Lifestyle   Agenda  

Roteiro cultural para celebrar o Dia da Mulher

07 Mar 2022
By Joana Rodrigues Stumpo

É o dia para nos festejarmos a nós próprias e a cultura proporciona o melhor programa.

É o dia para nos festejarmos a nós próprias e a cultura proporciona o melhor programa.

Fotografia de Marco Cella. Styling de Woo Lee. Modelo Greta Futura. Vogue Portugal, novembro de 2020.
Fotografia de Marco Cella. Styling de Woo Lee. Modelo Greta Futura. Vogue Portugal, novembro de 2020.

Estamos constantemente à procura de desculpas e justificações para juntar as amigas e fazer alguma coisa (se bem que este “alguma coisa” é sempre uma incógnita). Haverá melhor razão do que celebrar ser mulher? O nosso dia é já amanhã e, por todo o país, há eventos e atividades para todos os gostos, desde concertos a exposições de arte. Estes são os programas a considerar para este Dia da Mulher.

Entrada gratuita em museus e monumentos 

Para celebrar o nosso dia, a Direção-Geral do Património Cultural concedeu a todas as pessoas do género feminino entrada gratuita nos 25 museus e monumentos seus dependentes. Esta terça-feira, vamos poder visitar o Mosteiro dos Jerónimos, o Museu Monográfico de Conimbriga, o Museu Nacional de Arte Antiga e muitos outros, para consultar aqui

Marcha do Dia Internacional das Mulheres 

Pela quarta vez, o movimento feminista volta a marchar por todo o país. A Rede 8 de Março convocou uma pequena caminhada neste dia em que a plataforma vai apresentar o Manifesto Feminista para 2022, com contribuições de várias organizações para a promoção da igualdade do género. A marcha vai acontecer nas cidades de Lisboa, Porto, Braga, Faro, Barcelos, Guimarães e Coimbra.

Museu Nacional do Coche

Ainda na capital, este museu organizou uma série de atividades que, ao longo de dia 8 de março, tem como objetivo dar a conhecer e enaltecer grandes mulheres na história portuguesa. Durante a visita guiada, aprende-se acerca dos coches de noivado, das rainhas portuguesas em cortes estrangeiras e, claro, da fundadora do Museu Nacional do Coche, D. Amélia.

Márcia

A artista portuguesa dá um concerto no Dia Internacional da Mulher no Cineteatro Louletano. A discografia da cantora conta já com cinco álbuns: Márcia, , Casulo, Quarto Crescente e Vai e Vem

Lente Feminista

Já na Cidade Invicta, o Centro Português de Fotografia tem em exposição a mostra “Lente Feminina”, uma coletânea de várias fotógrafas cujo trabalho contribuiu para mudar a narrativa de género neste mundo da arte. A exposição está patente até 22 de maio. 

Museu Nacional do Traje 

De Norte a Sul, são inúmeros os museus a organizar programações temáticas alusivas ao Dia da Mulher. O Museu Nacional do Traje (que pode ser visitado gratuitamente por mulheres esta terça-feira) oferece uma visita guiada: em As Mulheres do Palácio, descobre-se como era o dia-a-dia durante os séculos XVIII e XIX e como se lidava com os padrões de Beleza da altura. A visita está sujeita a marcação prévia.

Cassandra

A ópera de Michael Jarrell escrita com base na obra homónima de Christa Wolf está em cena na Casa da Música no Porto desde este 8 de março até dia 25. Interpretada por Leonor Silveira, a peça conta ainda com a direção musical de Peter Rundel.

 

Joana Rodrigues Stumpo By Joana Rodrigues Stumpo

Relacionados


Atualidade  

Morreu Claude Montana, icónico designer dos anos 80

23 Feb 2024

Curiosidades   Atualidade  

Cisnes entre patos

23 Feb 2024

Moda   Street Style  

LFW | Models Off-Duty

23 Feb 2024

Beleza  

LFW outono/inverno 2024 | A beleza nos backstages

22 Feb 2024