Atualidade  

Tudo o que precisa de saber sobre o Campeonato Europeu de Futebol Feminino 2025

02 Jul 2025
By Katharina Fuchs

Bernd Vogel

O UEFA Women's EURO 2025 vai realizar-se na Suíça, de 2 a 27 de julho de 2025. Eis tudo o que precisa de saber sobre o Campeonato Europeu de Futebol Feminino.

"O futebol é emocionante porque ninguém sabe como é que o jogo vai acabar". Esta é uma das citações mais famosas sobre futebol – e provavelmente uma das mais exatas. Se o futebol não fosse tão emocionante, provavelmente não atrairia tantas pessoas para os estádios e para a frente dos ecrãs e televisores. Calcula-se que cerca de cinco mil milhões de pessoas ao redor do mundo são adeptas deste desporto.

No verão de 2025, as mulheres contam com um destaque especial: depois do recente Campeonato Europeu de Futebol Feminino em Inglaterra, em 2022, ter desencadeado um hype (na Alemanha, por exemplo, mais de 97 500 jogadoras foram registadas nos clubes do grupo etário até aos 16 anos na época 2022/2023, o que corresponde a um aumento de 12% em comparação com o ano anterior), as melhores equipas da Europa irão agora encontrar-se na Suíça e, provavelmente, continuarão apenas a impulsionar o boom do seu desporto.

Eis tudo o que precisa de saber sobre o EURO 2025 feminino

Quando e onde se realizará o Campeonato Europeu de Futebol Feminino de 2025?

Em 1984, a UEFA, a federação europeia de futebol, organizou pela primeira vez uma competição para as equipas femininas das nações pertencentes à federação. O Campeonato Europeu de Futebol é, por conseguinte, oficialmente conhecido como UEFA Women's EURO. A 14ª edição do torneio realizar-se-á em 2025: de 2 a 27 de julho de 2025, na Suíça.

Que países participam no Campeonato Europeu de Futebol Feminino de 2025?

A UEFA conta com 55 países membros, 51 dos quais participaram na qualificação para os 16 lugares livres do torneio. A Rússia está geralmente excluída das competições internacionais de futebol devido à guerra contra a Ucrânia e as federações de futebol de São Marinho, Gibraltar e Liechtenstein não inscreveram as suas equipas femininas.

No final da fase de qualificação, os países participantes no EURO 2025 feminino foram divididos nos seguintes grupos:

Grupo A: Suíça (anfitriã), Noruega, Islândia, Finlândia
Grupo B: Espanha, Portugal, Bélgica, Itália
Grupo C: Alemanha, Polónia, Dinamarca, Suécia
Grupo D: França, Inglaterra (atual campeã), País de Gales, Países Baixos

Que países se candidataram a acolher o evento?

Para além da Suíça, outros países apresentaram igualmente candidaturas para acolher o Campeonato Europeu de Futebol Feminino de 2025: França, Polónia, bem como Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia, numa candidatura conjunta escandinava. Após três rondas de votação, a candidatura foi finalmente atribuída à Suíça em 4 de abril de 2023.

Em que cidades e estádios se realizarão os jogos do Campeonato da Europa na Suíça?

Para os países candidatos à organização do EURO feminino, os requisitos recomendados incluíam oito estádios com capacidade para mais de 15000 a mais de 30000 espectadores.

Assim, a Federação Suíça de Futebol selecionou os seguintes estádios para o torneio:

- St. Jakob-Park, em Basileia, com uma capacidade de 38 512 espectadores
- Stadion Wankdorf, em Berna, com uma capacidade de 31 500 espectadores
- Stade de Genève, em Genebra, com uma capacidade de 30 084 espectadores
- Stadion Letzigrund, em Zurique, com uma capacidade de 24 061 espectadores 061 espectadores
- Arena St. Gallen, em São Galo, com uma capacidade de 17 317 espectadores
- Allmend Stadion, em Lucerna, com uma capacidade de 16 000 espectadores
- Stade de Tourbillon, em Sion, com uma capacidade de 14 283 espectadores
- Stockhorn Arena, em Thun, com uma capacidade de 10 398 espectadores

Tanto o jogo de abertura, a 2 de julho às 21 horas (Suíça contra Noruega), como o jogo final, a 27 de julho às 18 horas, serão disputados em Basileia. Após a fase de grupos, todos os jogos da fase a eliminar terão lugar nos quatro maiores estádios.

Quantos bilhetes estão disponíveis para o Campeonato Europeu de Futebol Feminino de 2025?

Também aqui, o Campeonato da Europa na Suíça estabeleceu um novo recorde. Do total de 673 mil bilhetes disponíveis, 600 mil já tinham sido vendidos cinco dias antes do jogo inaugural – em comparação com 575 mil no anterior torneio em Inglaterra. 22 dos 31 jogos já deverão estar esgotados. Nadine Keßler, da UEFA, comentou: "Um dos nossos principais objetivos é esgotar todos os jogos. Lembro-me que muitas pessoas se riram de mim quando estabelecemos este objetivo. Mas está a tornar-se uma realidade".

Naturalmente, o turismo suíço também beneficiará deste facto. Um instituto suíço de investigação económica prevê um verão recorde. Em termos concretos, isto significa que se esperam 24,9 milhões de dormidas nos meses de maio a outubro, devido aos grandes eventos da Eurovisão e do Campeonato Europeu de Futebol, o que corresponde a um aumento de 2 por cento em relação ao ano anterior. Devido à proximidade geográfica, 61 mil bilhetes foram até agora atribuídos a adeptos de futebol da Alemanha, enquanto a equipa inglesa foi até agora apoiada por 41 mil adeptos em viagem. Além disso, 17 mil bilhetes foram para França e 15 mil para os Países Baixos.

Qual é o montante do prémio monetário do EURO 2025 feminino?

Um total de 41 milhões de euros em prémios monetários será pago às 16 equipas nacionais participantes – um montante recorde! Para comparação, no Campeonato da Europa Feminino de 2022 foram pagos 16 milhões de euros. As equipas receberão uma taxa de inscrição de 1,8 milhões de euros cada apenas por participarem, aumentando este montante em cada fase do torneio – até ao prémio final para os vencedores, que é de 5,1 milhões de euros.

É certo que estes montantes são ainda pequenos quando comparados com os dos torneios masculinos. Na edição do ano passado do Campeonato da Europa disputado em casa, na Alemanha, foram pagos 331 milhões de euros. Mas enquanto os prémios monetários masculinos aumentaram alguns pontos percentuais nos últimos anos, os prémios monetários femininos aumentaram 100% de 2017 a 2022 e 156% de 2022 a 2025. Uma evolução importante. Nadine Keßler, Diretora de Futebol Feminino da UEFA, explicou recentemente: "Estamos a aumentar muito porque sabemos a importância dos prémios monetários, o que fazem em termos de perceção pública, mas também em termos de promoção do desenvolvimento". E acrescentou: "Estamos a investir mais, mesmo que não ganhemos dinheiro com o EURO, porque é simplesmente a coisa certa a fazer".

De facto, a UEFA não só não ganha nada com o Campeonato da Europa, como este lhe custa imenso dinheiro. Pouco antes do início do torneio, a associação europeia prevê um prejuízo líquido de 20 a 25 milhões de euros – em parte devido ao facto de, embora as receitas provenientes dos direitos de transmissão televisiva e dos bilhetes estejam a aumentar, ainda não conseguirem cobrir o aumento das despesas (especialmente dos prémios monetários).

Qual é o design da bola oficial do EURO 2025 feminino?

A bola de jogo oficial para o EURO 2025 feminino tem a assinatura da Adidas e tem o nome Konektis. Um nome que, presumivelmente, não se refere apenas ao elemento unificador do desporto, mas também alude a um aspeto técnico: pela primeira vez, uma bola de jogo na fase final de um Campeonato da Europa feminino está equipada com a chamada Connected Ball Technology, que se destina a facilitar o trabalho dos árbitros, especialmente no que diz respeito à assistência vídeo.

Qual é o nome da mascote do Campeonato Europeu de Futebol Feminino de 2025?

A mascote do EURO 2025 feminino é um cão São Bernardo chamado Maddli e é uma homenagem a Madeleine Boll, que fez história como a primeira jogadora federada da Suíça.

O que está por detrás do Programa de Legado da Federação Suíça de Futebol?

Sob o lema Here to Stay, a federação nacional de futebol da Suíça lançou um programa de legado no âmbito do Campeonato da Europa. O objetivo é provocar uma mudança positiva "através do diálogo e de atividades em torno do futebol feminino, da representação das mulheres e da igualdade de oportunidades para todos", segundo a UEFA. Para o efeito, foram lançados mais de 20 projetos de promoção e desenvolvimento para provocar "mudanças sustentáveis e a longo prazo a nível das bases e da elite". Os objetivos específicos da Federação Suíça de Futebol incluem a duplicação do número de jogadoras federadas na Suíça e a duplicação do número de treinadoras e árbitras nacionais.

Traduzido do original, disponível aqui.

Katharina Fuchs By Katharina Fuchs

Relacionados


Moda   Compras  

8 leques para adicionar ao guarda-roupa nesta onda de calor

01 Jul 2025

Lifestyle  

Esta pose de yoga é melhor do que 100 abdominais

02 Jul 2025

Beleza   Tendências  

As 8 tendências de cortes de cabelo encaracolado para este verão

27 Jun 2025

Beleza  

Com que frequência devemos lavar o cabelo? Eis o que dizem os especialistas

30 Jun 2025