Lifestyle   Tendências   Casamentos  

Tudo o que é - e não é - tendência para casamentos em 2022

04 Jan 2022
By Elise Taylor

Devido à proliferação das redes sociais, estilos de casamentos podem rapidamente tornar-se cansativos, pouco originais e, ainda pior, datados.

Sex and the City (2008)
Sex and the City (2008)

Ainda não ouviu dizer? Estima-se que em 2022 haja mais de 2,6 milhões de casamentos nos Estados Unidos - um recorde nos últimos 40 anos - o que significa que há imensos casais com curiosidade em tendências e ideias para casamentos para o grande dia.

Então, a Vogue decidiu pedir aos gestores de eventos de topo para partilhar o que é que têm visto e feito para a sua clientela mais trendsetting - bem como o que pararam de ver e fazer. Devido à proliferação das redes sociais, estilos de casamentos podem rapidamente tornar-se cansativos, pouco originais e, ainda pior, datados. Então, sem mais demora, aqui estão as tendências para casamentos para considerar em 2022 e o que evitar.

O que considerar

Festas temáticas

“Agora que estamos todos duplamente vacinados, os casamentos estão a apostar na diversão e na tradição. Mas jantares de ensaio e festas de boas-vindas são para diversão, com temas engraçados e extravagantes: o circo, fogueiras nos bosques, bailes de máscaras, e até um rodeio com rinocerontes.” - Bronson van Wyck. Van Wyck & Van Wyck.

“Temos tido tantos pedidos de festas ou casamentos ‘temáticos’ - pensem em Monte Cristo, noites de discoteca, Old Hollywood. Estes são apenas alguns. Parece que os clientes querem todo um conceito do início ao fim, mas executado numa maneira que não seja banal, mas moderna e divertida. Temos gostado muito disto e saudamos quaisquer perspetivas não tradicionais da celebração.” - Francie Dorman e Britt Cole, 42 North.

Detalhes prateados

“Detalhes prateados, mais do que dourado. O prateado tem a capacidade de acrescentar um charme antigo a qualquer espaço moderno.” - Stefanie Cove, Stefanie Cove & Co.

Destaques com papel de parede

“Se acrescentou um papel de parede de destaque durante a pandemia (ou só gostou de publicações no Instagram a mostrar o antes e o depois), então vai adorar acrescentar papel de parede ao design de casamento! Seja no fundo da sua grande entrada ou no cenário atrás da banda, estes são os locais perfeitos para aplicar o seu esquema de cores.” - Mindy Weiss.

Estilo sério para os convidados

“O estilo dos convidados é uma tendência no sentido em que estamos a ver pessoas a dar tudo nos seus looks - dos pés à cabeça - utilizando a oportunidade para se vestirem com peças muito especiais. O estilo dos convidados está a tornar-se algo teatral.” - 42 North.

“Depois de todo o tempo que passámos no sofá, os convidados estão entusiasmados para se vestirem bem outra vez. O black tie está de volta, por isso tirem os fatos do armário!” - Mindy Weiss.

Casamentos colossais

“Estamos a ver que os grandes casamentos estão de volta! Sentimos que o ‘micro casamento’ é agora algo do passado e as pessoas estão prontas para ter festas monumentais outra vez.” - 42 North.

“Por muito que gostemos da intimidade dos casamentos em 2020, os casais estão prontos para dar tudo. Já estamos a ver o número de convidados a aumentar bastante.” - Stefanie Cove.

Convites virtuais

“Convites virtuais são salva vidas. Começámos por sugerir isto durante a pandemia como uma forma de evitar gastar o orçamento numa ronda de artigos de papelaria, impressões, envios e ainda como uma forma de abrir uma linha de comunicação mais instantânea, caso os planos precisassem de ser alterados. Parece que veio para ficar. Há uma gratificação imediata quando se envia convites e recebe respostas rapidamente. Para além disso, poder começar a comunicar por mensagem sobre os detalhes do fim de semana de casamento tem sido muito apelativo para os nossos clientes.” - 42 North.

“Se aprendemos alguma coisa em 2021 é que há uma necessidade de comunicar com os convidados em tempo real. Tantos dos nossos amigos e família estavam dispersos durante a pandemia, então à medida que entramos em 2022 encorajamos os nossos clientes a seguir a via virtual não só para poupar dinheiro, mas também para eliminar o stress de correio lento que nunca chega a tempo ou permite alterações de última hora e ainda é sustentável.” - Bryan Rafanelli, Rafanelli Events.

Paletas coloridas

“Todos sabemos que uma das maiores tendências a emergir da pandemia é dopamine dressing. Estou entusiasmado por criar ambientes com dopamina.” - Bryan Rafanelli.

“Os casais querem celebrar com cor! Querem sentar-se à mesa decorada com flores e jantar debaixo de tetos com arranjos florais e luzes.” - Tara Fay.

Tendas abertas

“Tendas abertas (sem paredes!). Temo-nos tornado menos confortáveis com grandes multidões juntas em espaços fechados, então espaços ao ar livre permitem aos convidados descansar enquanto se sentem protegidos.” - Stefanie Cove.

Vários bares e especializados

“Bares satélite estavam em voga nos dias antes do confinamento, mas os casais parecem muito entusiasmados por tê-los de volta. De facto, duas vezes mais do que antes, e o favorito é o bar de tequila.” - Mindy Weiss.

Florais suspensos

“Estamos a ver uma enorme procura por florais suspensos e grandes instalações florais suspensas sobre mesas ou mesmo que se movam do chão ao teto por todo o comprimento da mesa.” - Tara Fay.

Design inspirado em arte

“Toda a sala se torna numa experiência. Os clientes estão a pensar em formas personalizadas de preencher (ou acrescentar a) espaços vazios, criando uma complexa marca gráfica ou artística nos seus detalhes. Por exemplo, contratámos um artista para pintar o casal no seu estilo abstrato. Enquanto pendurámos o quadro, também incorporámos arte noutras formas, como em pequenas caixas de comida para takeaway a uma peça customizada na pista de dança.” - Mindy Weiss. 

Fim de semana de casamento longo

“Os nossos clientes querem esticar o fim de semana de casamento com outro tipo de eventos ao longo de três ou quatro dias, desde uma grande festa de boas-vindas, um jantar de ensaio, e algo ativo para fazer durante o dia, sejam torneios de ténis à vez ou uma caminhada/corrida em grupo, tudo ao longo do fim de semana. E porque não terminar o fim de semana de casamento com um evento de detox to retox ou uma festa de dia para se despedirem dos convidados?” - Bryan Rafanelli.

O que evitar

Refeições de estilo caseiro

“Adeus, serviço de jantar de estilo familiar (estou a acenar entusiasticamente)! Deixem essa refeição casual e desleixada para churrascos de verão. Os nossos clientes querem formalidade, rituais e elegância… e muito espaço à mesa para flores.” - Rebecca Gardner.

Luzes cintilante

“Eram muito bonitas há uns tempos, mas em vez de elevar o design, estamos metaforicamente no momento, a chamar a atenção para as mesas e a pista de dança - para o presente!” - Mindy Weiss.

Vários brindes no copo de água

“Fazer brindes é algo que acontece na noite antes ou no grupo mais pequeno no jantar de ensaio. No copo de água, as noivas dizem ‘vamos dançar!’ e dispensam jantares longos e formais. Preparar os discursos na noite anterior (exceto o noivo, padrinho e pai da noiva) pode tornar o copo de água numa festa, permitindo aos convidados ir para a pista de dança muito mais cedo.” - Bronson van Wyck.

Pistas de dança com monogramas

“Vamos sempre gostar de monogramas, mas podemos deixar o statement para pistas de dança nas tendências dos anos 2010. Se decorar o chão da pista de dança é a sua praia, pense mais além com toques artísticos e gráficos para criar um statement, padrão ou cor que represente o estilo do casamento e a sua personalidade.” - Mindy Weiss.

Esquemas de cores sóbrias

“Estamos a ver cada vez menos branco/marfim/verde este ano que vem, já que os convidados se estão a preparar para um 2022 vibrante.” - Stefanie Cove.

“Por muito bonito que branco seja, os casais querem escolher uma cor e usá-la ao máximo. Como diz o ditado, à grande e à francesa!” - Tara Fay.

Presentes de boas-vindas recheados

“À medida que tentamos ser mais sustentáveis, os casais estão agora a oferecer um presente simples mas genuíno aos convidados, talvez que faça referência ao local do casamento. Isto também significa que os convidados têm menos ‘tralha’ para carregar para casa.” - Stefanie Cove.

 

Elise Taylor By Elise Taylor

Relacionados


Notícias  

Alessandro Michele é o novo diretor criativo da Valentino

28 Mar 2024

Moda   Compras   Tendências  

Trend Alert | Bordeaux

28 Mar 2024

Casamentos  

There’s no God in Bridezilla

28 Mar 2024

Lifestyle  

Mais vale tarde

27 Mar 2024