Artigo Anterior

Porto recebe festival de música LGBT+

Próximo Artigo

Os lançamentos de abril na Netflix Portugal

Agenda 7. 3. 2022

Roteiro cultural para celebrar o Dia da Mulher

by Joana Rodrigues Stumpo

 

É o dia para nos festejarmos a nós próprias e a cultura proporciona o melhor programa.

Fotografia de Marco Cella. Styling de Woo Lee. Modelo Greta Futura. Vogue Portugal, novembro de 2020.

Estamos constantemente à procura de desculpas e justificações para juntar as amigas e fazer alguma coisa (se bem que este “alguma coisa” é sempre uma incógnita). Haverá melhor razão do que celebrar ser mulher? O nosso dia é já amanhã e, por todo o país, há eventos e atividades para todos os gostos, desde concertos a exposições de arte. Estes são os programas a considerar para este Dia da Mulher.

Entrada gratuita em museus e monumentos 

Para celebrar o nosso dia, a Direção-Geral do Património Cultural concedeu a todas as pessoas do género feminino entrada gratuita nos 25 museus e monumentos seus dependentes. Esta terça-feira, vamos poder visitar o Mosteiro dos Jerónimos, o Museu Monográfico de Conimbriga, o Museu Nacional de Arte Antiga e muitos outros, para consultar aqui

Marcha do Dia Internacional das Mulheres 

Pela quarta vez, o movimento feminista volta a marchar por todo o país. A Rede 8 de Março convocou uma pequena caminhada neste dia em que a plataforma vai apresentar o Manifesto Feminista para 2022, com contribuições de várias organizações para a promoção da igualdade do género. A marcha vai acontecer nas cidades de Lisboa, Porto, Braga, Faro, Barcelos, Guimarães e Coimbra.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Rede 8 de Março (@rede8demarco)

Museu Nacional do Coche

Ainda na capital, este museu organizou uma série de atividades que, ao longo de dia 8 de março, tem como objetivo dar a conhecer e enaltecer grandes mulheres na história portuguesa. Durante a visita guiada, aprende-se acerca dos coches de noivado, das rainhas portuguesas em cortes estrangeiras e, claro, da fundadora do Museu Nacional do Coche, D. Amélia.

Márcia

A artista portuguesa dá um concerto no Dia Internacional da Mulher no Cineteatro Louletano. A discografia da cantora conta já com cinco álbuns: Márcia, , Casulo, Quarto Crescente e Vai e Vem

Lente Feminista

Já na Cidade Invicta, o Centro Português de Fotografia tem em exposição a mostra “Lente Feminina”, uma coletânea de várias fotógrafas cujo trabalho contribuiu para mudar a narrativa de género neste mundo da arte. A exposição está patente até 22 de maio. 

Museu Nacional do Traje 

De Norte a Sul, são inúmeros os museus a organizar programações temáticas alusivas ao Dia da Mulher. O Museu Nacional do Traje (que pode ser visitado gratuitamente por mulheres esta terça-feira) oferece uma visita guiada: em As Mulheres do Palácio, descobre-se como era o dia-a-dia durante os séculos XVIII e XIX e como se lidava com os padrões de Beleza da altura. A visita está sujeita a marcação prévia.

Cassandra

A ópera de Michael Jarrell escrita com base na obra homónima de Christa Wolf está em cena na Casa da Música no Porto desde este 8 de março até dia 25. Interpretada por Leonor Silveira, a peça conta ainda com a direção musical de Peter Rundel.

 

Artigos Relacionados

Tendências 8. 3. 2021

15 filmes para celebrar o Dia Internacional da Mulher

De Whoopi Goldberg, em A Cor Púrpura, a Meryl Streep, em As Sufragistas, reunimos alguns dos filmes mais inspiradores que enaltecem a paixão e a resiliência de mulheres fortes e independentes.

Ler mais

Palavra da Vogue 8. 3. 2019

Especial Dia Internacional da Mulher 2019

Não procure mais: tudo o que importa ler hoje, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, está aqui.

Ler mais

Roteiro 8. 3. 2019

Cinco ideias para celebrar o Dia Internacional da Mulher

Quer prefira pôr a leitura em dia, dançar em frente ao espelho, ou visitar uma exposição, preparámos um roteiro diversificado para que possa celebrar este dia à sua medida.

Ler mais

Atualidade 7. 3. 2019

Assédio sexual, é preciso falar (e falar mais)

Enclausurado em olhares e sentenças coniventes durante muito tempo, o assédio sexual hoje assume-se protagonista no debate público. As vítimas continuam a ser descredibilizadas, os argumentos permanecem. Mas uma coisa é certa: perfuma a empoderamento.

Ler mais