Moda   Notícias  

Simone Rocha x H&M: uma experiência imersiva em realidade aumentada

10 Mar 2021
By Rui Matos

A designer collaboration da H&M com Simone Rocha é como aquele raio de luz que nos entra casa adentro e nos deixa logo bem dispostos. E depois de meses tão atribulados, como sabe bem receber essa luz.

A designer collaboration da H&M com Simone Rocha é como aquele raio de luz que nos entra casa adentro e nos deixa logo bem dispostos. E depois de meses tão atribulados, como sabe bem receber essa luz.

Ter Helena Bonham-Carter a contemplar-se ao espelho, Paloma Elsesser a tirar a múltiplas selfies ou Kaia Gerber a vislumbrar uma paisagem no meu quarto, mais precisamente na minha cama é uma daquelas coisas que nunca, nem nos sonhos mais profundos e criativos, me passaram pela cabeça. A verdade é tudo isto aconteceu. Não aconteceu literalmente, mas aconteceu literalmente. Pode parecer confuso, mas não é. É só o resultado do avanço tecnológico, em especial da realidade aumentada. 

“Este ano, exigiu a todos que pensássemos nas coisas de uma nova forma, encontrando novas maneiras de trabalhar e conviver. Estou muito entusiasmada por poder celebrar a minha colaboração com a H&M de uma forma tão inovadora, utilizando a melhor tecnologia de Realidade Aumentada para levar um elenco de personagens tão incrível para casa dos convidados,” afirma Rocha, em comunicado. A experiência de realidade aumentada é uma criação experimental e a primeiro do género, revelando-se assim uma forma criatividade e dinâmica de levar a arte de Simone Rocha e da H&M mais longe. 

Impedidos de fazer grandes eventos como aqueles a que já nos habituaram, Simone Rocha e a H&M preparam um caixa muito especial com livros pop-up, pintadops pela britânica Faye Wei Wei, de onde surgiam um elenco de luxo com todas as peças da designer collaboration da gigante sueca. Simone Rocha, que se junta a nomes como Karl Lagerfeld, Giambattista Valli, Lanvin ou Erdem, era já uma grande admiradora destas coleções. “Ainda tenho meias da coleção Marni x H&M e uma malha da coleção Commes des Garçons. Lembro-me da euforia que senti por ter estas peças,” confessou a criadora irlandesa à Vogue Portugal, numa entrevista publicada na edição de março de 2021. Agora, a própria faz parte da história da Moda e da H&M.

“É incrível fazer parte de um projeto como este e, como pintora, sinto o que é essa coisa de criares o teu próprio mundo. A Simone e eu brincamos com esses elementos entre a feminilidade e o poder,” contou Wei Wei à Vogue US. Para a concepção destes livros, as duas criativas mergulharam no arquivo da pintora britânica. “Procuramos as minhas pinturas que eram abundantemente cheias de flores e folhos (…) Espero que, do meu lado, a intensidade com que foram pintadas e a intensidade emocional que mantêm possam corresponder ao tipo de presença que as roupas de Simone têm,” explica Wei Wei. E foi como um match made in heaven que tudo isto está interligado. 

Simone Rocha x H&M chega às prateleiras online no dia 11 de março, com opções para ela, ele e ainda para os mais pequenos. 

Rui Matos By Rui Matos

Relacionados


Moda  

Open Call | Time of Seasons

23 Jun 2024

Lifestyle   Tendências  

Onde está o queer nos contos de fadas?

22 Jun 2024

Moda  

Open Call | Hide and Seek

21 Jun 2024

Atualidade   Curiosidades  

Junho, o mês do orgulho

21 Jun 2024