Após um ano de confinamento, todos precisamos de sair do espaço onde estivemos confinados, mesmo que seja só por um fim de semana. O destino de eleição é o Porto.
Após um ano de confinamento, todos precisamos de sair do espaço onde estivemos confinados, mesmo que seja só por um fim de semana. O destino de eleição é o Porto.
Hotel Acta The Avenue Porto
Hotel Acta The Avenue Porto
Para um fim de semana que privilegia a experiência local para lá do passeio turístico, iremos alojar-nos no Bonfim. Este bairro, considerado, em 2020, um dos dez bairros mais cool da Europa pelo diário britânico The Guardian, alcança o perfeito equilíbrio entre a centralidade e o afastamento das grandes concentrações turísticas.
Ficamos no Hotel Acta The Avenue, o novo hotel da cadeia Acta Hotels, revestido por azulejos verdes, localizado na Avenida Fernão Magalhães. Uma noite passada num quarto com vista para a Invicta, seguido do pequeno almoço que toda a escapadinha precisa promete revitalizar qualquer um. Saímos do hotel, a pé, vamos visitar as galerias de arte que o Bonfim tem para nos oferecer, desde a Faculdade de Belas Artes do Porto e os seus jardins ocupados de árvores centenárias e peças escultóricas, à galeria Lehmann + Silva, uma das melhores galerias nacionais que se integra no bairro típico da Invicta. Passamos ainda pela Senhora Presidenta, um espaço de exposições gerido por artistas, onde podemos comprar o jornal local O Bomfim. Continuamos a descer, pegamos num café para levar, e no miradouro das Fontainhas encontramo-nos com o Douro. Sentados no muro do miradouro tomamos o nosso café e lemos as histórias d’O Bomfim.
Hotel Acta The Avenue Porto
Hotel Acta The Avenue Porto
Será essencial uma visita a Serralves. Começamos pelo Museu de Arte Contemporânea, seguida de uma visita à Casa de Serralves – um exemplo único de arquitetura Art Déco, com a sua característica cor rosa e uma programação expositiva própria – e passamos ainda pela Casa de Manoel de Oliveira, construída recentemente e dedicada às artes cinematográficas. Por fim passamos o resto da nossa tarde nos jardins, do Bosque das Faias ao Lago, o espaço verde da Fundação vale por si e dá-nos um descanso visual que o nosso olhar confinado nos anda a pedir.
Voltamos para o Hotel Acta The Avenue, e no rooftop sob a luz de final de tarde, ficamos a observar a Antiga, Mui Nobre, Sempre Leal e Invicta Cidade do Porto. Não será a vista total de uma cidade uma forma essencial de a conhecer? Podemos ver a movimentação das pessoas e dos carros, as luzes a ligar à medida que a cidade se despede do sol, tudo isto com um copo na mão, que o melhor acompanhamento de umas férias é um cocktail. Um jantar de comida tradicional portuguesa no The Street Boutique Bar, um bom vinho da região Douro, e o sono reparador da cama de hotel. Sem compromissos nem despertador, deixamo-nos dormir, e fazemos do hotel o nosso protagonista. No segundo dia visitaremos a Foz, talvez mergulhemos no mar e até façamos uma aula de surf na praia de Matosinhos.
Hotel Acta The Avenue Porto
Hotel Acta The Avenue Porto
Em todas as portas o mesmo sinal “A melhor Francesinha do Porto”, e cada pessoa será qual a sua melhor. Desde a Brasão, à Taberna Londrina e ao Café Santiago, todas nos servem a melhor sandes do mundo. Uma francesinha acompanhada de um fino é o almoço de um local, e será também o nosso.
Para nos despedirmos, vamos passear pelas ruas do Porto. Da Praça dos Poveiros à Rua de Santa Catarina, pelos Aliados descemos até à Ribeira. Um dos mais turísticos espaços do Porto, mas um espaço de que não iremos abdicar. Atravessamos a ponte de D. Luís para o cais de Gaia, e sentados numa esplanada com um copo de vinho do Porto na mão, sentamo-nos para observar, nas palavras de Rui Veloso, o “casario que se estende até ao mar”.