Atualidade   Entrevistas  

Pernille Teisbaek, o epítome do estilo nórdico

07 Oct 2021
By Rui Matos

Não é novidade nenhuma que o estilo nórdico preenche o feed das redes sociais, o street style e, a passos cada vez mais largos, o nosso guarda-roupa. Pernille Teisbaek é uma das embaixadoras mundiais deste look e, em conjunto, com a Mango criou uma coleção-cápsula que é tudo aquilo que queremos adicionar aos coordenados outonais - e todas as futuras estações.

Não é novidade nenhuma que o estilo nórdico preenche o feed das redes sociais, o street style e, a passos cada vez mais largos, o nosso guarda-roupa. Pernille Teisbaek é uma das embaixadoras mundiais deste look e, em conjunto, com a Mango criou uma coleção-cápsula que é tudo aquilo que queremos adicionar aos coordenados outonais - e todas as futuras estações.

Um scroll rápido na conta de Instagram de Pernille Teisbaek diz-nos que os saltos altos, as cadeiras e a Moda são três das suas paixões. Numa análise mais atenta, é o estilo pessoal da influencer, stylist, diretora criativa e empresária que nos chama atenção. Uns jeans, uma t-shirt, um blazer e uns ténis compõem o uniforme nórdico que hoje vemos espalhado por todo o mundo. É intemporal, clássico e confortável, por outras palavras, tudo aquilo que gostamos e que queremos adotar para o nosso guarda-roupa.

Depois de já ter sido rosto de várias campanhas Mango e de integrar o grupo über-cool Mango Girls, Teisbaek trabalhou de perto com a equipa de design da Mango, liderada por Justicia Ruano, para criar uma coleção-cápsula de 20 peças intemporais e multifacetadas.  “Trabalhar com a Pernille foi fácil desde o início e criámos esta coleção em grande harmonia e com grande entusiasmo,” começa por dizer Ruano. “O mais importante é que ela e a Mango partilham dos mesmos princípios de qualidade, feminilidade e sustentabilidade.”

Nesta aventura, todas as peças foram confecionadas com tecidos sustentáveis, como o algodão orgânico e o poliéster reciclado. As peças são intemporais e versáteis, com um twist muito urbano, destacando-se as silhuetas fluídas com cortes clássicos. Já a paleta de cores tem como base os tons neutros, como o bege e o branco, enquanto o azul-chumbo e o preto marcam presença nos looks totais, por exemplo.

A propósito deste lançamento, a Vogue conversou com Pernille Teisbaek sobre o processo de criação desta coleção, o agora aclamado estilo nórdico e o que é que mudou no último ano e meio de vida.

First things first: conte-nos quais foram as imagens ou referências que estiveram no moodboard para esta coleção.

Queria que esta coleção representasse a minha ideologia e também queria criar uma sinergia entre o meu estilo e o ADN da Mango. A partir daí apresentei o meu moodboard e descrição de estilo para toda a coleção e a maravilhosa equipa de design da Mango compreendeu logo a minha visão e traduziu-a em peças de roupa.

Esta coleção-cápsula é inteiramente focada em linhas minimais e cores neutras, no fundo uma reflexão do seu estilo e do agora famoso scandi style. De que modo é que idealizar uma coleção como esta é um passo importante na carreira da Pernille Teisbaek?

É uma combinação muito interessante, a equipa da Mango abraçou o look escandinavo e compreendeu cada detalhe que eu trouxe para cima da mesa, por isso foi um processo muito natural para ambos. Adoro trabalhar com contrastes e camadas de uma só cor e esta coleção é totalmente baseada em alguns dos meus tons favoritos e nos estilos que mais gosto de usar.

O estilo escandinavo é agora um look mainstream que todos querem abraçar, mas começou como se de uma cultura mais underground se tratasse. Como é que olha para o crescimento desta estética? 

Sinto que o estilo escandinavo é um look intemporal que é fácil para muitas pessoas adotarem no seu guarda-roupa e o tornarem seu, acrescentando apenas pequenos detalhes e joias. Este estilo tornou-se numa definição, como se define o estilo francês.

A indústria a Moda é uma das mais poluentes no mundo, com isso em mente de que forma é que olha para a Moda nos dias de hoje?

Eu acredito num guarda-roupa duradouro com peças clássicas que podem ser usadas repetidamente. A minha coleção para a Mango é fácil de integrar no guarda-roupa e são peças que podem durar durante muitas estações.

Olhando para o último ano e meio, o que é que mudou drasticamente na vida da Pernille? E quais foram as coisas que aprendeu a dar mais valor?

De facto, para mim, tem sido um período muito interessante. Ao mesmo tempo que dei à luz o meu terceiro filho, o ano COVID deu-me a oportunidade de me concentrar ainda mais nos projetos em que estou envolvida. Tive a oportunidade de contribuir de forma mais criativa e completa em projetos e clientes que prezo muito. Profissionalmente tem sido um ano muito gratificante. 

Com tantas coisas a aconteceram na sua vida e a vivermos num mundo cada vez mais fugaz, como é que consegue conciliar tudo e ter tempo para si?

Tenho a sorte de adorar o meu trabalho, de ser mãe e esposa, e estou adorar este período na minha vida.

A coleção Pernille X Mango está hoje disponível no site oficial da Mango e em lojas selecionadas, com Portugal a vigorar na lista dos selecionados.

 

Rui Matos By Rui Matos

Relacionados


Compras  

UV Ready: A melhor maquilhagem com proteção solar

19 Jul 2024

Guestlist  

Do tradicional ao intemporal, há uma carteira Viral para qualquer ocasião

19 Jul 2024

Moda  

Open Call | The Intimacy Of Being (Mis)Understood

19 Jul 2024

Moda  

Open Call | Never a Comeback

18 Jul 2024