Silvia Venturini Fendi. Fotografia: Cortesia da Fendi.
Após duas temporadas à frente da linha feminina da Fendi, Venturini Fendi assumirá o cargo de presidente honorária da marca, abrindo caminho para um novo diretor criativo.
É oficial: Silvia Venturini Fendi deixa o cargo de diretora criativa da Fendi, assumindo o cargo de presidente honorária da casa romana, que pertence à sua família há três gerações.
Fendi, que cria coleções masculinas e de acessórios para a marca desde 1994, assumiu as linhas de Moda feminina e Alta-Costura após a saída de Kim Jones em outubro do ano passado, liderando a marca por duas temporadas no seu centenário. Antes de Jones, Venturini Fendi era a segunda no comando, atrás de Karl Lagerfeld, diretor criativo de longa data das coleções femininas e de Alta-Costura da Fendi entre 1992 e 2019. Após duas temporadas à frente de todas as coleções, Venturini Fendi abre agora caminho para um novo diretor criativo.
“Foram anos verdadeiramente emocionantes, uma jornada que percorri também em nome da minha avó Adele, da minha mãe Anna e das suas irmãs. O meu coração está com Karl, um mestre extraordinário que me concedeu a honra de trabalhar ao seu lado, ensinando-me a arte de partilhar, uma qualidade marcante na história das mulheres da minha família, enquanto me orientava para cultivar e proteger a minha própria visão criativa, de forma a que eu pudesse voar com as minhas próprias asas”, afirmou a designer num comunicado. “Que percurso maravilhoso, não só do ponto de vista criativo, mas também humano: primeiro através da minha ligação com Karl Lagerfeld, depois com Kim Jones e, por último, mas não menos importante, com a minha fantástica equipa, que ao longo dos anos se tornou parte da minha família”.
Na sua nova função, Venturini Fendi irá concentrar-se em apoiar o legado da Fendi, ao mesmo tempo que “continua a defender a marca em todo o mundo e a promover a história da maison, o seu saber-fazer excecional e o universo da Fendi Casa”, afirmou a marca em comunicado.
A Fendi nomeou Ramon Ros como CEO em julho deste ano, talvez para conduzir a marca durante a transição criativa. A LVMH não divulga as vendas de marcas individuais, mas, de acordo com estimativas do HSBC, as vendas da Fendi atingiram 2,33 mil milhões de euros em 2024.
“Desde 1992, Silvia tem contribuído significativamente para moldar a direção criativa da Fendi, sendo fundamental para o sucesso internacional da marca. A sua visão guiou a marca desde as suas raízes artesanais e romanas até ao futuro, culminando na celebração do centenário da casa”, afirmou Ros num comunicado. “Estou entusiasmado por ver os novos projetos que Silvia irá liderar na sua nova posição, contribuindo não só para o legado e os valores da Fendi, mas também para o mundo do design e do saber-fazer em todo o mundo”.
É claro que os rumores não param desde a saída de Jones. Mas com a saída de Venturini Fendi, as apostas estão agora muito mais altas no que toca a quem irá assumir a direção da marca. A Fendi afirma que uma nova organização criativa será anunciada “no momento oportuno”.
Traduzido do original, disponível aqui.
Most popular
.jpg)
Numerologia: eis o que a sua data de nascimento diz sobre a sua personalidade
26 Sep 2025

Relacionados



