Artigo Anterior

O mundo de Karl Lagerfeld, de acordo com os seus amigos e colaboradores

Próximo Artigo

Quem vestiu português na final do Festival da Canção 2019

Pessoas 25. 2. 2019

De 1929 a 2019: 58 looks das vencedoras do Óscar de Melhor Atriz

by Annachiara Biondi

 

Não é só a sétima arte que se celebra nos Óscares. Na passadeira vermelha, as escolhas das vencedoras da estatueta de para Melhor Atriz ficam para sempre imortalizadas em fotografias.

 

© Getty Images

Quando, em 1929, Janet Gaynor venceu a primeira estatueta de Melhor Atriz, a atriz norte-americana usava uma saia de comprimento médio, uma camisola em malha e um lenço sobre as costas. Nesse momento ninguém poderia prever a transformação do estilo das vencedoras nas próximas nove décadas. Hoje, as atrizes - com a ajuda de stylists e designers de renome - parecem superar-se a cada cerimónia e a passadeira vermelha transformou-se num sítio onde é possível fazer um statement, quer seja ele sobre Moda ou política, tal como aconteceu em 2018, ano em que, num gesto de apoio ao movimento Time’s Up, a grande maioria dos convidados se vestiu de negro.

Alguns dos momentos mais inesquecíveis da passadeira vermelha envolvem, por exemplo, Gwyneth Paltrow, em 1999, e o vestido de princesa cor-de-rosa, assinado por Ralph Lauren, que fez jus ao discurso emocionante que proferiu ao vencer a estatueta dourada pela sua performance em A Paixão de Shakespeare. Outro coordenado que marcou a história dos Óscares foi o de Halle Berry, em 2002: um vestido de saia cor de vinho e parte de cima transparente, mas adornada com bordados estrategicamente colocados, uma criação de Elie Saab. Um vestido imponente para um feito de dimensões ainda maiores, afinal, neste ano, Berry tornou-se na primeira mulher negra a vencer o Óscar de Melhor Atriz, feito que conseguiu pelo seu papel em Monster’s Ball - Depois do Ódio. 

Este domingo, 24 de fevereiro, Olivia Colman juntou-se a esta lista. Revisitamos os looks das vencedoras do Óscar de Melhor Atriz das últimas nove décadas.

Artigos Relacionados

Palavra da Vogue 18. 2. 2019

20 vestidos da Alta-Costura que gostávamos de ver nos Óscares

A passadeira vermelha mais longa da award season estende-se a 24 de fevereiro no Dolby Theater, em Los Angeles. Em jeito de antecipação, fomos às passerelles da última Semana de Moda de Alta-Costura escolher vestidos que gostávamos mesmo de ver.

Ler mais

Entrevistas 7. 2. 2019

Olivia Colman leva-nos aos bastidores de A Favorita

No dia em que A Favorita se estreia nos cinemas, Olivia Colman (aka Rainha Anne) fala-nos sobre o filme e a sua personagem.

Ler mais

Notícias 22. 1. 2019

São estes os nomeados para os Óscares 2019

A espera terminou. Já são conhecidos os nomeados para a 91ª edição dos Óscares, que acontece no próximo dia 24 de fevereiro, em Los Angeles.

Ler mais

Roteiro 27. 11. 2018

Óscares 2019: as previsões da Vogue

Do drama brilhante e obscuro de Yorgos Lanthimos, 'The Favourite', à biopic de Dick Cheney, 'Vice', realizada por Adam McKay, a Vogue elege os 16 filmes que deve ver antes da award season.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK