Notícias  

Sarah Burton abandona a Alexander McQueen

11 Sep 2023
By Maria Inês Pinto & Mariana Pimenta

Num comunicado divulgado esta segunda-feira, a Kering, detentora da Alexander Mcqueen, anunciou o fim da sua colaboração com Sarah Burton após duas décadas.

Sarah Burton começou a sua jornada na Alexander McQueen como estagiária em 1996, e após concluir os estudos na Central Saint Martins, retornou à marca. Em 2000, assumiu o cargo de heaf of design da linha feminina e, em 2010, tornou-se diretora criativa, sucedendo ao lendário criador Lee Alexander McQueen após a sua trágica morte. A carreira de Sarah Burton é repleta de sucessos e marcada por momentos memoráveis, como o design do icónico vestido de noiva de Kate Middleton. Recebeu importantes prémios da indústria, incluindo Designer do Ano nos British Fashion Awards e em 2012 foi agraciada com a Ordem do Império Britânico em reconhecimento pelas contriubuições à indústria da moda britânica.

Kate Middleton
Getty Images

O defile de primavera/verão 2024, em Paris, marcará o fim da parcercia de grande sucesso entre a McQueen e Burton, responsável por coleções altamente aclamadas e estabelecendo-se como um dos nomes mais importantes da indústria durante os 13 anos como diretora criativa.

"Estou muito orgulhosa de tudo o que fiz e da minha incrível equipa na Alexander McQueen. Eles são a minha família e esta tem sido a minha casa nos últimos 26 anos. Quero agradecer a François-Henri Pinault por ter acreditado em mim e por me ter oferecido esta fantástica oportunidade. Acima de tudo, quero agradecer a Lee Alexander McQueen. Ele ensinou-me tanto e estou-lhe eternamente grata. Estou ansiosa pelo futuro e pelo meu próximo capítulo e levarei sempre comigo este tempo precioso", afirma em comunicado de imprensa.

Lady Gaga
Getty Images

François-Henri Pinault, Presidente e diretor executivo da Kering revela estar “imensamente grato a Sarah”, agradencendo-lhe “pelo seu trabalho ao longo das últimas duas décadas, primeiro ao lado de Lee Alexander McQueen, onde o seu papel foi fundamental para o seu sucesso, e depois como diretora criativa desde 2010. Através da sua própria experiência, sensibilidade e talento, Sarah continuou a fazer evoluir a expressão artística desta casa icónica. Manteve e continuou a herança, a atenção ao detalhe e a visão única de Lee, acrescentando-lhe o seu toque pessoal altamente criativo”.

Article

Alexander McQueen, o desajustado

Read More

Também Gianfilippo Testa, Diretor Executivo da Alexander McQueen, expressou a sua gratidão à criadora “por ter escrito um capítulo tão importante na história da Casa Alexander McQueen”, deixando “uma marca indelével”.

Naomie Harris
Getty Images

A saída de Burton é a mais recente de uma série de mudanças na Kering, depois da saída de Alessandro Michele da Gucci, em novembro de 2022, e de alterações na gestão anunciadas este verão. O sucessor de Burton será, segundo a Kering, anunciado oportunamente.

Kate Middleton
Getty Images

Cate Blanchett
Getty Images

Maria Inês Pinto & Mariana Pimenta By Maria Inês Pinto & Mariana Pimenta

Relacionados


Pessoas  

Taylor Swift atua amanhã em Lisboa e traz consigo novos visuais para a The Eras Tour

23 May 2024

Moda  

Trend Alert | Crochet

23 May 2024

Agenda  

Lisbon Design Week 2024 | A semana dedicada ao design começa hoje

22 May 2024

Tendências  

Who let the baby bump out?

22 May 2024