Lifestyle   Roteiro  

Um roteiro pelos melhores mercados de Natal em Portugal

06 Dec 2021
By Mariana Silva

Qualquer um destes destinos é digno de uma escapadinha festiva de fim de semana.

Qualquer um destes destinos é digno de uma escapadinha festiva de fim de semana. 

Praça do Comércio, Lisboa © Getty Images
Praça do Comércio, Lisboa © Getty Images

Não é preciso viajar muito para podemos celebrar a quadra natalícia. Depois de abordamos os melhores destinos para passar as festividades na Europa, está na altura de descobrir mais sobre o que se passa cá dentro. De Norte a Sul, estes são alguns dos melhores mercados de Natal que poderá encontrar em território nacional. 

Alenquer, Presépio de Portugal

De 30 de novembro a 30 de dezembro, a colina da vila de Alenquer recebe um dos maiores e mais conhecidos presépios do país. Esta é uma tradição que remonta a 1968 e que permitiu à localidade receber o título de Presépio de Portugal, algo que mantém até aos dias de hoje. Para além do popular presépio, o mercado de Natal de Alenquer conta ainda com diversas exposições e atividades capazes de acordar o espírito natalício de qualquer grinch. 

Óbidos Vila Natal

Dentro das muralhas históricas de Óbidos, esconde-se um pequeno oásis natalício. A Vila Natal de Óbidos abriu no passado dia 30 de novembro e poderá ser visitada até dia 2 de janeiro de 2022. Este ano, o mercado festivo acolhe diversos espetáculos de entretenimento, lojas de artesanato e ainda uma pista e uma rampa de gelo. 

 

Porto Christmas Village 

A Alfândega do Porto abriu portas a um dos maiores mercados de Natal que a cidade recebe este ano. Com uma pista de gelo, jogos de realidade virtual, e um Food & Wine Bar recheado das melhores iguarias gastronómicas portuguesas, o Porto Christmas Village já pode ser visitado e estará em funcionamento até ao final do ano. 

Mercado de Natal World of Wine 

O canto cultural mais badalado de Vila Nova de Gaia veste-se também de Natal para acolher esta época festiva. O Mercado de Natal do WoW (World of Wine) irá receber diversas bancas de comida e artesanato, onde poderá passar uma boa tarde e realizar as suas compras natalícia recorrendo somente a marcas portuguesas, tal como um variado programa cultural, com exposições, concertos e até um brunch no dia 25 de dezembro. 

Mercado EDP Planeta Zero & Pinheiro Bombeiro

É no Centro Cultural de Belém que se localiza o mercado de Natal mais sustentável de Portugal. A EDP juntou-se ao Pinheiro Bombeiro - uma iniciativa que permite alugar um pinheiro verdadeiro e contribuir para a compra de material para combater incêndios - e reuniu diversas empresas portuguesas conhecidas pela venda de produtos mais verdes. Para além das compras, esta primeira edição do Mercado EDP Planeta Zero & Pinheiro Bombeiro contará com diversos workshops até dia 19 de dezembro. 

 

Wonderland Lisboa

Está de regresso ao Parque Eduardo VII, em Lisboa, um dos maiores eventos natalícios da capital portuguesa. O Wonderland Lisboa abriu no passado dia 1 de dezembro e estará em funcionamento até ao início do próximo ano. Neste parque, poderá deparar-se com várias atrações festivais pensadas para miúdos e graúdos, entre quais está a famosa roda gigante, cuja vista faz a viagem valer a pena. 

Rossio Christmas Market 

Neste mercado, são as marcas portuguesas que trazem animação à praça lisboeta do Rossio. Composto por dezenas pequenas bancas de artesanato, alimentação e um variado range de outros produtos, o Rossio Christmas Market foi pensado para que possa fazer as suas compras de Natal, até ao dia 19 de dezembro. Como um bónus, uma compra neste mercado vale uma viagem gratuita no comboio natalício da cidade. 

Cascais Christmas Village 

De 5 de dezembro a 5 de janeiro, o Parque Marechal Carmona, em Cascais, transforma-se numa verdadeira Vila Natal, com cenários pensados para agradar a todos os que o visitam. Para além de um mercado com marcas portuguesas e um food court, haverá diversas atrações como uma pista e uma rampa de gelo, e outros pontos pensados para os mais novos. 

Mariana Silva By Mariana Silva

Relacionados


Opinião  

Ocupação: full-time mom

27 May 2024

Notícias  

Arte e Moda encontram-se na boutique Dior em Lisboa com uma exposição assinada por Joana Vasconcelos

27 May 2024

Notícias  

Westwing já está em Portugal

27 May 2024

Moda  

Chiaroscuro

24 May 2024