Artigo Anterior

Projeto Quarenteam, por Ricardo Abrahao

Palavra da Vogue 22. 6. 2020

#VogueChallenge, muito mais do que uma hashtag

by Rui Matos

 

Se nos últimos dias esteve a viver numa gruta sem acesso à internet, é provável que este challenge lhe tenha passado ao lado, caso contrário, sabe daquilo que estamos a falar. A Vogue selecionou algumas das melhores imagens deste fenómeno digital.  


© Instagram

Sob a hashtag #VogueChallenge começaram a surgir mockups de várias capas Vogue, muitas delas de países onde o título não é sequer publicado. Muito mais do que um hot topic - que até à data conta com 239.150 publicações - as mentes criativas por detrás destas imagens imaginam como seria uma indústria mais inclusiva.

Tudo começou quando Slama Noor, uma estudante residente na cidade de Oslo, na Suécia, publicou uma fotografia com o logo Vogue e uma chamada de capa que dizia: “Being Black is not a crime” (“ser negro não é um crime”, em português). Na legenda dessa fotografia, pode ler-se: “Sou negra, uma jovem mulher muçulmana que quer criar alguma coisa nova enquanto estou a falar de uma coisa que é muito importante.” E assim começou aquele que é mais recente fenómeno no universo digital. Em entrevista à Vogue US, Noor explicou que não estava à espera que a sua publicação se tornasse num boom gigantesco. “Fiquei muito feliz por ver tantos rostos bonitos e fotógrafos talentosos, como o Angelique, que não recebem crédito suficiente pelo seu trabalho duro. Gostaria de ver mais modelos de diferentes etnias e cores de pele, aqueles que não têm uma grande plataforma." 

“O Vogue Challenge tornou-se viral nos feeds de todo o mundo, surgindo associado ao movimento Black Lives Matter”, começa por nos dizer Sofia Lucas, diretora da Vogue Portugal, que se sentou connosco para selecionar as imagens que pode ver na galeria, em cima. “Faz parte do ADN da Vogue promover os novos talentos e a criatividade emergentes. O #VogueChallenge é o espelho da diversidade e criatividade necessárias no mundo atual.”

Artigos Relacionados

Tendências 17. 6. 2020

O cinema LGBTQIA+

O que têm em comum estas obras cinematográficas? Amor sem rótulos.

Ler mais

Notícias 15. 6. 2020

Os melhores momentos queer na passerelle

Das noivas lésbicas da Chanel às coleções de Grace Wales Bonner, inspiradas nos grandes nomes da literatura James Baldwin e Essex Hemphill, reunimos os desfiles de Moda mais memoráveis que homenageiam a comunidade LGBTQIA+.

Ler mais

Entrevistas 9. 6. 2020

E ao anoitecer

“E ao anoitecer adquires nome de ilha ou de vulcão/ deixas viver sobre a pele uma criança de lume/ e na fria lava da noite ensinas ao corpo/ a paciência o amor o abandono das palavras/ o silêncio/ e a difícil arte da melancolia.”

Ler mais

Notícias 4. 6. 2020

10 fotojornalistas negros documentam os protestos Black Lives Matter nos Estados Unidos

Desde a morte de George Floyd, a 25 de maio, que dezenas de milhares de manifestantes em todo o mundo foram para as ruas exigir justiça ao homem negro de 46 anos e o fim do racismo sistemático. Conversamos com 10 fotógrafos que estão a documentar estas manifestações.

Ler mais