Artigo Anterior

Zara: o comércio do futuro, hoje?

Próximo Artigo

Um jantar muito doce

Roteiro 14. 9. 2018

O vírus: muito mais do que uma exposição

by Rui Matos

 

Dez artistas portugueses, que nasceram depois do maior surto HIV/Sida alguma vez registado, abordam o tema inspirados através das obras cinematográficas a serem apresentadas durante a edição de 2018 do Queer Lisboa - Festival Internacional de Cinema Queer. 

Foi durante a década de 80 e 90 que se assistiu ao maior surto de HIV, a epidemia que assombrou a sociedade e que, pela primeira vez, viu grupos a lutar por respostas e tratamentos para uma doença até então desconhecida. Esta é uma realidade que ainda persiste na atualidade, e a sua pertinência social, cultural e política é cada vez maior. 

O Festival Internacional de Cinema Queer arranca hoje, 14 de setembro, e prolonga-se até ao dia 22 no Cinema São Jorge, em Lisboa. Paralelamente a este evento, na Galeria Foco, vai estar patente O Vírus, uma exposição que pretende consciencializar quem por lá vá passar. 

Christophe dos Santos, Cláudia Sofia, Diego Machargo, Fernanda Feher, João Gabriel, João Viegas, Marta Pombo, Mauro Ventura, Rui Palma e Thomas Mendonça (também o curador de O Vírus) são os artistas que participam nesta exposição e que se propuseram a trazer um novo olhar para esta temática - jovem, atual e por vezes distante, mas sempre habitada pela ressonância da memória coletiva daquilo que foi o HIV.

A entrada é gratuita e inaugura amanhã, 15 de setembro. 

Galeria FOCO
15 de setembro das 18h00 às 20h00
18, 19, 20, 21 e 22 de setembro das 14h00 às 20h00
Rua da Alegria, 34 R/C – 1250-007 Lisboa 

 

 

Artigos Relacionados

Roteiro 24. 8. 2018

O amor está no ar

Estes são os melhores destinos para viver um amor de verão.

Ler mais

Roteiro 21. 6. 2018

No radar da Vogue

Se está sem planos para os próximos dias, reunimos aqui tudo que pode fazer: da música ao cinema, da arte à vida boémia. Estes são os eventos culturais que temos debaixo de olho.

Ler mais

Roteiro 15. 6. 2018

BookQueerClub

No mês de celebrar o orgulho LGBTQ+, reunimos os 4 livros queer que não deve deixar de ler.

Ler mais

Tendências 12. 6. 2018

10 filmes LGBTQ+ para ver ou rever

O que têm em comum estas películas? Amor sem rótulos.

Ler mais

Este website utiliza cookies. Saiba mais sobre a nossa política de cookies.   OK