Artigo Anterior

Óscares 2020: a história por detrás do vestido Chanel vintage de Margot Robbie

Próximo Artigo

The L Word

Pessoas 10. 2. 2020

De 1929 a 2020: 59 looks das vencedoras do Óscar de Melhor Atriz

by Annachiara Biondi

 

Não é só a sétima arte que se celebra nos Óscares. Na passadeira vermelha, as escolhas das vencedoras da estatueta de para Melhor Atriz ficam para sempre imortalizadas em fotografias.

 

© Getty Images

Quando, em 1929, Janet Gaynor venceu a primeira estatueta de Melhor Atriz, a atriz norte-americana usava uma saia de comprimento médio, uma camisola em malha e um lenço sobre as costas. Nesse momento ninguém poderia prever a transformação do estilo das vencedoras nas próximas nove décadas. Hoje, as atrizes - com a ajuda de stylists e designers de renome - parecem superar-se a cada cerimónia e a passadeira vermelha transformou-se num sítio onde é possível fazer um statement, quer seja ele sobre Moda ou política, tal como aconteceu em 2018, ano em que, num gesto de apoio ao movimento Time’s Up, a grande maioria dos convidados se vestiu de negro.

Alguns dos momentos mais inesquecíveis da passadeira vermelha envolvem, por exemplo, Gwyneth Paltrow, em 1999, e o vestido de princesa cor-de-rosa, assinado por Ralph Lauren, que fez jus ao discurso emocionante que proferiu ao vencer a estatueta dourada pela sua performance em A Paixão de Shakespeare. Outro coordenado que marcou a história dos Óscares foi o de Halle Berry, em 2002: um vestido de saia cor de vinho e parte de cima transparente, mas adornada com bordados estrategicamente colocados, uma criação de Elie Saab. Um vestido imponente para um feito de dimensões ainda maiores, afinal, neste ano, Berry tornou-se na primeira mulher negra a vencer o Óscar de Melhor Atriz, feito que conseguiu pelo seu papel em Monster’s Ball - Depois do Ódio. 

Este domingo, 9 de fevereiro, Renée Zellweger juntou-se a esta lista ao receber a estatueta dourada pelo seu desempenho em Judy. Revisitamos os looks das vencedoras do Óscar de Melhor Atriz das últimas nove décadas.

Artigos Relacionados

Palavra da Vogue 18. 2. 2019

20 vestidos da Alta-Costura que gostávamos de ver nos Óscares

A passadeira vermelha mais longa da award season estende-se a 24 de fevereiro no Dolby Theater, em Los Angeles. Em jeito de antecipação, fomos às passerelles da última Semana de Moda de Alta-Costura escolher vestidos que gostávamos mesmo de ver.

Ler mais

Entrevistas 7. 2. 2019

Olivia Colman leva-nos aos bastidores de A Favorita

No dia em que A Favorita se estreia nos cinemas, Olivia Colman (aka Rainha Anne) fala-nos sobre o filme e a sua personagem.

Ler mais

Notícias 22. 1. 2019

São estes os nomeados para os Óscares 2019

A espera terminou. Já são conhecidos os nomeados para a 91ª edição dos Óscares, que acontece no próximo dia 24 de fevereiro, em Los Angeles.

Ler mais

Roteiro 27. 11. 2018

Óscares 2019: as previsões da Vogue

Do drama brilhante e obscuro de Yorgos Lanthimos, 'The Favourite', à biopic de Dick Cheney, 'Vice', realizada por Adam McKay, a Vogue elege os 16 filmes que deve ver antes da award season.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK