Atualidade   Guestlist  

Um fim de semana no Porto

13 Aug 2021
By Vogue Portugal em colaboração com Hotel Acta The Avenue

Após um ano de confinamento, todos precisamos de sair do espaço onde estivemos confinados, mesmo que seja só por um fim de semana. O destino de eleição é o Porto.

Após um ano de confinamento, todos precisamos de sair do espaço onde estivemos confinados, mesmo que seja só por um fim de semana. O destino de eleição é o Porto.

Hotel Acta The Avenue Porto
Hotel Acta The Avenue Porto

Para um fim de semana que privilegia a experiência local para lá do passeio turístico, iremos alojar-nos no Bonfim. Este bairro, considerado, em 2020, um dos dez bairros mais cool da Europa pelo diário britânico The Guardian, alcança o perfeito equilíbrio entre a centralidade e o afastamento das grandes concentrações turísticas.

Ficamos no Hotel Acta The Avenue, o novo hotel da cadeia Acta Hotels, revestido por azulejos verdes, localizado na Avenida Fernão Magalhães. Uma noite passada num quarto com vista para a Invicta, seguido do pequeno almoço que toda a escapadinha precisa promete revitalizar qualquer um. Saímos do hotel, a pé, vamos visitar as galerias de arte que o Bonfim tem para nos oferecer, desde a Faculdade de Belas Artes do Porto e os seus jardins ocupados de árvores centenárias e peças escultóricas, à galeria Lehmann + Silva, uma das melhores galerias nacionais que se integra no bairro típico da Invicta. Passamos ainda pela Senhora Presidenta, um espaço de exposições gerido por artistas, onde podemos comprar o jornal local O Bomfim. Continuamos a descer, pegamos num café para levar, e no miradouro das Fontainhas encontramo-nos com o Douro. Sentados no muro do miradouro tomamos o nosso café e lemos as histórias d’O Bomfim.

Hotel Acta The Avenue Porto
Hotel Acta The Avenue Porto

Será essencial uma visita a Serralves. Começamos pelo Museu de Arte Contemporânea, seguida de uma visita à Casa de Serralves – um exemplo único de arquitetura Art Déco, com a sua característica cor rosa e uma programação expositiva própria – e passamos ainda pela Casa de Manoel de Oliveira, construída recentemente e dedicada às artes cinematográficas. Por fim passamos o resto da nossa tarde nos jardins, do Bosque das Faias ao Lago, o espaço verde da Fundação vale por si e dá-nos um descanso visual que o nosso olhar confinado nos anda a pedir.

Voltamos para o Hotel Acta The Avenue, e no rooftop sob a luz de final de tarde, ficamos a observar a Antiga, Mui Nobre, Sempre Leal e Invicta Cidade do Porto. Não será a vista total de uma cidade uma forma essencial de a conhecer? Podemos ver a movimentação das pessoas e dos carros, as luzes a ligar à medida que a cidade se despede do sol, tudo isto com um copo na mão, que o melhor acompanhamento de umas férias é um cocktail. Um jantar de comida tradicional portuguesa no The Street Boutique Bar, um bom vinho da região Douro, e o sono reparador da cama de hotel. Sem compromissos nem despertador, deixamo-nos dormir, e fazemos do hotel o nosso protagonista. No segundo dia visitaremos a Foz, talvez mergulhemos no mar e até façamos uma aula de surf na praia de Matosinhos.

Hotel Acta The Avenue Porto
Hotel Acta The Avenue Porto

Em todas as portas o mesmo sinal “A melhor Francesinha do Porto”, e cada pessoa será qual a sua melhor. Desde a Brasão, à Taberna Londrina e ao Café Santiago, todas nos servem a melhor sandes do mundo. Uma francesinha acompanhada de um fino é o almoço de um local, e será também o nosso.

Para nos despedirmos, vamos passear pelas ruas do Porto. Da Praça dos Poveiros à Rua de Santa Catarina, pelos Aliados descemos até à Ribeira. Um dos mais turísticos espaços do Porto, mas um espaço de que não iremos abdicar. Atravessamos a ponte de D. Luís para o cais de Gaia, e sentados numa esplanada com um copo de vinho do Porto na mão, sentamo-nos para observar, nas palavras de Rui Veloso, o “casario que se estende até ao mar”.

Vogue Portugal em colaboração com Hotel Acta The Avenue By Vogue Portugal em colaboração com Hotel Acta The Avenue

Relacionados


Opinião  

Ocupação: full-time mom

27 May 2024

Notícias  

Arte e Moda encontram-se na boutique Dior em Lisboa com uma exposição assinada por Joana Vasconcelos

27 May 2024

Notícias  

Westwing já está em Portugal

27 May 2024

Moda  

Chiaroscuro

24 May 2024