-shirts, que lêem Today Love is a Luxury (um comentário político gentil de Anton Belinskiy), e You Make me Dizzy (uma declaração tongue-in-cheek da Masha Popova graduada Central Saint Martins) foi produzida em cooperação com a plataforma suíça de moda LABWEAR STUDIOS e estará disponível para comprar online.

Mostrando o seu apoio aos talentos ucranianos, o evento contou com a presença do fundador do Business of Fashion, Imran Amed, do CEO da Balenciaga, Cedric Charbit, da directora de moda da Vogue americana Virginia Smith e das suas colegas britânicas Sarah Harris e Laura Ingham, Clara Cornet da Instagram, Julie Gilhart da Tomorrow, Etienne Russo, fundadora da Villa Eugenie, a estilista Alexandra Carl, a influencer Pernille Teisbaek e muitas outras.

Vogue Portugal em colaboração com a Vogue Ucrânia By Vogue Portugal em colaboração com a Vogue Ucrânia

Relacionados


Notícias   Guestlist  

YSL Loveshine brilha na capital espanhola

19 Apr 2024

Estilo   Moda   Tendências  

Tendências do guarda-roupa das nossas mães e avós que regressam na primavera/verão de 2024

19 Apr 2024

Atualidade   Eventos   Notícias  

Tudo o que deve saber sobre a Met Gala de 2024: Tema, anfitriões e muito mais

18 Apr 2024

Atualidade   Estilo   Moda  

E o dress code da Met Gala de 2024 é...

18 Apr 2024