Lifestyle   Tendências  

Oito fotógrafos queer que precisamos de seguir agora

08 Jun 2021
By Ryan Cahill

Com o início das celebrações do Pride Month a começarem, reunimos alguns dos nomes mais emocionantes que documentam a vida LGBTQIA+ em todo o mundo, do Reino Unido à Rússia, da China aos EUA.

Com o início das celebrações do Pride Month a começarem, reunimos alguns dos nomes mais emocionantes que documentam a vida LGBTQIA+ em todo o mundo, do Reino Unido à Rússia, da China aos EUA.

A fotografia queer sempre ofereceu um olhar sobre a vida das pessoas LGBTQIA+. Quer seja a documentar as lutas da nossa opressão, os momentos em que nos aproximamos da igualdade ou a capturar a alegria do erotismo do mesmo sexo, não há como negar a importância da fotografia como forma de arte. Desde os motins de Stonewall em Nova Iorque, em junho de 1969, uma grande parte dos criadores de imagens queer deixaram a sua marca. Trabalhos de Robert Mapplethorpe, Alvin Baltrop e Honey Lee Cottrell (para citar alguns) resistiram ao teste do tempo, mostrando que os indivíduos queer têm um lugar no passado, no presente e no futuro, um lugar pelo qual vale a pena lutar. 

Oito fotógrafos queer partilham as suas esperanças para o futuro, desde o financiamento de cuidados de saúde trans até à construção de novos espaços físicos seguros.

Mengwen Cao 

Instagram: @MengwenCao | Idade: 30 | Location: nasceu emHangzhou, China, vive em Nova Iorque

“Ao crescer queer, aprendi a esconder a minha identidade para me encaixar e só me abro a algumas pessoas para me proteger. Ainda estou no processo de perceber o efeito da constante repressão. O encontro com uma comunidade diversificada de amigos amorosos e atenciosos do QTPOC, em Nova Iorque, transformou-me. Incorporamos a liberdade, a solidariedade e o poder na forma como aparecemos uns para os outros. Encorajamo-nos mutuamente a ser as melhores versões de nós próprios com os recursos de que dispomos na altura. Aprendemos a arte da interdependência através de quadros como a justiça transformadora."

"Estamos a cuidar coletivamente deste jardim do amor. Pode levar gerações a desenvolver raízes sólidas, mas nós estamos aqui para isso. Com sabedoria e bênçãos dos nossos antepassados, estamos a pavimentar caminhos para as gerações futuras, que esperam saber desde o início que merecem tudo isto”. 

Clifford Prince King 

Instagram: @CliffordPrinceKing | Idade: 27 | Location: nasceu no Arizona, vive em Nova Iorque

"As minhas esperanças para a comunidade LGBTQIA+ são de apoio, justiça, reconhecimento criativo e prosperidade a todos os níveis. Tem havido progressos devido aos esforços das mulheres negras trans - mas ainda existem obstáculos e barreiras que precisam de ser desmantelados. Validar as pessoas LGBTQIA+ como pioneiras e agentes culturais; normalizar a nossa existência na sociedade é também a minha esperança. Espero que possamos continuar a recuperar a nossa história, ocupar espaço confortavelmente, prosperar em todos os sentidos, e ver os frutos do nosso trabalho enquanto ainda vivemos”.

Heather Glazzard 

Instagram: @Heather_Glazzard | Idade: 27 | Location: nasceu em Halifax, vive em Londres

"Gostaria que os direitos LGBTQIA+ fossem iguais em todo o lado. Isto libertar-nos-ia no Reino Unido e mais além. A minha esperança para o futuro, especialmente no Reino Unido, é que este país comece a financiar os cuidados de saúde trans para que as pessoas trans da classe trabalhadora possam ter a cirurgia que precisam e merecem. Isto poderia ter um impacto tão grande na comunidade. Mostrar que este país se preocupa com todas as pessoas, e não apenas com os ricos privilegiados."

"Quero ver o LGBTQIA+ tornar-se mais inclusivo e centrar as vozes trans-POC. Estou grato por ver mais espaços trans e POC-led a surgirem na Internet e espero ver estes tornarem-se espaços físicos. Tem havido algumas páginas de Instagram que têm sido ótimas para a aprendizagem e espaços comunitários como @RosaKwir e @TransActualUK. Seria espantoso se estas páginas se tornassem num lugar onde nos pudéssemos encontrar fisicamente e aprender sobre as experiências uns dos outros”. 

Kostis Fokas

Instagram: @Kostis.Fokas | Idade: 42 | Location: nasceu e vive em Atenas, Grécia

"Olhando para a história do movimento LGBTQIA+ ao longo das últimas décadas, podemos ver que foram feitos progressos significativos, particularmente quando se trata do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Foram necessários, e ainda são necessários, os sacrifícios de tantos indivíduos em todo o mundo que estão a defender-se a si e aos outros para que cheguemos onde estamos hoje."

"Agora, um número crescente de plataformas estão abertas a artistas LGBTQIA+ para exprimirem e mostrarem o seu trabalho. Este é certamente um grande passo em frente para a sociedade. Pouco a pouco, encontramos espaços seguros onde podemos construir comunidades e crescer. Através da arte, aprendemos a conectar, inspirar, e apoiar as gerações mais jovens para que possamos construir juntos um futuro mais brilhante. Temos uma responsabilidade, mas também um propósito. No entanto, em tantos países do mundo, os indivíduos LGBTQIA+ ainda enfrentam uma grave discriminação e marginalização sócio-política e financeira. Temos de permanecer ligados e ser a voz mais forte para aqueles que lutam. Uma voz que agora precisa de ser ouvida em alto e bom som"! 

Kito Muñoz

Instagram: @Kito.Munoz | Idade: 23 | Location: nasceu em Cádiz, vive em Madrid

“[Referindo-se à tatuagem acima] L :( VE! No meu trabalho, assim como na vida, eu conecto-me com realidades paralelas repletas de Moda e arte, de sensualidade, nudez e de amor livre.”

Vic Lentaigne

Instagram: @VicLentaigne | Idade: 33 | Location: nasceu em Guildford, vive em Londres

"Espero que haja mais solidariedade, apoio e tolerância para com aqueles que pertencem a todas as partes da comunidade LGBTQIA+. Gostaria de ver o fim da intimidação de crianças LGBTQIA+ e que ninguém fosse punido por ser quem é.”

"Dentro da comunidade LGBTQIA+, espero que haja menos divisão entre os diferentes grupos e menos discriminação para com as pessoas trans dentro da nossa comunidade. Escusado será dizer que espero que no futuro, os direitos trans sejam protegidos e os cuidados de saúde sejam mais acessíveis aos indivíduos trans. Os grupos estão a trabalhar no sentido de tentar reformar os cuidados de saúde como um todo e de os tornar mais inclusivos - gostaria de ver este progresso progredir mais. Com mais visibilidade positiva e educação, esperamos poder avançar em direção a um futuro melhor para todos”. 

Emmie America 

Instagram: @EmmieAmerica  | Idade: 25 | Location: nasceu e vive em Moscovo  

"A comunidade queer tem uma capacidade e um poder muito especial de esperança, de fé e de se apoiarem mutuamente, aconteça o que acontecer. Talvez seja porque, para muitos de nós, é uma família. Estas são qualidades e sentimentos tão benéficos e importantes para toda a humanidade, e a sua difusão é o ato mais humano. Contudo, muito mais frequentemente do que alguma vez poderia ser justo, vejo pessoas que têm medo de falar, casais que têm medo de mostrar o seu amor em público, seja por temerem uma agressão ou mesmo a detenção.” 

"O meu maior sonho é que as pessoas deixem de se unir contra nós, e que as pessoas LGBTQIA+ continuem a espalhar o amor e nunca sejam motivadas pelo medo”.

Laurence Philomene

Instagram: @LaurencePhilomene | Idade: 28 | Location: nasceu e vive em Montreal

"Tendo dedicado a minha prática à documentação de vidas queer ao longo dos últimos anos, fazer trabalho autobiográfico permite-me aprofundar o que significa recuperar a autonomia sobre as nossas histórias como indivíduos marginalizados. A minha esperança para o futuro é viver num mundo onde o género binário não seja mantido como uma desculpa para a violência contra aqueles que não se encaixam nele. As pessoas trans não binárias existem - estamos aqui, e estamos a prosperar”.

Ryan Cahill By Ryan Cahill

Relacionados


Moda   Compras   Tendências  

Trend Alert | Corporate Core

18 Apr 2024

Guestlist  

Tastes like summer, smells like Victoria

17 Apr 2024

Atualidade   Curiosidades  

Celeste Caeiro, do Franjinhas para os livros de História

17 Apr 2024

Moda   Tendências   Compras  

Trend Alert | As carteiras essenciais para esta primavera

16 Apr 2024